FOTOVOLTAICO 2
A hipotese fotovoltaica não é mais uma hipotese de ficção cientifica mas uma solução real para o problema energético, só em Espanha está prevista a construção de 278 centrais solares isto numa altura em que o preço do crude não pára de subir e sem que se vejam alternativas para a substituição dos combustíveis fósseis.
Mesmo o nuclear não se pode considerar uma panaceia e não só pelos perigos inerentes que as comemorações dos 20 anos de Chernobyl vieram avivar, mas também pelo facto de ao reservas garantidas de urâneo só garantirem uma exploração daquele recurso para mais 60 anos com a tecnologia actual e que na prática representa reservas inferiores às dos combustíveis fosseis.
Analisando esses dados e vendo quem está a investir na energia fotovoltaica e Portugal e Espanha (BP, General Electric, Santander...) vemos que há uma aposta séria e sustentada nesta tecnologia . A segunda grande central portuguesa a emtrar em funcinamento será depois da de Serpa, a da Amareleja onde vão ser investidos 250 milhões de euros para a instalação de 350 mil painéis solsres , o projecto inclui uma fábrica de produção de painéis solares.
É bom verificar que em Portugal se investe para além da especulação imobiliària e construção civil .
Já que ontem mencionámos aqui a composição da autarquia , e para quem desconhece, Amareleja pertence ao concelho de Moura e é de Maioria CDU, outra autarquia CDU que elogiamos , onde não manda o Pato Bravismo e se investe no Futuro, contrariamente ao que acontece na Margem Sul.