quinta-feira, abril 06, 2006

URBANIZAÇÃO - ECO-MODELO?














Em Sesimbra continua a operação de charme com vista à construção de um mega investimento imobiàrio dito "Ecológico e Sustentável".

Os Sesimbrenses até agora têm mostrado alguma desconfiança quanto a tal projecto e suas virtudes, pudera, depois de décadas de betonização e desregramento urbano, qualquer projecto imobiliàrio, sobretudo envolvendo a carga humada que este terá, é de facto de desconfiar das suas boas intenções , apesar da suposta chancela ambiental a ele associada.

Há um lado imediato que é de louvar que é a reflorestação na àrea agora ocupada pela extracção de inertes, embora fique aquém do desejável , uma vez que alguns areeiros apontam só para daqui a quinze anos o fim da exploração de inertes em alguns daqueles locais.

Segundo o Setubal na Rede (clique) :

O projecto turístico ‘One Planet Living’ da Mata de Sesimbra é “um projecto único no mundo”, que implica um investimento de “mais de um bilião de euros no desenvolvimento sustentado” e que “beneficiará o ambiente e a economia local”, garante o director europeu da WWF (World Wildlife Fund). Magnus Sylven visitou hoje a Mata de Sesimbra, onde nascerá o empreendimento turístico, a ocupar cerca de 5000 hectares, e entregou depois na câmara de Sesimbra o parecer oficial, e favorável, da WWF sobre o Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra, um projecto “que se recomenda”, acrescenta o representante da WWF em Portugal, Eduardo Gonçalves.

Magnus Sylven sublinha que este projecto é “o primeiro do género em áreas rurais” e “o maior do mundo”. O projecto poderá assim “servir de modelo a outros projectos de outros países”, sustenta o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, para quem o turismo “é uma realidade incontornável, mas que deve ser vista no âmbito da defesa do ambiente”.

O autarca espera ainda que esta colaboração com a WWF “se possa estender à Quinta do Conde”, uma colaboração, neste caso, sobre uma área urbana, mas que se basearia nos mesmos dez princípios que o projecto da zona sul da Mata de Sesimbra (uso de recursos locais, materiais e transportes sustentáveis, carbono zero, lixo zero, energias renováveis, conservação da flora e da fauna, conservação da água, qualidade de vida e preservação e promoção do património cultural).

Terão os Sesimbrenses rezões para desconfiar de tal projecto? Só o futuro o dirá, mas que "quando a esmola é grande , o pobre desconfia" ...

__________________________________________________

Veja o que há de novo sobre ambiente aqui (clique) GREEN.TV

Sem comentários: