sexta-feira, abril 28, 2006

HOJE É DIA DE BICICLETADA









foto: Bruxelas

Serve este post para divulgar uma iniciativa inédita e de cidadania (sem a propaganda de autarquias ou partidos ) que se repete mensalmente ( não tem que ser apropósito de Abril...de Maio...) e com ela relembrar da necessidade da criação de estruturas viárias que permitam o uso da bicicleta.Essas estruturas ,por vezes mais não se pretende que sejam que um simples traço regulador na via, não é uma questão de custo, mas de vontades.
___________________________________________

MASSA CRÍTICA
28 ABRIL 2006
18H00 – LISBOA, MARQUÊS DE POMBAL
18H30 – PORTO, PRAÇA DOS LEÕES
Photobucket - Video and Image Hosting
A Massa Crítica (também designada de Bicicletada) está inserida no contexto de um movimento internacional de nome “Critical Mass”, iniciado em São Francisco há já 10 anos. A ideia consiste em realizar um passeio lúdico e reivindicativo de bicicleta pelas ruas da cidade. Neste passeio os participantes divulgam de maneira criativa o uso de bicicletas e protestam contra o uso abusivo de transportes poluentes.
.
Objectivos:
1. Divulgar e promover o uso da bicicleta como meio de transporte;
2. Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte;
3. Tornar mais ecológicos os sistemas de mobilidade e transporte.
.
Resumo dos Princípios:
Não há hierarquia de cargos. As decisões são tomadas por consenso. A Massa Crítica é um movimento apartidário e não comercial. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade que esteja de acordo com os objectivos do movimento. Para participar na Massa Crítica basta comparecer no local combinado, no dia e hora marcados com a sua bicicleta, skate ou patins. Não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagar qualquer taxa. Os roteiros são decididos na hora e podem ser realizados por todos, inclusive principiantes. Pode trazer seus próprios panfletos, cartazes ou faixas ou usar os já existentes. Se é automobilista e não pode participar da Bicicletada pedalando, o seu apoio também é bem-vindo, seja divulgando a causa, seja respeitando o ciclista no seu dia a dia.
Para mais informações visite http://massacriticapt.net/

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu que já escrevi muitas criticas sobre o que se passa no concelho do Seixal, hj venho escrever para elogiar o passeio de 25 km de bicicleta organizado pela junta de freguesia de Fernão Ferro, no dia, da liberdade, 25 de Abril! Parabéns pela organização do passeio, foi impressionante a adesão!

Anónimo disse...

No dia da liberdade só não chega! Dou também os elogios aos participantes sobretudo se o passeio passou pela estrada de Sesimbra, é que é preciso muita coragem para fazer aquele percurso de bicicleta. Elogiava a CMS e JFreg FF se tivessem construído uma ciclovia, isso sim!!!