quarta-feira, novembro 17, 2004


Bairro Social da Cucena / Seixal
Realojamento social, nova lei dá prioridade à reabilitação de habitação.O que poderá não ser a melhor noticia para autarquias que utilizavam o argumento do "direito à habitação" para servir interesses privados, abrindo novas frentes urbanas (nomeadamente em zonas não contempladas nos Planos Directores Municipais) ou para pagar favores, atribuindo a construção desses bairros à adjudicação directa de quem melhores contrapartidas...der...

O novo PER, Plano Especial de Realojamento vai permitir às autarquias alugar ou subarrendar fogos, com a comparticipação do INH. Considera o Governo que "desta forma e com o trabalho que será desenvolvido pelas sociedades de reabilitação urbana, praticamente todos os problemas de habitação do País ficarão resolvidos" resolvendo também os problemas gerados ou potenciados pelos fanómenos de guetização que os bairros sociais têm gerado.

O novo PER permitirá também a construção e aquisição de fogos, mas será valorizada a reabilitação dos edificios existentes.Na foto acima, Bairro da Cucena, construido numa zona considerada pelo PDM do Seixal como "Industrial", encontra-se isolado da malha urbana, longe de mercados, lojas ou serviços. Um novo Gueto com sómente dois anos!!! Posted by Hello

1 comentário:

João disse...

Uma vergonha a construção do "Gueto Descriminatório da Cucena/Seixal". Em nome dos pobrezinhos, em pleno séc XXI, ainda se realojam pessoas naquelas condições.
Boas notícias a reinserção das pessoas mais desfavorecidas em habitações integradas na malha urbana. Esperemos que o 25 de Abril chegue também ao Urbanismo.