sexta-feira, junho 13, 2008

SEIXAL - DE COSTAS PARA AS SUAS PRAIAS




No Jornal
COMÉRCIO do Seixal e Sesimbra do passado dia 6 de Junho , levantou-se mais uma vez a questão das praias do Estuário do Tejo , nomeadamente as praias do concelho do Seixal.

O tema tem sido recorrentemente e até comparativamente
aqui avaliado (video) no a - sul , demos ainda algumas sugestões exequíveis ( e gratuítas) como pode ver aqui : 17/08/2007 , 21/08/07 , 12/ 09 /2007 , 13/08/2007 , ou mesmo já há dois anos como pode ver aqui 8/8 /2006 , 9/8/ 2006 .

No entanto ao ler a inenarrável entrevista do vereador do ambiente do Seixal ao "COMÉRCIO" , o que ressalta é que a Câmara do Seixal , contráriamente a qualquer uma das suas congéneres do "arco ribeirinho" , continua a ser a única - apesar de ser o município com maior linha de areal - a continuar "orgulhosamente só" de costas voltadas para o rio , quem sabe se para orientar toda a população para o passeio ribeirinho Leclerc/A.Silva & Silva...

O que é facto é que se continua , na "região mais pobre do país " segundo Aristides Teixeira da Comissão de Utentes da Ponte , a desperdiçar as potencialidades naturais locais , não criando para a população do Seixal alternativas às praias oceânicas de Almada ou Sesimbra , com maiores custos de transporte , numa altura em que o preço dos combustíveis e a perda do poder de compra , está na ordem do dia e na agenda do PCP.

Sugerimos aqui ao longo dos últimos anos , que podiam aplicar-se nas praias do Seixal , soluções simples que podemos encontrar com facilidade em algumas autarquias "pobres" do interior , com memos construção e infinitamente menos população , ou copiar soluções de sucesso comprovado , mas de baixo orçamento , como em Paris , onde o Sena está também interditado a banhos.


Mas nada disso , nem a solução mais simples que se aplica no Barreiro , a instalação de simples duches no areal , tem aqui eco , até porque as verdades de La Palisse de Carlos Mateus, assim se chama o vereador "do ambiente " são de uma confrangedora ignorância, não só do que se passa fora do município (por exemplo na Moita /Rosário onde " não me compete fazer juizos de valor relativamente às decisões tomadas pelas outras autarquias " ) como no estrangeiro , apesar das deslocações de autarcas "em trabalho" , amiúde ...

Bom, mas voltaremos em breve a avaliar esta questão , num ano em que não foram, nem vão ser por exemplo instaladas nos areais do Seixal e Amora , por exemplo , redes para a pratica de
volley de praia , piscinas pré fabricadas em alternativa à água do Tejo , duches para refrescar quem só pretende desfrutar da areia, ou para minimizar o perigo dos que apesar dos avisos , se banham no rio , ou simplesmente uma zona de lazer de qualidade...

Sobre a entrevista do tal senhor , será aqui ilustrada amanhã .
________________________________________________

BOM EXEMPLO

É possível com um orçamento inferior e recursos naturais infinitamente menores, fazer melhor , basta que os autarcas se preocupem com a população e tenham dois dedos de testa.
Veja aqui o que se faz em Monforte (clique) .

7 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um tema interessante para começar a ser trabalhado e pensado em conjunto pelo PS e pelo PSD. Estude-se uma solução sustentada para o assunto, para na altura própria aparecer como ideia alternativa ao que existe. O Ponto-Verde está a fazer um trabalho pioneiro e meritório, assim haja quem a proveite as ideias aqui lançadas e queira fazer o que deve, política séria! mais uma vez parabens ao Ponto Verde! Continue!

Anónimo disse...

Quem clarifica a história das Cooperativas de Produção no Seixal e o papel Vereador Jorge Silva?

Anónimo disse...

Olha meu!
O "camarada" que há dois anos ameaçou avançar com a história, calou-se de repente.
Porque é que se calou ??????
Bom,...então eu explico: NÃO JOGOU NO EUROMILHÕES...mas saiu-lhe o JACKPOT!

BUÈÈÈ!!!!...também precisas que te faça o desenho!!!!

Das duas uma, ou vamos mesmo ter história, ou é o mesmo"camarada" a candidatar-se a nova tranche.

Anónimo disse...

Obrigado Ponto Verde.
O que eu procurei por esta coisa do Otelo.

Anónimo disse...

Parabéns pelo ao a sul pelo excelente trabalho. Espero que o PS e o PSD trabalhem também e aproveitem este momento decisivo de mudança. Como alguem já disse num blog também eu acho que estes partidos devem guardar as suas ideias para apresentá-las ao eleitorado na hora certa para evitar que a CDU continue a fazer o que tem feito até aqui. A CDU aproveita as ideias dos outros faz meia duzia de cartazes põe o candido mota dentro da camioneta seixal em movimento a gritar que vão fazer essa mesma ideia e depois para quem anda distraido nem repara que não fizeram nada e assim engano sobre engano da população têm ganho as eleições. Não ganharam pela obra mas pela propaganda enganosa ao eleitorado.

Anónimo disse...

Com jackpot ou sem jackpot aproveito para lembrar que não é só a história da cooperativa. O tal senhor vereador também queria que os funcionários da camara lhe informassem os prédios que na vistoria aos elevadores tinham dificiencias para depois dar a dica ao filho que tem uma empresa de manutanção de elevadores para este os ir reparar. Que transparencia.

Anónimo disse...

Já que houve um camarada que foi obrigado a calar-se concerteza que haverá muitos mais camaradas que sabem da história. Aguarda-se.