segunda-feira, junho 02, 2008

BOLETIM MUNICIPAL - O OPOSTO DE INFORMAR



Tenho mencionado e reitero , que a maioria dos Boletins Municipais não são orgãos de comunicação , são quanto muito, meios de promoção de determinadas figuras na autarquia , sempre as mesmas e as que , ou têm mais poder , ou que se pretende promover futuramente no poder.

Nas autarquias da Margem Sul, o que temos são orgãos de propaganda onde para além de se promover as figuras e os figurões do costume, há subliminarmente ou descaradamente a promoção de acções em sintonia com as acções de agitação de rua do PCP, do momento.

O que não tem lugar no Boletim, é a publicação info-gráfica ou plantas dos projectos em curso , nem mesmo dos Planos de Pormenor em discussão , resumem-se as notícias a este respeito a descrições vagas e por vezes até romanceadas desses projectos , ou à publicação em forma muito discreta do anúncio da emissão deste ou daquele Alvará , remetendo sempre, qualquer consulta para a perda de um dia de trabalho para uma ida às instalações da autarquia.

Pegando no exemplo do Seixal , uma das autarquias que mais investiu e gasta neste tipo de propaganda . Até mesmo a disponibilização das actas de reuniões de Câmara ou de Assembleia Municipal não é feita , pelo que se elogia o Vereador Samuel Cruz, ter demonstrado que a disponibilização das actas é fácilmente possível on-line e tornar a informação fácilmente acessível, mesmo sem os meios da autarquia .

Desde já destaco este verdadeiro serviço público disponibilizado em link a partir do blogue Rumo a Bombordo.

Outro facto que tenho aqui denunciado é o motor de busca Boletim Municipal /Autarquia disponibilizar hoje , muito menos informação que há dez anos atrás . Há dez anos atrás, bastava introduzir um tema para busca, por exemplo "Arrentela" e eram disponibilizados todos os documentos , desde Protocolos da Câmara até artigos do boletim sobre este tema.

Hoje o que acontece ? Experimente o leitor , a imagem acima mostra uma pesquisa feita pra o tema "Rego Travesso" , local onde decorre, em plena Rede Natura , uma acção gigantesca de deflorestação , destinada à construção de um campo de golfe e de uma (mais uma) urbanização.

A Resposta para este e outros temas é sempre a mesma : "Não existem dados que satisfaçam a pesquisa efectuada" .... Pergunto : Isto é Informar ?
_________________________________________________


EXTREMO OPOSTO - UMA POLÍTICA AMBIENTAL É POSSÍVEL

A Quinta Pedagógica do Seixo situa-se no limite de dois concelhos. Metade da área pertence a terras de Penafiel e outra metade ao concelho de Amarante. O espaço privilegia o contacto com a natureza.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quanto nos custa essa brincadeira?

Ana disse...

Saber através das entidades oficiais o que se passa no Seixal é deveras impossivel, não existe nada, toda a informação que interessa aos munícipes é ocultada, manipulada, bem pior do que o célebre lápis azul, este ainda deixava passa qualquer coisinha. E quando existe tentativas de romper com este silêncio, logo surgem ofensas pessoais e outras formas menos correctas como as que se passaram no Pinhal do General, pergunto do que têm mêdo?
Não é o PCP um partido democrático?
Não é defensor de que só a verdade é democrática?
POr onde andas verdade que não te encontro?
Não sei como se faz a selecção de notícias que aparece no sapo local, no que ao Seixal diz respeito, mas só posso considerar o Seixal um concelho muito pobre, pois não acontece quase nada para além dos treinos do Benfica.

Anónimo disse...

Porque o Vereador Samuel está a fazer um excelente trabalho de informação à população é que está a ser vitima de faltas de educação por parte do vice-presidente da camara eleito CDU como se poder ler no blog rumoabombordo.

Anónimo disse...

O Boletim Municipal tem-me dado muito jeito para forrar o balde do lixo.