Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
sexta-feira, junho 13, 2008
SEIXAL - DE COSTAS PARA AS SUAS PRAIAS
No Jornal COMÉRCIO do Seixal e Sesimbra do passado dia 6 de Junho , levantou-se mais uma vez a questão das praias do Estuário do Tejo , nomeadamente as praias do concelho do Seixal.
O tema tem sido recorrentemente e até comparativamente aqui avaliado (video) no a - sul , demos ainda algumas sugestões exequíveis ( e gratuítas) como pode ver aqui : 17/08/2007 , 21/08/07 , 12/ 09 /2007 , 13/08/2007 , ou mesmo já há dois anos como pode ver aqui 8/8 /2006 , 9/8/ 2006 .
No entanto ao ler a inenarrável entrevista do vereador do ambiente do Seixal ao "COMÉRCIO" , o que ressalta é que a Câmara do Seixal , contráriamente a qualquer uma das suas congéneres do "arco ribeirinho" , continua a ser a única - apesar de ser o município com maior linha de areal - a continuar "orgulhosamente só" de costas voltadas para o rio , quem sabe se para orientar toda a população para o passeio ribeirinho Leclerc/A.Silva & Silva...
O que é facto é que se continua , na "região mais pobre do país " segundo Aristides Teixeira da Comissão de Utentes da Ponte , a desperdiçar as potencialidades naturais locais , não criando para a população do Seixal alternativas às praias oceânicas de Almada ou Sesimbra , com maiores custos de transporte , numa altura em que o preço dos combustíveis e a perda do poder de compra , está na ordem do dia e na agenda do PCP.
Sugerimos aqui ao longo dos últimos anos , que podiam aplicar-se nas praias do Seixal , soluções simples que podemos encontrar com facilidade em algumas autarquias "pobres" do interior , com memos construção e infinitamente menos população , ou copiar soluções de sucesso comprovado , mas de baixo orçamento , como em Paris , onde o Sena está também interditado a banhos.
Mas nada disso , nem a solução mais simples que se aplica no Barreiro , a instalação de simples duches no areal , tem aqui eco , até porque as verdades de La Palisse de Carlos Mateus, assim se chama o vereador "do ambiente " são de uma confrangedora ignorância, não só do que se passa fora do município (por exemplo na Moita /Rosário onde " não me compete fazer juizos de valor relativamente às decisões tomadas pelas outras autarquias " ) como no estrangeiro , apesar das deslocações de autarcas "em trabalho" , amiúde ...
Bom, mas voltaremos em breve a avaliar esta questão , num ano em que não foram, nem vão ser por exemplo instaladas nos areais do Seixal e Amora , por exemplo , redes para a pratica de volley de praia , piscinas pré fabricadas em alternativa à água do Tejo , duches para refrescar quem só pretende desfrutar da areia, ou para minimizar o perigo dos que apesar dos avisos , se banham no rio , ou simplesmente uma zona de lazer de qualidade...
Sobre a entrevista do tal senhor , será aqui ilustrada amanhã .
________________________________________________
BOM EXEMPLO
É possível com um orçamento inferior e recursos naturais infinitamente menores, fazer melhor , basta que os autarcas se preocupem com a população e tenham dois dedos de testa.
Veja aqui o que se faz em Monforte (clique) .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Ora aqui está um tema interessante para começar a ser trabalhado e pensado em conjunto pelo PS e pelo PSD. Estude-se uma solução sustentada para o assunto, para na altura própria aparecer como ideia alternativa ao que existe. O Ponto-Verde está a fazer um trabalho pioneiro e meritório, assim haja quem a proveite as ideias aqui lançadas e queira fazer o que deve, política séria! mais uma vez parabens ao Ponto Verde! Continue!
Quem clarifica a história das Cooperativas de Produção no Seixal e o papel Vereador Jorge Silva?
Olha meu!
O "camarada" que há dois anos ameaçou avançar com a história, calou-se de repente.
Porque é que se calou ??????
Bom,...então eu explico: NÃO JOGOU NO EUROMILHÕES...mas saiu-lhe o JACKPOT!
BUÈÈÈ!!!!...também precisas que te faça o desenho!!!!
Das duas uma, ou vamos mesmo ter história, ou é o mesmo"camarada" a candidatar-se a nova tranche.
Obrigado Ponto Verde.
O que eu procurei por esta coisa do Otelo.
Parabéns pelo ao a sul pelo excelente trabalho. Espero que o PS e o PSD trabalhem também e aproveitem este momento decisivo de mudança. Como alguem já disse num blog também eu acho que estes partidos devem guardar as suas ideias para apresentá-las ao eleitorado na hora certa para evitar que a CDU continue a fazer o que tem feito até aqui. A CDU aproveita as ideias dos outros faz meia duzia de cartazes põe o candido mota dentro da camioneta seixal em movimento a gritar que vão fazer essa mesma ideia e depois para quem anda distraido nem repara que não fizeram nada e assim engano sobre engano da população têm ganho as eleições. Não ganharam pela obra mas pela propaganda enganosa ao eleitorado.
Com jackpot ou sem jackpot aproveito para lembrar que não é só a história da cooperativa. O tal senhor vereador também queria que os funcionários da camara lhe informassem os prédios que na vistoria aos elevadores tinham dificiencias para depois dar a dica ao filho que tem uma empresa de manutanção de elevadores para este os ir reparar. Que transparencia.
Já que houve um camarada que foi obrigado a calar-se concerteza que haverá muitos mais camaradas que sabem da história. Aguarda-se.
Enviar um comentário