quinta-feira, maio 28, 2009

FARSA 2


Como é que um município que não segue os principios básicos da Agenda XXI local se pode armar em bandeira do que alarda, para ser sede do Congresso Roteiro Local para as Alterações Climáticas , a menos que esta iniciativa sirva para a autarquia finalmente vir a adoptar o impossível, ou seja, a postura inversa da seguida nos últimos 35 anos, o que me parece impossível com este elenco autárquico.


Mas o que é a Agenda XXI Local ?

- « Agenda 21 Local é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustent
abilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente.»

Ora , diálogo e consensos é coisa que não existe na verdadeira Ditadura em exibição há quase tanto tempo como reinou a Ditadura Fascista .

O que há é uma verdadeira farsa, montada com recurso a uma máquina de propaganda monstruosa e sorvedora de recursos , recorrendo abusivamente de massivos spots na televisão e a meios de propaganda próprios .

Relembre-se toda a novela do Metro Sul do Tejo , e a manipulação feita sobre a progressão (e atraso) das obras , os percursos escolhidos, nomeadamente na zona da Ramalha para se ver como até uma obra potencialmente estruturante se tornou exactamente no oposto do que é preconizado na Agenda XXI Local ou no combate às emissões de CO2 , pois que se obrigou o trânsito automóvel a percursos mais longos e gastos acrescidos até na procura de estacionamentos.

Por outro lado matou-se o comércio de proximidade e compulsivamente se conduziu a população para um mega centro Comercial fora da cidade , por um lado ocupando área verde e por outro obrigando ao uso quase que exclusivo do automóvel .

Tudo politicas contrárias a uma ideia de sustentabilidade, de ambiente ou de combate às alterações climáticas.

____________________________________________

Se dúvida houvesse sobre as preocupações da CMA em divulgar e debater estas questões com os cidadãos, envolvendo a comunidade, com uma especial atenção aos desempregados e outros que se interessando por estes temas atravessam grandes dificuldades, veja-se o preçário para participar:

Custos de Inscrição:

Normal - 200 Euros
Municípios, Agências de Energia e Sócios da Associação Nacional de Engenheiros Técnicos; Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente; Ordem dos Arquitectos e Ordem dos Engenheiros - 100 Euros
Estudantes - 75 Euros

Nem mais DUZENTOS EUROS !!! Meio salário mínimo !!!

SETENTA E CINCO EUROS para estudantes !!!

Palavras para quê... continuamos a ser um país de doutores , engenheiros e funcionários autárquicos , o resto é paisagem, aliás, o resto é indesejável ...a não ser para ír votar... e depois preocupam-se com a abstenção !!!

Se esta conferência é só para uma elite , porquê os spots na TV, os outdoors e tanta propaganda subliminar ?


18 comentários:

Alexandre Grade disse...

Sou um jovem desempregado com formação na àrea do ambiente e portanto interessado nestas questões, até como enriquecimento para voltar a ter um emprego na àrea. Só que 200 euros é uma exorbitância , não se compreende sendo uma câmarta comunista. É muita insensibilidade ou falta de interesse.

Anónimo disse...

Falta de interesse é. O PCP faz estes encontros só para constar não se importa nada de lá ir muita gente até quer é que não vá ninguem que não tenha sido previamente aprovado. Estas iniciativas já tem sempre os participantes escolhidos. É como as excursões nos centros de dia nos concelhos de maioria CDU são sempre os mesmos idosos a ir aos passeios ou seja só vão os idosos que têm cartão do partido. A CDU quer lá saber dos desempregados, quantos mais houver melhor para o PCP. Talvez assim consigam engrossar as manifestações. O PCP não quer uma população feliz quer uma população revoltada e em vias de violenta para a tentar manobrar contra o governo seja o do PS ou outro qualquer. Foi assim durante 35 anos. É bom que o povo abra os olhos e deixe de votar num partido que tem levado o país para a ruina. Em tempos de crise não precisamos dum Partido comunista a incendiar os ânimos, necessitamos de quem ajude a pacificar e a construir melhores condições de vida no pais. É chegada a hora de oferecer uns patins aos politicos da CDU em Amada Seixal etc porque a politica da CDU não é compatível com o seculo XXI. O comunismo está a ser irradicado do planeta a pouco e pouco. Já não resta quase nada. Em Portugal O PCP tem tido o 3º lugar na politica porque mente é fraudulento apresenta-se como um partido de defesa dos pobres quando não é nada assim é apenas um partido que se serve dos pobres para continuar a garantir para o poder ao seu secretário geral e a uma grande casta de oportunistas.

Anónimo disse...

Já imaginou alguém de Almada questionar a MEmilia sobre sustentabilidade, alterações climáticas ou ambiente e confrontá-la com a politicaa de betão deste concelho ?
Não convém, é por isso é k isto é só para alguns e para aparecer nas notícias associando Almada a uma politica ecológica k não tem, é como as semanas da mobilidade ou os dias sem carros, ou a "zona pedonal" , tudo uma palhaçada. Lobo em pele de cordeiro é o que é.

Nuno Cavaco Boys disse...

Amigo ponto verde, escrevo da Baixa da Banheira e até gostava de ír a essa conferência de Almada, mas 200 euros é um terço do que me depositaram ontem.
E Gostava de ír porque um conterrâneo, o Dr.Nuno Cavaco , candidato do PCP defende que o Homem não tem interferência nas alterações climáticas e como é uma câmara comunista a organizar essa conferência que discutirá a acção do Homem no ambiente, queria saber em que é que ficamos e se o Nuno Cavaco tem ou não razão . Parece que o camarada Nuno não é para levar a sério não é ?
Parabéns pelo novo simbolo da conferência.

cidadão disse...

Viva a todos, estou a blogar a partir do teatro de Almada, Emilia acabou por se referir a Almada como "Cidade Cristo Rei" , ainda a havemos de ouvir dizer "Almada Cidade Ponte Salazar" o discurso que ela não escreveu foi redondinho, mas não disse nada. Isto é tudo um bluff sem consequências . O Alfredo Monteiro está por cá e o que faz para o ambiente é o que se vê com o novo PDM. PALHAÇOS!

Anónimo disse...

De boas intenções está o Inferno cheio. Faz o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço. Os autarcas sabem o que deviam fazer, mas o que fazem não é o mesmo. O Alfredo Monteiro e a Maria Emilia são o exemplo disso. CDU é uma fraude ambiental e politica.

cidadão disse...

Bloger em directo da conferência:

Excelente a comunicação que Ralph Sims , da Agência Int. de Energia de França acaba de fazer, num tom algo irónico para Almada. Começou por dizer que estava muito contente com o que os autarcas dizem estar a fazer, mas que ao atravessar a ponte viu um grande problema a resolver, o trânsito . Diz viver em Paris e que lá anda de bicicleta, há muito que não sabe o que é uma deslocação de automóvel.
Refere também que pelo que viu, há muito a fazer em Almada pois não viu a utilização da energia solar com painéis solares térmicos para aquecimento de água, num dia de sol como o de hoje. falou na criação de condições para o uso de transportes alternativos , mais uma vez referindo-se a Almada e ao trânsito. Espero que a Emilia enfie o carapuço.

Anónimo disse...

A Maria Emília não enfia o carapuço.
Andar a enfiá-lo aos almadenses há muitos anos.

ex-militante disse...

A conferência é para amanhã aparecerem na fotografia como gente muito evoluida e preocupada com o ambiente, a prática é outra. Isto não passa de propaganda encapotada e gratuíta, ou melhor, paga por todos nós, vejam os patrocinadores , é gratuíta é para a CDU. Gostaria era de saber o que os participantes estrangeiros avaliam de Almada. O caos no trânsito e nas acessibilidades, o caos urbano e a falta de espaços verdes pela cidade, a ausência de ciclovias, de aproveitamento de energias alternativas, etc... Eu também gostava de assistir a algumas das comunicações , mas sou pobre.Espero que o meu autarca Alfredo Monteiro, que pelos comentários esteve presente, tenha aprendido alguma coisa, sobretudo que a desarborizaçãp e a construção não é o caminho correcto.

iluminado disse...

Disse esse guru CDU, critico do aquecimento global:

«O que me preocupa é que algumas pessoas tentem fazer baixa política com esquemas menos claros e aí entra "a realidade do aquecimento global e a influência do Homem nesse fenómeno".
Qual realidade? Haverá consenso científico nesta matéria?

Qual o valor de aquecimento?
Todas as regiões do mundo estão a aquecer?
Qual a influência do homem neste fenómeno?

Mas nem tudo é mau, falar de desastre ambiental na Margem Sul é muito curioso, mas olhe não pega.»

«Al Gore recorre a factos e observações reais, mas não se furta a mentir, distorcer e alarmar, para asseverar categoricamente que todas as desgraças – secas, calor, cheias, extinção de espécies, etc. – se devem ao “aquecimento global”.»

«o degelo dos glaciares é pontual, ou seja, em alguns isso verifica-se, noutros observa-se o contrário »

Então Caro Nuno, a Câmara de Almada tutelada pelo seu PCP está a fazer baixa politica ?

EMALMADA disse...

Temos uma Câmara Municipal e autarcas que não pensam Almada.
Para eles, Almada é a só "a galinha dos ovos d´ouro" há 35 anos.

O resto é só circo e magia para entreter e enganar a população.

Almada continua a ser aquele subúrbio já conhecido por quem não tem coluna vertebral de contorcionista.

Joana disse...

Isto faz-me lembrar uma conferência no Seixal sobre PDM's de 2ª geração em que os autarcaa CDU juravam que iam emendar os erros dos de 1ª geração, aqueles que somados previam habitação para um Portugal de 50 milhões de habitantes.
O que temos hoje ? PDM's de 2ª betonização com ainda mais habitação projectada.Esta gente não é para levar a sério.

cidadão disse...

Em directo da conferência

Nova excelente intervenção de Adrian Ewit, autarca de Wimbleton, os autarcas da Margem sul devem estar roídos de inveja com os exemplos aqui trazidos e as imagens , não de megalomanias, mas de uso racional da enetrgia e zonas bem desenhadas onde certamente dá gosto viver. Isto é que são autarcas outra questão aqui trazido é a desborocratização e a circulação da informação. Excelente.

cidadão disse...

Em directo da conferência

A Engª Catarina da CMA fez uma descrição ficcional do municipio,. ciclovias, lugares para estacionamento das mesmas, o milagre MTS...enfim, o paraíso!

Anónimo disse...

Ao cidadão em directo da conferência o meu muito muito obrigado. É esta capacidade de comunicação que hoje se tem que o PCP gostaria de poder bloquear mas não consegue. Estes autarcas CDU são uns ignorantes e são uma fraude porque não sabem fazer mas sabem que existem lugares tão bem tratados noutros paises que é um privilegio habitá-los, porque eles senhores autarcas viajam muito em geminações com outros paises, em encontros em conferências tudo pago por nós, sabendo que é possível fazer melhor para a qualidade de vida da população não fazem mas continuam a ludibriar os mais desprevenidos convencendo-os de que a CDU é a força politica que trará a felicidade ao mundo. Acabemos de uma vez por todas com estes autarcas que nos querem manter no atraso para o resto dos nossos dias. Votemos não à CDU no Seixal em Almada e nos outros concelhos da margem sul onde a CDU foi ganhando eleições. Mais uma vez obrigado.

Anónimo disse...

Quanto menos gente for a estes seminários melhor por isso os altos preços de inscrição...

Aqui há 2-3 anos fui a um encontro qualquer no Seixal não sei se há borla ou com algum preço, sobre alterações climáticas e o protocolo de Quioto, etc... então depois já no final do encontro, depois do discurso dos vereadores e técnicas de ambiente da câmara do seixal e de outros oradores...

Uma jovem devia ser estudante de biologia ou de alguma área do ambiente ou algo assim na plateia pede a palavra e faz uma pergunta do género:

- Falamos hoje aqui de preocupações ambientais da CMSeixal por causa das alterações climáticas, a influência na biodiuversidade, a importância dos sumidouros de carbono, etc... gostaria de saber se a CMSeixal tem a noção que um sapal como zona húmida é uma zona de maior retenção de carbono, a seguir às florestas que continuam a desaparecer no concelho?

As técnicas do departamento de ambiente olhavam para o vereador carlos mateus, e a resposta da chefe de divisão de ambiente a gaguejar bastante tímida como devem calcular... disse de tudo mas não respondeu à pergunta... ao menos assumiu que não se tinham feitos estudos por causa da importância dos sumidouros de carbono no sapal...

Ora uma pergunta destas depois de uma sessão a gabarem-se o que fazem e principlamente o que ainda não fizeram e nunca irão fazer... estão a imaginar a pintura...

Dai os preços altos... seleciona-se assim as pessoas a participar...

Estudantes com perguntas que comprometem a festa da mentira e hipócrisia, do tapar o sol com a peneira, não fazem falta nestes encontros...

Anónimo disse...

• Resolução da Assembleia da República n.º 40/2009. D.R. n.º 104, Série I de 2009-05-29
Assembleia da República
Criação e desenvolvimento de uma «Fábrica de Ideias» na Administração Pública


http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/10400/0334403345.pdf



• Decreto Regulamentar n.º 9/2009. D.R. n.º 104, Série I de 2009-05-29
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Estabelece os conceitos técnicos nos domínios do ordenamento do território e do urbanismo

“(…)O regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial,
aprovado pelo Decreto -Lei n.º 380/99, de 22 de
Setembro, prevê que os conceitos técnicos nos domínios
do ordenamento do território e do urbanismo a utilizar nos
instrumentos de gestão territorial sejam estabelecidos por
decreto regulamentar.
(NOTA: HÁ 10 ANOS QUE ESTA REGULAMENTAÇÃO ESTÁ PARA SER FEITA.
QUANTOS ATENTADOS URBANÍSTICOS/AMBIENTAIS FORAM COMETIDOS IMPUNEMENTE DURANTE ESTES 10 ANOS COMO CONSEQUÊNCIA DIRECTA DESTA OMISSÃO DO LEGISLADOR ORDINÁRIO?)
A avaliação dos instrumentos de gestão territorial em
vigor revela igualmente a necessidade de regulamentação
do regime jurídico dos instrumentos de gestão
territorial neste aspecto. Pretende -se, assim, através do
presente decreto regulamentar, evitar a actual dispersão
e imprecisão de conceitos utilizados por instrumentos de
gestão territorial, nomeadamente o recurso a expressões
que não são objecto de definição, a utilização do mesmo
conceito com diferentes significados ou do mesmo instituto
jurídico com diferentes designações, bem como a
utilização de conceitos indeterminados ou incorrectos.

ESTA SITUAÇÃO ACARRETA CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS para a
gestão do território, (…)”



http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/10400/0336603380.pdf



Decreto Regulamentar n.º 10/2009. D.R. n.º 104, Série I de 2009-05-29
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Fixa a cartografia a utilizar nos instrumentos de gestão territorial, bem como na representação de quaisquer condicionantes

(…)

A ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL CARECE
DE INFORMAÇÃO GEORREFERENCIADA ACTUALIZADA E FIDEDIGNA. No
universo dessa informação destacam-se a cartografia topográfica,
que fornece a base para o reconhecimento do território
e para a referenciação, organização e representação de
toda a restante informação, e a cartografia temática, que, de
forma directa com a base topográfica, fornece informação
sobre atributos específicos do território objecto do plano.

(…)


http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/10400/0338003383.pdf

Anónimo disse...

Decreto Regulamentar n.º 11/2009. D.R. n.º 104, Série I de 2009-05-29
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Estabelece os critérios uniformes de classificação e reclassificação do solo, de definição de utilização dominante, bem como das categorias relativas ao solo rural e urbano, aplicáveis a todo o território nacional

O regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial,
aprovado pelo Decreto -Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro,
desenvolve as bases da política de ordenamento do território
e de urbanismo, remetendo, no entanto, a definição dos
critérios de classificação e de reclassificação do solo, bem
como os critérios e as categorias de qualificação do solo
rural e do solo urbano, para decreto regulamentar posterior

É neste contexto que se cumpre o objectivo de estabelecer
os critérios a observar pelos municípios no âmbito
dos procedimentos de elaboração, alteração e revisão dos
planos municipais de ordenamento do território, assim se
permitindo que, num domínio de elevada complexidade
técnica, possam aqueles planos dispor de uma base harmonizada
de critérios. .
(…)

Estabelece -se depois QUE A RECLASSIFICAÇÃO DO SOLO RURAL
COMO SOLO URBANO APENAS SEJA ADMITIDA A TÍTULO EXCEPCIONAL,
combatendo -se a prática de aumento indiscriminado
dos perímetros urbanos, com a consequente inutilização
desproporcionada de espaços agrícolas, florestais ou verdes
lúdicos. SIMULTANEAMENTE, SINALIZA -SE DE FORMA CLARA QUE
OS PROCESSOS DE RECLASSIFICAÇÃO DO SOLO DEVEM SER CRITERIOSA
E TECNICAMENTE JUSTIFICADOS, EM PROL DE MELHORES E MAIS
QUALIFICADAS CIDADES.




http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/10400/0338303389.pdf