sábado, maio 09, 2009

PORTUGAL SHOPPING



Desculpem lá o desabafo, mas já cansa ver os mesmos erros repetidos vezes sem conta, ver que nada se aprende e que continuamos a ser um país dominado por uma meia dúzia de interesses que nos fazem estar cada vez mais longe da Europa.

Este modelo de consumo é perverso , quer para os consumidores, quer para o modelo urbano e para a vida das localidades. É um modelo que tem sido levado à exaustão em Portugal contráriamente a toda a lógica.

7 comentários:

Daniel Geraldes disse...

1- Rio Sul
2- Almada Forum
3- Forum Montijo
4- Freeport
5- Amoreiras
6- Colombo
7- Vasco da Gama
8- El Corte Inglês
9- Picoas Plaza
10- Twin Towers( Torres de Lisboa)
11- Saldanha
11- Monumental
12- Armazens do Chiado
13- Olaias
14- Odivelas Park
15- Loures Shopping
16- Oeiras Park
17- Cascais Shopping
18- Dolce Vita Amadora
19- Central Park (Linda a Velha)

Sinceramente, não vejo onde possam existir tantos centros comerciais.

Se virmos no Seixal,já fechou o centro comercial o Nina, o Belsul está as moscas, o CC da Cruz de Pau não existe, o Girassol morreu,o CC da Amora tem sorte em ter o pingo doce o Bingo, o E. Leclerck foi uma ganância de financiamento da CM atraves de impostos, não deve existir um unico iluminado da CM que explique o porquê do E. leclerck a não ser pela ganância orçamental, e depois temos os Lidls, os pingos doces, etc, etc, etc e o carrefour não veio por uma ironia do destino.

Enfim, esta gente vai concentrar o país em Lisboa e Vale do Tejo e pouco mais, depois admiram-se dos Belas Vistas.

Anónimo disse...

Com o E Leclerc a Câmara do Seixal destrui a possibilidade de reabilitar a zona histórica da Amora. Agora estão as paredes meio em escombros nos arredores do E Leclerc num cenário de aparente bombardeamento com o qual os moradores e visitantes da Amora têm de conviver. Nada presta neste concelho comunista. A Amora passava muito bem sem o E Leclerc e em vez disso preferia ter um museu da cortiça nos edificios da antiga fabrica corticeira que demoliram para dar lugar ao supermercado. Pura ganancia dos E Leclercs e dos autarcas. Não se sabe bem ao certo quem teve os maiores lucros se o E Leclerc ou os politicos CDU. Uma certeza pode ter-se quem perdeu foi a população.

Anónimo disse...

Penso que este também conta, mesmo sendo mais pequenos que os anteriores:

20 - Alvalaxia

Bem perto duma zona de transportes públicos...

E está às moscas.. fui lá à uns meses valentes, antes da crise mundial se oficializar... e nem quis acreditar... lojas fechadas... Acho que o que dava o pouco movimento na zona era a parte de restaurantes e o pingo doce ou lidl que lá tinha...

EMALMADA disse...

Enquanto isto continuar a dar mais "uns cobres" para uns quantos instalados nos "lugares certos" para esse fim, o negócio vai continuar em nome do "progresso e da vida moderna".

"Eles" depois retiram-se ou reformam-se, com sacrifício e elogiados pelas benfeitorias realizadas(e de bolsos cheios).
Quem vier atrás fica com os cacos da festa.

Anónimo disse...

Cabe a todos os mortais deste país zelarem para que este estado de coisas se mudem. Blogs como este são uma boa ajuda para a consciencialização das pessoas para os erros que têm sido praticados pelos politicos no nosso pais e no nosso concelho. Se em democracia há o direito às pessoas de se expressarem também o dever dos politicos respeitarem a vontade das populações. Enquanto mais não pudermos fazer teremos pelo menos o direito à indignação. Em Outubro cumprimos um dever cívico que é votar.

Aposto que os Partidos vão votar esta por unânimidade disse...

13. Proposta de Lei que autoriza o Governo a estabelecer o regime jurídico da estrutura e organização dos serviços da administração autárquica, revogando o Decreto-Lei n.º 116/84, de 6 de Abril


Esta Proposta de Lei ( a submeter à Assembleia da República )visa autorizar o Governo a rever o regime da organização dos serviços da administração local autárquica, revogando o diploma que actualmente rege esta matéria, que se mantém em vigor desde há 25 anos, contribuindo decisivamente para a modernização da organização dos serviços da administração local autárquica.

O objectivo desta revisão é, assim, dotar as autarquias locais de condições que lhes permitam cumprir as suas amplas atribuições, respeitantes quer à prossecução de interesses locais por natureza, quer à prossecução de interesses gerais que, no entanto, podem ser alcançados de forma mais eficiente pela administração local, em virtude da sua relação de proximidade com as populações, no quadro do princípio constitucional da subsidiariedade.

Pretende-se a diminuição das estruturas e níveis decisórios – evitando a dispersão de funções e competências por pequenas unidades orgânicas – e o recurso a modelos flexíveis de funcionamento em função dos objectivos, do pessoal e das tecnologias disponíveis. A implementação desses dois objectivos produzirá uma administração local cujo modo de funcionamento será fundamentalmente baseado na simplificação, racionalização e reengenharia de procedimentos administrativos, conferindo eficiência, eficácia, qualidade e agilidade ao desempenho das suas funções e, numa lógica de racionalização dos serviços e do estabelecimento de metodologias de trabalho transversal, a agregação e partilha de serviços que satisfaçam necessidades comuns a várias unidades orgânicas.

Nesse sentido, procura-se, garantir uma maior racionalidade e operacionalidade dos serviços autárquicos, assegurando que uma maior autonomia de decisão tenha sempre como contrapartida uma responsabilização mais directa dos autarcas.http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20090507.htm

rui disse...

sempre são cerca de 2 milhões de pessoas. Em teoria os investidores fazem as suas prospecções de mercado antes de avançar com os projectos, mas não há dúvida que parece que existe por aí um certo "espírito dubai". Fala-se muito da "culpa do governo" mas a proliferação destas "superfícies comerciais" é independente da cor política dos autarcas.