domingo, maio 24, 2009

A PROPÓSITO DA BELA VISTA (3)



« (...) No fundo , a Bela Vista e muitas outras urbes similares são produto e consequência de uma tormentosa acumulação de erros.


Entre muitos outros, há a destacar os seguintes : organização espacial, planeamento urbano, inserção e reinserção de minirias e franjas desfavorecidas, desinvestimento cultural e planificação social.

À semelhança da arquitectura, que promove o encaixotamento humano, centenas de famílias desenraizadas foram ali colocadas sem contexto, criando um pequeno grande gueto sem identidade mas com códigos e cultura próprios.

Estigmatizados ao longo dos tempos, assumindo a chancela de "um mundo à parte" ou "terra de ninguém" , a Bela Vista foi misturando o seu caldo de cultura em função de lógicas de sobrevivência e de retaliação. (...)

O estigma avolumou-se, as diferenças acentuaram-se e a tragédia irrompeu.

Agora é preciso tratar os despojos e acautelar o futuro próximo.

E essa é uma tarefa de todos e deve começar de imediato.»

Raul Tavares (Jornal da Região 16/5/09 - Editorial)
_______________________________________________


Ao longo dos últimos três dias vimos aqui três artigos de opinião, de três jornais e de três autores diferentes. Todos eles , observadores independentes, diagnosticam os mesmos males, os mesmos erros.

Será que o Poder Central e Local , o Ministério da Habitação, do Ambiente, a Procuradoria Geral da República , a Provedoria de Justiça , as CCDR's , o Tribunal de Contas vão continuar a assinar de cruz estes projectos patrocinados pelas "autarquias" , quando muitos deles, como é o caso da Flôr da Mata , Pinhal dos Frades no Seixal, são acima de tudo , um caso de polícia, mais que de politica ... e muito menos de habitação?

9 comentários:

Anónimo disse...

AS MORTES QUE DIZEM, EM SMS, QUERER VINGAR , TUDO BONS CIDADÃOS

‘TONINHO’

Antonino de Jesus, ‘Toninho’, foi baleado na cabeça por um guarda, a 30 de Abril, em Alvor, Portimão.

‘PATINHAS’

Era suspeito de pertencer ao gang do multibanco. Morreu num acidente de viação, em fuga à PSP, em Novembro de 2007.

‘SEEDORF’

Tiago Pereira, o ‘Seedorf’, morreu a 13 de Fevereiro deste ano, baleado por um agente da PSP de Setúbal.

‘PTB’

A 26 de Março de 2003, Carlos Reis, 20 anos, conhecido como ‘PTB’, foi morto a tiro pela PSP de Alfragide.

‘ANGOI’

Com apenas 17 anos, Ângelo Semedo foi morto em Dezembro de 2001 na Cova da Moura, baleado pela PSP.

‘CELÉ’

Osvaldo Vaz, vulgo ‘Celé’, confrontou-se com o GOE da PSP em Outubro de 2002. Morreu com 58 tiros.

‘TETI’

Morreu em 2004, com 16 anos. A família acusa a PSP da Reboleira de o ter espancado. Morreu no hospital.

‘CORVO’

Olívio Almeida, conhecido como ‘Corvo’, foi morto a tiro por um polícia a 2 de Junho de 2005, em Lisboa.

NOTAS

ALVOR: BALEADO NA FUGA

‘Toninho’ era o condutor do carro, roubado por carjacking em Palmela, usado na tentativa de roubo da caixa ATM do Hospital em Alvor, a 29 de Abril. Foi baleado quando fugia à GNR.

FAMÍLIA: TRÊS JOVENS MORTOS

Os pais de Antonino de Jesus já perderam três dos cinco filhos, todos ainda jovens. Antes da morte no Algarve, o irmão mais velho morreu num aparatoso acidente de viação.

IRMÃ: ESFAQUEADA PELO MARIDO

A segunda morte violenta na família diz respeito à irmã de Antonino. Aos 19 anos foi esfaqueada pelo marido, já condenado a 19 anos de cadeia, numa discussão. Estava grávida.

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

A posição do Bloco de Esquerda é do fim dos guetos. Francisco Louçã desafiou já Sócrates sobre esta questão. E o PS e PSD no caso da Jamaica e Flor da Mata não mostram ter posição sustentada.
Com o BE podem contar !

Anónimo disse...

Ok, BE!
Mas...prefiro ver os actos, aliás, nunca o movimento de cidadãos contou com os partidos, posicionamento que sempre foi respeitado por todos os partidos.

Anónimo disse...

A solução das autarquias é pintar os prédios de cores garridas em ano de eleições. Dêem uma voltinha ali pela Boa Hora, basta até passar apenas na Av. Carlos Oliveira e vejam como aquilo tá bonitinho...

Mais escondidos estão os da Cucena, mas basta uma olhadela para ver o que aquela gente fez em poucos anos de um espaço novo...

Mas esses é que são os coitadinhos a quem as Câmaras e o Governo devem ajudar.
Que se f**** os cidadãos portugueses que pagam impostos, são as Boas Horas, Cucenas, Belas Vistas e Vales de Chícharos que ficam bem nas fotografias das campanhas eleitorais.

Anónimo disse...

O Bloco é a única esperança para a margem sul . O PCP é passado, o PSD e o PS são partidos da direita e comprometidos com o poder centralão. O Bloco é o futuro, contra estes guetos, contra todos os guetos.

Daniel Geraldes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo Afonso Silva disse...

Epah este gajo do bloco consegue ser mais chato que eu.

Anónimo disse...

O Bloco incomoda, mas está cá para ficar e dar um baile ao PC , ao PS e ao PSD . O Povo está farto destes partidos que não saem da idade do armário e não se assumem nem se comprometem.

ESKERDA AO PODER disse...

Há um medo puro e muito infantil de ver o Bloco de Esquerda ou o Partido Comunista no Governo.



Uma das coisas que mais me causam impressão na nossa democracia é o facto de, 35 anos depois da revolução, os partidos à esquerda do PS nunca terem feito parte dos governos, exceptuando naqueles tempos loucos iniciais de 75. Apesar de a democracia estar estabilizada, há uma estranha impressão de que mais de metade do país ainda acha que os comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço e que os bloquistas de esquerda nos vão roubar as pratas da família. É curioso como tanta gente, desde a direita a boa parte dos socialistas, tem pesadelos à noite só de pensar na hipótese de ver Francisco Louçã ou Jerónimo de Sousa como ministros de um governo de Portugal. Há um medo puro, limpo e básico, mas totalmente irracional, dessa situação. As pessoas agitam-se nas cadeiras, inflamam-se, como se fossem tias velhas zangadas com a criadagem. E claro, o medinho é tanto que desata logo tudo a falar no famoso Bloco Central, cujo único propósito é exactamente o de evitar esse tenebroso cenário de ver PCP ou BE nas cadeiras do poder.