terça-feira, maio 26, 2009

A NOVA REFORMA AGRÁRIA



Jerónimo de Sousa reiterou em entrevista à SIC (clique) , a defesa que o PCP faz de uma redistribuição da terra em Portugal.


Andam aqui resquícios de um PREC mal digerido , ou memórias de planos quinquenais ou campanhas do trigo.
Só que os portugueses não se esqueceram do desastre económico e ambiental da Reforma Agrária do PCP em 1975 no Alentejo.


Os Alentejanos e os portugueses não esqueceram o oportunismo de alguns ditos comunistas , os parques de tractores URSUS e BELARUS abandonados para apodrecer, quase novos, por mau uso e por não haver peças de substituição , as ocupações de propriedades produtivas que caíram, por impreparação dos seus novos donos , na desertificação ,ou as famílias destroçadas por ingerência doutrinária do PCP.


Mas caro senhor Jerónimo de Sousa, porque não começar essa redistribuição de terras nos municípios da margem Sul que estão na sua maioria nas mãos do PCP há 35 anos ?

Porque não utilizar terrenos camarários para a instalação de hortas populares , em vez das mesmas servirem para acertos com o grande capital do imobiliário ?


Porque não utilizar o apregoado superávit de algumas destas autarquias , para fomentar a livre iniciativa, com apoios de microcrédito , em vez de contraírem essas autarquias empréstimos bancários que como o senhor refere, só engorda o grande capital da Banca e os seus lucros astronómicos?


Porque não instalar familias carenciadas nos milhares de fogos à venda , sem comprador há largos meses ou anos, depois de licitados em leilão ou em concurso pela autarquia , em vez de continuarem com projectos de construção de mais e novos guetos em ajuste directo por meio de protocolo assinado com empresas offshore?

Porquê alterar os PDM´s das autarquias da Margem Sul, feitos por vós há pouco mais de dez anos e com uma filosofia de protecção ambiental, para novos PDM´s amigos do Betão e do alcatrão, quando hoje , mais que nunca, se torna fundamental proteger esses valores ambientais ?

Porque não redestribuír a Quinta da Atalaia pelo Povo?

Pois é Senhor Jerónimo ... é só na terra dos outros... tanta contradição numa entrevista de 30 minutos ! O que vale é que já ninguém o ouve.

18 comentários:

Anónimo disse...

Como é k estes gajos concorrem às eleições europeias ? Concorram à URSS que ainda não descobriram k desmornou

Anónimo disse...

Desde que os comunas deixaram o Alentejo a Agricultura portuguesa prosperou, isso é evidente.

Enquanto houver um comunista em Portugal seremos atrasados, mas assim que morrer o ultimo passaremos a ser desenvolvidos.

Viva os campos agrários da margem norte de Lisboa, basta chegarmos a Odivelas, Cacem ou Algés que vislumbramos um país diferente onde predomina a protecçao do ambiente basta ver o parque natural da arrabida no coraçao de odivelas.

Anónimo disse...

O que diz o anterior comentador das propostas do pontoverde, nomeadamente a partilha de uma Quinta que agora não é produtiva ? Os negócios da CDU com offshores ?

ex-militante disse...

Quando for aplicada a reforma agrária na Quinta da Atalaia eu queria ter lá um talhão para plantar umas couves , tomates, alface, feijão, para ajudar na crise. Obrigado JóJó

Anónimo disse...

Jerónimo hoje na Moita.Parece que a tasca da colectividade onde ele mora está fechada para obras e assim o homem não tem onde jogar dominó e beber minis todas as noites. Mas também que isto por aqui parece estar mal para os lados deles lá isso não há dúvidas. Parece que só o Hulk Madeira ("O vosso melhor amigo") acredita neles aqui no concelho. Será pelas latas de tinta que vende para eles ou para quem faz trabalhos para a câmara? Porque será que oficinas e constutores e empreiteiros que trabalham para a cãmara compram as tintas ao 2operário e sindicalista" Manuel Madeira? Atentem bem nisso. A mim disse-me um destes fornecedores de trabalhos para a câmara, que naturalmente não digo quem é, que da câmara aconselham a a judar o Madeira. Ao que eles chegaram para ter um caceteiro do lado deles...

professor descontente disse...

Já nem os profs conseguem manipular, hje era dia de intermédios, numa semana de muitos testes e o PC queria pôr de novo a luta na agenda mediática , disse o sindicalista PC de plantão. Mas os profs estão fartos de ser manipulados e foi um fiasco. O Socrates é k fez bem em vos ter voltado as costas em Coimbra.

Anónimo disse...

Viva o governador do Banco de Portugal o nosso grande membro do Partido Socialista Vitor Constâncio, mais um vitima de uma cabala montada pelo PCP, no BPN, assim como no Freeport, como na Casa Pia ou em Felgueiras está tudo inocente.

Os comunas é que inventaram mentiras sobre gente honrada como Paulo Pedroso, Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Fatima Felgueiras, José Sócrates e Carlos Cruz.

Por um Portugal digno destes nosso ilustres amigos, morte aos comunas.

Anónimo disse...

Agora só faltava comunas com desejos suicidas como este anormal , perdão, anónimo do comentário anterior. Esta gente é perigosa, muito perigosa.

D'Almada disse...

A tática da vitimização dos perseguidos e incompreendidos comunistas, é tipica para fugir à crítica e às sugestões concretas apontadas.
É também uma forma comportamental caracteristica de um grupo fechado por sobrevivência, a mesma sobreevivência que leva a que a figura do Calimero sempre em luta seja a imagem de marca desta gente . Cada vez há menos paciência para estes argumentos como os do comentador que acusa tudo e todod, menos o bando de malfeitores do qual faz parte.

Anónimo disse...

"Ilda Figueiredo impedida de entrar em edificio público em campanha"

Venham agora fazer juizos de valor estes comunas da treta que durante todos estes anos impediram que os vários jornais locais ou qualquer tipo de propaganda política da oposição sejam distribuidos dentro das divisoes camarárias, pese embora o facto de se encontrar sempre lá os panfletos e posters do PCP/CDU!!!!!
Ou seja, na Câmara Municipal só se pode ler o Boletim e ter cartão do PCP.

Anónimo disse...

Andam por aí resquicios da Ditadura, ao vedarem ao povo o acesso à divulgação das propostas politicas.
Veja-se o que aconteceu hoje á candidata da CDU, Ilda Figueiredo, ao proibirem os jornalistas que acompanham a campanha da CDU, de entrarem na Dir. Regional da Economia.

Anónimo disse...

Os deputados da Assembleia Municipal pediram ao Presidente da Câmara do Seixal Alfredo Monteiro para serem autorizados a fazer uma visita aos serviços da Câmara no âmbito do trabalho que desenvolvem na Assembleia até hoje não consta que tenham sido autorizados. Porque é que a Ilda Figueiredo se acha com direito a ir fazer peixeirada para dentro dos serviços públicos? Se o Partido dela na Câmara do Seixal não deixa entrar a oposição nem para trabalhar? Já toda a gente conhece o PCP e as suas manhas. Já não enganam ninguem.

desalinhado disse...

Propriedades no Seixal que em vez de serem distribuídaas ao Povo, foram dadas dde bandeja ao grande capital dos bancos e betão:

- Quinta da Trindade
- Quinta do Outeiro
- Rego Travesso
- Pinhal das Freiras
- Flôr da Mata
- Quinta da Palmeira - Champalimaud + betoneiros actuais
- Quinta das Laranjeiras
- Fábrica Wicander
- Fábrica Queimado e Pampolim

Na calha :

- Quinta da Princesa
- Quinta do Àlamo
- Oficinas do Fogueteiro
- Lanificios da Arrentela ...

Anónimo disse...

Tenham cuidado com o voto, porque aqui na margem sul, o pcp alia-se com o psd, quando não obtém maioria absoluta.
Num dia dizem mal do psd, e no outro fazem acordos pós-eleitorais com eles.
Que tristeza de gente...

Anónimo disse...

Ai sim? e o PS alia-se com quem? e as suas Câmaras de maioria absoluta, como é que as mantêm, e que dizer de Fátima Felgueiras e do vosso Fernando Gomes no Porto? e os Ex- de Matosinhos e da Nazaré? Com um pequeno esforço de memória ainda encontraria mais de uma dezena de maus exemplos.

Anónimo disse...

A continuação da Cdu na margem sul em 35 anos deve-se à abstenção e ao pouco interesse e empenho dos partidos da oposição em alterar a situação. Espero que o que afasta o PSD do PS a nível nacional não venha prejudicar os interesses locais com alianças ou acordos de cavalheiros que no passado foram responsáveis pelo estado a que chegou o Seixal com a CDU.

Anónimo disse...

Jerónimo de Sousa o analfabeto de serviço rídiculo nas poses de ignorante. Acusa sistematicamente os outros de fazerem aquilo que os politicos do seu partido fazem. Negócios com o grande capital, corrupção, falta de liberdade, falta de democracia, não respeitar os direitos dos trabalhadores. Exemplo: Câmara Municipal do Seixal. Coitado que Deus o ilumine já que os comunistas agora viraram católicos.

Anónimo disse...

mas que grande descoberta esta!! este sítio é mesmo mal frequentado!! Fede....
Maravilha: tenho que vir cá mais vezes para me rir um bocado....pena é não ter muito tempo....como esta gente....
ah ah ah