segunda-feira, maio 11, 2009

OS MARGINAIS DA BELA VISTA



O contorcionismo politico e as
"verdades de La Palisse" de Francisco Louçã e de Jerónimo de Sousa , sobre o Bairro da Bela Vista em Setúbal e os graves incidentes aí ocorridos seriam simplesmente patéticos caso não se tratassem de líderes partidários , um deles , com responsabilidade partidária na gestão do Município e da Região em que o mesmo se insere.

Uma região e um conjunto de municipios onde se tem promovido a guetização em termos urbanos , sociais e raciais , em troca de maior peso eleitoral, maior financiamento partidário e maior influência politica , onde as pessoas são meros adereços dos seus objectivos de conquista e manutenção do poder.


O Senhor Louçã vem desculpar o indesculpável , e fazer o seu fado do desgraçadinho, das vitimas do capitalismo .

Jerónimo de Sousa vai na mesma linha e só falta dizer que tudo se resolverá com greves e manifestações sempre que o PCP não esteja no poder, aligeirando as responsabilidades sociais de autarquias como as de Setúbal , Almada ou Seixal que desde o 25 de Abril de 1974 se têm limitado a alimentar e a manipular uma horda de descontentes prontos a embarcar no primeiro autocarro pago pela respectiva autarquia ... rumo à Manif ou à Festa de Fim de Verão...


O Dr.Louçã diz que
«As vítimas são os mais pobres, os mais inseguros, que vivem onde não há trabalho, onde não há condições de habitação, que foram enfiados num bairro de barracas» mas o que vemos na realidade é um Bairro de habitação social construído com o dinheiro dos impostos dos contribuintes e mal cuidado pelos seus habitantes , vejo contentores do lixo a arder, o caos instalado e bombeiros e policia envolvidos a controlar os danos de quem anda armado, de quem anda a pôr em causa a lei e a ordem pública , de quem anda a assaltar e a traficar droga , de quem põe em causa e limita direiitos e liberdades alheias .

Jerónimo de Sousa declara que «só atendendo às causas de fundo do agravamento da situação económica e social será possível evitar situações como as do bairro da Bela Vista» , mas convida-nos a meter a cabeça na areia sobre as questões de fundo fomentadas pela CDU através de uma politica de habitação social que é um negócio para as autarquias e para com quem firmam protocolos, em ajuste directo e que a prazo se torna numa bomba relógio social, tão ao gosto de quem faz do protesto e da luta uma forma de estar na politica.

21 comentários:

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

O Bloco de esquerda está conta a politica de marginalização em barracas de betão levada a cabo pela CDU no Distrito de Setúbal.
O Bloco de Esquerda pretende ír à fonte dos problemas e não ficar pela xenofobia primária da direita e de quem vive bem e quer estar à margem destaas questões.
Estes jovens são vítimas de um sistema ultra-liberal e de capitalismo selvagem que os renega para as margens da sociedade e daí esta violência inerente.

Anónimo disse...

Há trinta anos atrás quantos dariam qualquer coisa para terem a possibilidade de ter uma habitação digna num qualquer bairro social, construído pelo Fundo Fomento da Habitação. Eram pessoas que não tendo posses para arrendar ou comprar em zonas de habitação de melhor qualidade, ficaram agradecidas pela oportunidade de ter uma habitação condigna. Eram pessoas trabalhadoras, asseadas, mantinham os espaços verdes e as ruas limpas. Desse tipo de pessoas não vejo rasto, o que vejo agora é um crescer de marginalidade que envolve muita gente que não tem culpa de nada. Os que entretanto tiveram oportunidade de sair fizeram-no, deixando espaço para o alastrar ainda maior da marginalidade. Defendo que este tipo de construção seja banido do nosso parque habitacional; a habitação económica não se deve desenvolver desta forma, tal como defendo que face a tais comportamentos como os que ocorreram no Bairro da Bela Vista, sejam fortemente reprimidos pelas autoridades.

Anónimo disse...

O problema da "Guetização" não é apenas um problema do Distrito de Setúbal. É fruto de uma política de social de habitação errada. Agora há que enfrentar as consequências. Não venham aqui dizer que estes jovens são apenas vítimas do sistema, porque lhe foram dadas as mesmas oportunidades, nomeadamente quanto ao ensino. Trata-se aqui de gente com falta de educação, falta de limpeza, falta de dignidade e carácter. Conheço alguns bairros de renda económica por esse País fora, onde vive gente trabalhadora, honesta, asseada, gente digna. Não há qualquer razão aceitável para este tipo de comportamentos. Não sou xenófobo, mas defendo a autoridade e o cumprimento da Lei, supostamente igual para todos!

Seixalense Atento disse...

00:45 - Carregado: Cinco detidos após assalto a supermercado têm ligações ao bairro da Bela Vista - PSP
Lisboa, 10 Mai (Lusa) - Os cinco homens hoje detidos após um assalto a um supermercado no Carregado têm ligações ao Bairro da Bela Vista, em Setúbal, e estavam a ser investigados por roubos com armas de fogo a viaturas, informou hoje a PSP.

Gondomar disse...

Parece mentira mas é uma realidade, se ouvirmos os discursos de todos os políticos, constata-mos que embora com frases diferentes todos querem o mesmo e no fim da contenda todos ficam com o votos e se esquecem do zé povo. Se se trata de desemprego a conversa bate sempre no mesmo; se é ligado aos crimes de roubo e outros, logo reclamam polícia no assunto, mas se o policia numa perseguição ferir ou matar um criminoso pede-se a cabeça do policia e alega-se problemas sociais, vindo logo alguns políticos reclamar mais subsídios, mas nenhum político reclama trabalho para os subsidiados, os quais bem podiam trabalhar nos serviços de limpeza das ruas nas juntas de freguesia, mas só não o fazem porque podem perder mais um voto. É esta a democracia que todos os políticos apregoam, espero que os portugueses comessem a ver o objectivo dos ditos políticos.

Anónimo disse...

Diz o líder do PCP Jerónimo de Sousa: -« "só atendendo às causas de fundo do agravamento da situação económica e social será possível evitar situações como as do bairro da Bela Vista, em Setúbal". "É histórico. Sempre que as condições sociais se agravam há um inevitável aumento da criminalidade", disse, considerando "profundamente errado" que se pense que "a situação é apenas um caso de polícia". O SENHOR ATÉ É CAPAZ DE TER RAZÃO, mas não acha que abrir a porta a uma imigração incontrolada, num pais POBRE com 2.000.000 de pobres, só VAI AGRAVAR O PROBLEMA ?

EMALMADA disse...

Sabe-se quem é que na margem sul tem promovido a guetização social, não cuidando das zonas onde reside a população marginalizada, fazendo delas bomba-relógio, para em momento próprio se aproveitar eleitoralmente das pessoas.
São uma parte significativa da sua base eleitoral, associada à abstenção (que promovem) dos que não lhes são afectos.
Para certos partidos quanto pior melhor.
Na margem sul a gestão PCP/CDU também tem criado outros guetos,os condomínios fechados, mas estes com outros objectivos( entre eles as negociatas da construção civil), visam manter classe de gente mais endinheirada, afastada mediante muros e segurança privada, daqueles que são considerados chaga social e perigosa.
Alguns dos que se dizem de esquerda e se aproveitam dos mais pobres, refugiam-se nesses guetos fortalezas.

Onde está a moral e a coerência política desses "democratas"?

Coerência política e moral? O que vem a ser isso?

É certo que estas pessoas mais fragilizadas e marginalizadas socialmente, são grandes vítimas de um sistema capitalista vampiro que se aproveita também delas e que as considera produto descartável, tal como todas outras, em qualquer classe social, que o sistema capitalista já não precise.
São os designados descartáveis.

A esta situação é preciso dizer basta e ver que em cada pessoa há um ser humano, que tem de ser respeitado, que tem direito a uma existência digna e que não deveria precisar de entrar na competição do sistema capitalista selvagem para sobreviver, para ter garantido o direito à vida.
Somos ou não, seres racionais?

Muitas vezes, alguns políticos consideram os excluídos do sistema devorador capitalista sempre os outros.
Não vêm neles seres iguais a si. Em actos eleitorais aproveitam-se de suas fragilidades e dependência para conquistarem votos, depois esquecem rapidamente as promessas feitas.

Não é por acaso que autarcas da margem sul foram rápidos a aceitar excluídos socialmente e pessoas de menores condições económicas da margem norte.
NãO É POR ACASO QUE A ESTES AUTARCAS LHES INTERESSA MUITO CONSERVAR ESTA BASE DE APOIO.
Não é por acaso que atiram as culpas sempre para cima.

É verdade que em cima há algumas culpas, mas a dita esquerda pouco faz para tirar essas pessoas da situação de "subgente".
Se o fizesse perdiam votos e adeus hegemonia eleitoral.

Certa esquerda vive e mantêm-se à custa dos marginalizados do capitalismo, por isso interessa-lhe muito o capitalismo, onde alguns dos seus camaradas dirigentes muito esclarecidos e evoluídos se governam e, ao mesmo tempo lhe dá a oportunidade de ter uma base eleitoral para se manter.

Esta esquerda come de dois lados na mesa das contradições do sistema capitalista.

Voz da Revolta - Manifesto Popular Português disse...

AO "VOTA BLOCO DE ESQUERDA" contra-argumento: a vossa lavagem cerebral; imposição de ideologias utópicas e desadequadas de cabeças lobotomizadas em consequência de consumo de haxixe e de marijuana; e de propaganda anarco-comunista, pretendem levar Portugal à sua auto-destruição. Comentários como os de Francisco Louçã perante este cenário, à imagem dos motins de França de 2008 e de Los Angeles de 1992, só demonstra o quanto alienados vocês Bloquistas andam, e que, de patriotas, vocês não têm nada, nem que Portugal arda perante os vossos olhos,vocês serão capazes de evitar apelar à solidariedade, desresponsabilização dos agressores, inimigos da Liberdade, Democracia e do POVO PORTUGUÊS! Esquecem-se dos veículos, propriedade privada que foi vandalizada? Onde está a vossa solidariedade para as verdadeiras vítimas: proprietários desses bens, assim como os agentes policiais e todos os verdadeiros cidadãos nativos portugueses, apanhados no seu caminho? Estas ondas marginais ainda vos hão-de entrar pela casa dentro e aí meus amigos bloquistas, irão se arrepender por terem defendido a causa errada! TUDO POR PORTUGAL! NADA PELOS INIMIGOS DA NAÇÃO LUSITANA!!

Anónimo disse...

Os partidos de esquerda desculpam sistematicamente a criminalidade com o a pobreza e o desemprego. Parece terem receio de uma atitude mais enérgica na luta contra o crime. Será que ficaram traumatizados desde os tempos do fascismo? Esta postura está a desorientar o seu próprio eleitorado natural: os mais pobres que são também os mais desprotegidos face à criminalidade. Assim, os partidos de esquerda têm muita responsabilidade relativamente ao crescimento da extrema direita que tem um discurso bem mais sensato sobre o combate crime. Barack Obama que prometeu ser implacável no combate ao crime e defender ao mesmo tempo os mais desfavorecidos. Não me parece que isso seja incompatível.

Há 50 anos a pobreza em Portugal não era menor que a de hoje e a criminalidade violenta era praticamente inexistente. Se mais pobreza implicasse mais criminalidade, então não teria sido assim. As estatísticas nem reflectem a nossa realidade porque muitas vítimas já nem se queixam porque sabem que os criminosos são rapidamente postos em liberdade, mesmo quando são capturados e depois ficam sujeitos a represálias. Mela mesma razão, vítimas e testemunhas escondem a face quando são entrevistadas pela televisão.

Já há algum tempo um Mayor de Nova Iorque decidiu que não se deveria menosprezar a pequena criminalidade nem os pequenos delitos, porque a sensação de impunidade se instala nos jovens delinquentes, estes vão facilmente progredindo para infracções cada vez mais graves até que a situação se torna incontrolável. Implementou então a célebre "Tolerância Zero" que, como se sabe, deu óptimos resultados, reduzindo num só ano a criminalidade em Nova Iorque em cerca de metade.

A actual política portuguesa de manter na rua os criminosos, mesmo depois de várias reincidências, faz (como dizia o Mayor ) crescer a sensação de impunidade: o criminoso continua com as suas actividades criminais, vai subindo o nível dos seus delitos e serve de exemplo para que outros delinquentes mais jovens sigam o mesmo caminho.

Todos os dias vemos Empresas a fechar a não vemos atitudes destas nesses locais. Se o motivo fosse o desespero e a pobreza então seria junto a essas empresas que apareceriam este tipo de atitudes mas não, o que se viu no Bairro da Bela Vista foi homenagear como herói o criminoso abatido pela polícia. Mas existe muita gente boa naqueles bairros sociais, mas estão reféns dos bandos de criminosos. Quando algo se passa nem podem contar com eles para testemunhas porque não vêm nada.
Quem domina nesses locais são os criminosos e a gente humilde e trabalhadora que são a sua maioria não se faz sentir porque não se sente convenientemente protegida pela polícia que não pode estar sempre presente. É um pouco como nas favelas brasileiras...

Zé da Burra o Alentejano

Anónimo disse...

Se algum desses pobres tiver um telemóvel pior do que o meu, troco já em sinal de solidariedade.

rui disse...

"Os partidos de esquerda desculpam sistematicamente a criminalidade com o a pobreza e o desemprego. Parece terem receio de uma atitude mais enérgica na luta contra o crime. Será que ficaram traumatizados desde os tempos do fascismo? Esta postura está a desorientar o seu próprio eleitorado natural: os mais pobres que são também os mais desprotegidos face à criminalidade. Assim, os partidos de esquerda têm muita responsabilidade relativamente ao crescimento da extrema direita que tem um discurso bem mais sensato sobre o combate crime."
Concordo em absoluto. À esquerda parece haver um medo irracional de qualquer manifestação de violência mesmo que da autoridade conferida pela democracia, desde que não controlada por essa esquerda. A esse respeito ver, por contraste a repugante verborreia com que se minimizou o enxovalhamento do Vital Moreira no 1.º de Maio.
Apenas não concordo que a extrema direita tenha um discurso coerente quanto mais sensato, embora seja certo que marca pontos de cada vez que um Jerónimo de Sousa ou um Louçã intervèm nos moldes em que o tem feito.
Mas extrema direita à parte, não há dúvida de que existe uma incapacidade completa de a esquerda perceber o papel desempenhado pelos gangs de marginais. Não percebem que para as pessoas que vivem com dificuldades e são obrigadas a viver nos guettos, os gangs são um problema adicional, não são conforto, e que para essas pessoas o policiamento é, infelizmente um bem demasiado escasso. O Jerónimo de Sousa, que não vive de certeza num bairro desses, para engolir as humilhações diárias que as pessoas normais têm de aturar aos marginais, é suficientemente esperto para perceber a situação, mas a necessidade de demagogia politiqueira é mais forte do que qualquer outra consideração.

Manelito disse...

O bloco de esquerda vem aqui com retóricas, mas não passa disso, até porque nunca apresentou propostas nos executivos aonde é representação no Seixal, juntas de freguesia e assembleia municipal, bem como sempre esteve na maiorias das vezes a votar ao lado da CDU.
Portanto mais não é uma Maria, vai com a CDU.
Que tipo de alternativa , pode ser?

Anónimo disse...

Estou a ficar com um problema de saúde porque sempre que o Jerónimo de Sousa fala eu vomito.

João disse...

Ai estao as minorias intocaveis... A lei e igual para todos, mas alguns sao mais iguais que outros.

Roxy disse...

Tendo chegado nos principios dos anos setenta a França,nessa época ainda havia enormes bairros de lata (que visitei),habitados maioritáriamente por dezenas de milhares de portugueses,que viviam em condições infrahumanas,e não há memória que alguns desses nossos emigrantes se de tenham organizado para roubar,matar,ferir outros cidadãos.Se passarmos em Champinhy ou Nanterre podemos vêr dezenas de bandeiras portuguesas orgulhosamente desfraldadas nas janelas,cafés,restaurantes,lojas ,etc,expressão de décadas de trabalho árduo e de uma inserção exemplarmente pacífica na sociedade francesa.Outro resultado mais ou menos vísivel são os descendentes de uniões franco-portuguesa.Uma comunidade que tinha tudo á partida para falhar a sua inserção,bem tal não aconteceu,hoje é uma comunidade extremamente bem vista e que tem a honra de ter milhares dos seus membros em cargos bem visiveis nesta sociedade. O problema da violência nos bairros sociais é um problema complexo,que não é só português,aqui aprovaram uma lei que qualquer autarquia é obrigada a receber uma certa percentagem de membros de outras etnias,obviamente na esperança de acabar com os guetos.A total impunidade é que é o problema.

Cidadão de Almada disse...

Rejeito veementemente as acusações feitas à CDU. As autarquias CDU têm uma politica exemplar de integração com prémios recebidos e elogios do presidente da República. A culpa não é da autarquia, é do Poder Central Sócretino.
Este Bairro de Setúbal tem 7.000 residentes, 33 anos de existência, uma taxa de desemprego que mais que duplica a média nacional e montanhas de lixo acumuladas nas ruas largas que atravessam lotes de prédios decrépitos e construídos como se de tocas se tratassem, tantos os corredores e labirintos." E neste artigo ficamos a saber que esta zona é "considerada como das mais pobres da cidade e onde grande parte da população jovem está desempregada." E depois admiramo-nos com o que lá se passou? Mais a mais quando se sabe que este governo acabou com o programa que permitiria a requalificação do bairro (o PROQUAL) e o substituiu pelo PROHABIT que não contempla a requalificação deste tipo de bairro? E que apesar de alertado pela autarquia o governo nada fez? Agora que a ordem pública está reposta, que as autarquias (Câmara e Junta de Freguesia) alertaram para a necessidade e urgência das medidas de requalificação e que manifestaram novamente a disponibilidade, parece-me que é tempo de o governo encarar de vez a urgência da requalificação da Bela Vista. Tem 7.000 habitantes!

Anónimo disse...

Mas agora a falta de limpeza do lixo nas ruas do bairro bela vista também é do governo? Esta gente do PCP não sabe o que diz é preciso é culpar o governo. Quem faz a recolha do lixo é a Câmara se a Câmara de Setúbal que é CDU não cumpriu devidamente as suas competências só tem de assumir. Esperamos que setubal juntamente com seixal sejam camaras que saiam das mãos da CDU nas próximas eleições. O Bairro da Bela vista é um caso de policia neste momento mas até aqui o que é que a autarquia de Setúbal fez por aquele bairro? Nada tal qual a camara do seixal fez pelos bairros que cá tem nada. Em Setúbal sabe-se que o representante dos moradores jovens do bairro, um jovem de étnia cigana, que se tem esforçado para melhorar as condições naquele bairro ao longo dos anos tem tentado falar com a presidencia da camara e nunca conseguiu ser recebido. A camara de Setubal do Seixal Almada e outras têm tido muito mais preocupação em destruir os governos em destruir o pais com manifestações e greves do que melhorar as condições de vida das populações. O Partido comunista devia ter vergonha do que fez em 35 anos de poder local livre. Tão preocupados estão os comunistas com o desemprego mas quando o governo lhes deu a possibilidades de assinar um protocolo para criar emprego jovem os comunistas não quiseram. Deviam mesmo estar calados. O PCP não está preocupado com o desemprego jovem é tudo fogo de artificio porque os jovens militantes comunistas ou filhos de comunistas e agora já netos de comunistas têm emprego garantido nas camaras onde ainda o PCP tem maioria absoluta, sem concurso nem competência. O Partido comunista não cumpre a sua parte. É tudo culpa do governo para enganar os desprevenidos só que as pessoas hoje já não estão tão desprevenidas, já estão melhor informadas, justiça seja feitas às novas oportunidades do governo Socialista que lhes podemos atribuir pelo menos o mérito de ter posto muitos milhares de pessoas a estudar novamente e a aprender o mundo de forna diferente o que ajuda estes cidadãos a compreender melhor o mundo em que vivem e perceberem melhor quem os engana.

Anónimo disse...

A falta de limpeza nestes bairros não é apenas uma questão recolha de lixo, seja qual for a força política onde está inserido o bairro. Trata-se de uma questão cultural e de educação. Muitos dos residentes estão reféns de criminosos que habitam os bairros, e muitos deles são pessoas despreocupadas com a sua própria limpeza, com a limpeza das suas casas, das suas ruas. Seria necessário praticamente 1 cantoneiro municipal para cada prédio.

Anónimo disse...

E se pusessem um cantoneiro em cada prédio qual era o problema . E preferivel que andem a trabalhar do que estarem nas tabernas na hora de serviço.

Daniel Geraldes disse...

Em Setúbal, era os cavalinhos na rua e a varrer os marginais.

Anónimo disse...

Caro anónimo,refere e bem a existência de bairros de cariz social onde vive gente trabalhadora e cumpridora da lei,a diferença é que nesse bairros ao contrario de bairros como a Bela Vista ,Pica Pau ente muitos outros maioritariamente habitados por pessoas oriundas de outras zonas do mundo.estes são habitados por Portugueses.
Apenas a demagogia bacoca da extrema esquerda tenta classificar como sendo decorrentes de problemas económicos os crimes cometidos por essas comunidades alienigenas,quando na verdade estes subsidio dependentes,exibem carros de alta cilindrada,motocicletas topo de gama,bem como equipamentos tecnológicos de ultima geração.
É escandaloso a defesa de politicas que obrigam os trabalhadores portugueses a hipotecarem a sua vida a uma instituição de credito para pagarem a sua habitação,ao mesmo tempo que o dinheiro dos seus impostos é canalizado para a construção de bairros sociais e atribuição de subsídios de ócio.

A defesa de restrições a invasão imigrante não é racismo,muito pelo contrario,é a defesa do direito a diferença,e a continuação da existência da biodiversidade humana.
O multi culturalismo pelo contrario ,quer através de politicas de assimilação ,tão do agrado da extrema esquerda,levando a destruição desta mesma diversidade ,aniquilando étnica e culturalmente o povo hospedeiro quer o povo alogeno,quer através da guetização,criando barris de pólvora onde o estado deixa de ter autoridade,como se pode verificar na altura do tristemente celebre arrastão na praia de Carcavelos ,quando o ex Presidente Sampaio,consultou o embaixador de cabo Verde em Portugal,indagando o sobre se seria seguro visitar o bairro da Cova da Moura,maioritariamente habitado por caboverdianos.

Portugal é dos Portugueses,
não de uma pseudo elite internacionalista que vive em condomínios de luxo ,tem os filhos a estudar em colégios privados elitistas e não utiliza os transportes públicos para se poder deslocar