sexta-feira, maio 22, 2009

A PROPÓSITO DA BELA VISTA (1)



O Bairro da Bela Vista nunca devia ter existido e os recentes distúrbios de Setúbal são uma bela vista das políticas dos últimos 30 anos. [...]

Os responsáveis são todos os irresponsáveis que propiciaram o surgimento deste tipo de delinquência. E os responsáveis são muitos e vêm de longa data: autarcas, educadores, urbanistas, ministros vários, desde os da educação, da justiça, da administração interna, até aos da defesa… [...]

A polícia pode resolver este caso mas nunca ela poderá resolver o problema. Resolver o problema passaria por reconhecer os erros que os políticos que têm estado no poder não reconhecem. Seria exigir o impossível.

O Bairro da Bela Vista é, de facto, uma bela vista sobre a nossa sociedade.

Luís Campos e Cunha in Público, de 15 de Maio de 2009

9 comentários:

Anónimo disse...

Ai estao as minorias intocaveis... A lei e igual para todos, mas alguns sao mais iguais que outros . Continuem a fazer estes bairros, continuem .

Raposo disse...

Pessoal estamos a falar do bairro da Bela Vista em Setúbal. Alguém conhece? Alguém já lá foi? A Bela Vista não é flor que se cheire, e assim querem transformar a Flôr da Mata . A Bela Vista é uma bomba relógio já há longo tempo, eu diria pelo menos 20 anos outros bairros o são, como o Picapau ou a Quinta da Princesa. Há que controlar o barrilzinho de pólvora. Não conheço qual seja a melhor solução, mas eles que estão lá em cima , responsáveis por estar construções horrorosas e eleitos por nós deveriam saber. Setúbal e aquele locao foi um dia , um sítio lindo, acreditem!! A Flôr da Mata ainda o é .
Não cometam o erro de transformar aquele sítio num gueto igual o verde hoje dá votos sabem senhores autarcas ?

ex-militante disse...

O poder, governo e autarcas não resolvem o problema porque são parte do problema. A habitação social é um NEGÓCIO. A Flôr da Mata é hoje uma zona verde protegida no PDM, mas é hoje uma zona a abater porque passou para as mãos de construtores e de um areeiro . A Câmara CDU do Seixal está lá para servir estas clientelas , algumas econdidas atrás de offshores e não o superior interesse da população.

Anónimo disse...

Diante deste povo absurdo, medroso e paralisado, se candidata mas uma vez a fascista aproveitada e estúpida da emilia, e este povo absurdo, medroso e paralisado que fala muito por atras e nada por diante, volverá a votar a fascista . Que nojo.

Anónimo disse...

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/5/micro-rotunda.htm

Anónimo disse...

E agora ponto rosa, desculpa, ponto verde? Viste o noticiário de hoje? No Parlamento, a maioria PS, com os votos contra de toda a oposição, aprovou uma redução, nalguns casos para metade, as coimas por crimes ambientais.

E agora em que é que ficamos?

Vamos ter um post sobre o assunto ou vais ignorá-lo por completo?

Vais seguir o "tratamento" rosa, ou vais adoptar a denuncia clara e objectiva da missão verde?

Abraço.

Maria disse...

"O medo é a melhor forma de governar um povo" é uma frase de um ilustre, de quem não me lembro o nome.
Dai a legislaçao que solta os ladroes e pune os cidadaos.
Daí os guetos, bairros sociais e afins, porque afinal fica bem uma camara que para a fotografia abre a porta de uma casa social.
Nao importa que depois a população da zona, que trabalha os tres primeiros meses do ano só para pagar os seus impostos, nunca mais durma á noite.
A culpa será da legislação e do governo, porque a culpa não morre solteira, mas há os que se limpam sempre...

Anónimo disse...

A tentativa de colagem deste blogue ao partido A ou B leva a que autores como o comentário anterior ceguem, ou não leiam, o ilustre comentador das 9.25 PM pode ver a posição do a-sul no post "O EQUÍVOCO" de 5 de Maio sobre o assunto quee traz para discussão, em http://a-sul.blogspot.com/2009/05/o-equivoco.html

Anónimo disse...

uma das soluções passa por enviar de volta para o pais de origem os criminosos dos gangues que sejam condenados.
Repatriamento de todos os imigrantes que não tenham trabalho,compensando os financeiramente pelo tempo em que laboraram em Portugal,possibilitando que ao regressarem ao pais de origem com algum dinheiro no bolso e conhecimentos adquiridos possam contribuir para o desenvolvimento desses mesmos países.
Regulação dos fluxos migratórios,
tendo em conta as necessidades de mão de obra reais e não a ambição de lucro desmedido por parte do patronato,que apenas visa dispor de mão de obra abundante por forma a diminuir os salários dos trabalhadores ,bem como a sua capacidade reivindicativa.
O acesso á habitação social devia ter como primeiro objectivo possibilitar o acesso a habitação condigna aos trabalhadores portugueses,não a que estes sejam o suporte financeiro da banca ao empenharem a sua vida a pagarem uma casa á banca