sexta-feira, maio 08, 2009

JOVENS NOS CENTROS


Os dois casos que aqui aflorei nos últimos dias revela que apesar de todas as mudanças operadas na sociedade na última década , das questões levantadas com estes modelos de "urbanismo" ultrapassados e marginalizadores, da crise que se abateu sobre o imobiliário e do excesso de habitação construída , as autarquias de Almada e Seixal propõem-se , mais uma vez e com dinheiros públicos recriar os erros do passado e problemas do presente , Quinta da Fonte , Quinta da Princesa, Bela Vista ...

Com a agravante de estar a arrazar com teritório de grande valia ecológica . quando falo de valia ecológica falo de questões que têm a ver com o equilibrio ambiental e qualidade de vida da própria especie humana que de forma tão displicente, inconsequente e ignorante trata terrenos que leis anteriores queriam ver como protegidos.


Continua a haver um contínuo expandir das zonas urbanas , ao contrário do que acontece na Europa , ao mesmo tempo que os centros das cidades se degradam, envelhecem e desertificam , deixando fora de uso equipamentos que nos custaram dinheiro e que agora ficam desaproveitados , como escolas, centros de saúde, hospitais ... voltando a ser replicados na periferia , custando-nos mais dinheiro...


Há um non-sense total nestas politicas, pelo que é uma lufada de ar-fresco ver que na base de poder do sistema autárquico alguém põe o dedo na ferida , passo a citar parte de um texto publicado no Blogue Rumo a Bombordo sobre o Seixal :

«Infelizmente, é com muita tristeza minha que encaro a situação do centro histórico do Seixal, praticamente ao abandono, e a degradar-se mais a cada dia que passa.

A diminuição da população nas últimas décadas na Freguesia do Seixal é um dado assente.
É uma população envelhecida e maioritariamente carenciada, que não possui rendimentos suficientes para reabilitar os edifícios.

Não irão ser os condomínios privados que se constroem nas periferias que vão combater a desertificação. É necessário aproveitar as infra-estruturas já existentes, para assim podermos remodelar e dar vida nova ao centro histórico do Seixal.

Urge dar a conhecer a todos os cidadãos do Seixal, que o seu centro histórico irá ser entregue ao abandono, com a saída dos serviços camarários, para o novo edifício administrativo situado na Arrentela, que juntamente com o parque oficinal, irá custar cerca de 250 mil euros mensais à autarquia e consequentemente aos munícipes.


Qual será o futuro dos pequenos comerciantes que na sua maioria sobrevivem ao dia a dia graças aos funcionários camarários? São eles que irão notar a diferença, que irão sofrer com a mudança.
É por tudo isto que temos a obrigação de apostar nas obras de conservação e no cada vez maior mercado de arrendamento dos edifícios do centro histórico.

É urgente utilizar todos os mecanismos possíveis para a recuperação urbana do centro histórico do Seixal. É necessário trazer os jovens de novo para o centro histórico, e para isso há que criar novos fogos para habitação jovem.

Há que adquirir e recuperar os prédios do centro histórico e disponibilizalos para fogos de habitação jovem. Um dos nossos objectivos será a criação de um programa de habitação jovem nos núcleos de formação histórica. Alguns dos edifícios do centro histórico são de grande dimensão, como T4 ou T5 ou até alguns T6, o que permite a sua reconversão, aumentando o número de casas disponíveis.

Desta forma, cada fogo pode permitir construir pelo menos 3 novas casas, requalificando e transformando-se, em grande parte, em casas mais pequenas, de maior interesse para os jovens. Não nos podemos esquecer, que para o executivo camarário da CDU, o Seixal histórico está oficialmente “aniquilado”.

Devemos igualmente lembrar que com o projecto que a câmara tem, e que a junta apoia, nada será feito em prol dos Seixalenses que habitam no centro histórico, e de todos os seus comerciantes, pelo contrário, arriscamo-nos a ver perecer, perante os nossos olhos o centro histórico do Seixal.(...)
»

[por Rui Miguel Brás]
Membro da Assembleia de Freguesia da Secção do PS Seixal/Arrentela

9 comentários:

Anónimo disse...

Em Berlim, um bilhete de metro dá direito a utilizar bicicleta gratuitamente

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1379125

Daniel Geraldes disse...

Eu sou daqueles que gostava bem que a minha futura habitação fosse no centro histórico do Seixal.

Anónimo disse...

Esta camara quer é construção que envolva negociatas, e não reconstrução.
O casco antigo vai-se tornar desertico.
Agora falta saber se os comunistas tem a lata de dizer que a culpa é do poder central.

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

Esta é uma politica revisionista que o BE quer contrariar. Parar a expansão do betão, voltar a dar vida aos centros históricos, pôr jovens nos centros. Hoje mais uma vez notícias do gueto da Bela-Vista em Setúbal.

Anónimo disse...

Vergonha deviam ter alguns marmanjos que aí andam armados aos cucos a mamar nos subsidios da camara e a dizerem depois que são jornais independentes. é só abrir e ver quantos boletins municipais p+or aí anda, e quem é que vai aos gabinets da acção social a pedir batatinhas...e depois andam de cravos roxos ao peito...

Anónimo disse...

Foi bem estranha a posição do BE relativamente ao caso Flor da Mata em 2006, a quando da consulta pública.
A única posição que lhe conheci foi a de distanciar-se do caso, apelidadando o movimento de cidadãos de "racistas", por terem transcrito nos comunicados, o teor do objecto do bairro social que constava do processo camarário da Flor da Mata.
Não me pareceu que criar o "guetto" projectado para a Flor da Mata fosse obstáculo para o BE.
Gostaria de saber qual a actual posição, pois nem os contactos havidos com a deputada Mariana Alveca foram para mim conclusivos sobre a posição deste partido.

Anónimo disse...

Será que é verdade que o julgamento da criança que caiu no esgoto tem de recomeçar? Quando é que a Câmara do Seixal e a sua Advogada Paula Pinho param com este suplicio para a família da criança e a camara assumem duma vez por todas as suas responsabilidades?

pvnam disse...

«........mini-spam........»
Não sejam BURROS! Não se pode andar a perder tempo com BANDALHOS!
(é preciso dizer NÃO aos Bandalhos Brancos)


---> Os Bandalhos Brancos (a maioria dos europeus) não se têm preocupado em constituir uma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher), e têm argumentado que se deve recorrer à imigração para resolver o problema demográfico!!!
---> Mas acontece que muitos imigrantes vêm de países (ex: islâmicos) aonde precisamente foi a repressão dos Direitos das mulheres (mulheres são tratadas como úteros ambulantes...) que permitiu alcançar uma boa produção demográfica... e consequente exportação de população.
---> Quando a população originária desses países dominar demograficamente a Europa (eles caminham para isso a passos largos) , quem (leia-se os Bandalhos Brancos - a maioria dos europeus) andou a proclamar que os imigrantes seriam os salvadores do problema demográfico, sabe muito bem que vai ter que comer e calar...,...
RESUMINDO: Os Bandalhos Brancos estão a liquidar os Direitos das mulheres... e a Liberdade de Expressão (veja-se os casos de Theo van Gogh, Geert Wilders, etc...).

---> Como não constituem uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - isto é, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica - os Bandalhos Brancos procuram infiltrar-se em qualquer lado [ex: quer importando outros povos para a Europa... quer deslocando-se para o território de outros povos...], consequentemente, os Bandalhos Brancos são intolerantes para com a preservação/sobrevivência das Identidades Étnicas Autóctones...



ABRAM OS OLHOS: Não há tempo a perder com Bandalhos... antes que seja tarde demais, há que mobilizar, para o SEPARATISMO, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

Anónimo disse...

só conversa da treta!!!!!!

Se fossem mas é trabalhar...