segunda-feira, maio 04, 2009

COMUNISTAS...GRAÇAS A DEUS!



Desculpem mas sinto-me confuso :


1) O Secretário Geral do Partido Comunista Português , Jerónimo de Sousa foi a Braga a uma audiência dada a seu pedido pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa D. Jorge Ortiga.

2 ) A Câmara Comunista de Almada contribui com 168 mil euros, para que a imagem da Virgem de Fátima visite a cidade de Almada.

3 ) A Câmara Comunista do Seixal acerta com o Patriarcado o corte com uma estrada e a contrapartida ( assumida) de permitir e GARANTIR , a urbanização de uma Quinta propriedade da Igreja ... mas protegida em sede de PDM .

São milagres de ano de eleições ou busca de influência Divina ? Ou anda o PCP a buscar na igreja a outra face que nunca dá , a cura à arrogância, à intolerância e até à "luta" e agitação, que consideram inerente à sua forma de estar na vida democrática ?

Ou melhor dizendo , na sua peculiar interpertação do que é a vida democrática, e que ainda agora presenciámos no Primeiro de Maio ?





27 comentários:

Anónimo disse...

O que se passou no 1º de Maio com o Vital Moreira foi UMA VERGONHA e que não dignifica nada a democracia e estes comunas ainda falam de liberdade e politicas de progresso, bem se viu! Simplesmente VERGONHA. Comunismo NUNCA MAIS. Imaginem o que o Madeira, o camarada de serviço faria se tivesse mais poder.

Anónimo disse...

Ao Partido comunista benza-o Deus porque o desnorte e a parvoice ultrapassam todos os limites. Jerónimo de Sousa dá nojo pela forma como se comportou com os acontecimentos do 1º de Maio com Vital Moreira. Não queremos a existência de um partido assim no nosso país que embora os comunistas ainda não tivessem percebido vivemos em democracia num estado de direito onde as ditaduras não têm lugar e onde gente que desestabiliza o país também não. E já agora também como se comportou na recente aprovação da lei dos fundos dos partidos, tem protestado tanto contra um possível governo dos dois partidos do centro em caso de nenhum partido ter a maioria , tão preocupado tem estado com um governo centrão mas agora soube-lhe bem para aprovar a lei do financiamento dos partidos não só o centrão mas um esquerdão do qual o partido comunista faz parte que se alia ao centrão para aprovar uma lei imoral e protectora da corrupção. O Partido comunista é uma erva daninha é preciso acabar com as ervas daninhas em portugal.

José Saramago no seu blogue disse...

Espero que a estas horas os agressores de Vital Moreira já tenham sido identificados. Quem são eles, afinal? Que foi que os levou a um procedimento em todos os aspectos repulsivo? Que ligações partidárias são as suas? Sem dúvida a resposta mais elucidativa será a que vier a ser dada à última pergunta. A Vital Moreira chamaram-lhe “traidor”, e isto, queira-se ou não se queira, é bastante claro para que o tomemos como o cordão umbilical que liga o desprezível episódio do desfile do 1º. de Maio à saída de Vital Moreira do Partido Comunista há vinte anos. Neste momento estamos assistir a algo já conhecido, toda a gente, com a mais clara falta de sinceridade, a pedir desculpa a toda a gente ou a exigir, como vestais ofendidas, que outros se desculpem. De repente, ninguém parece interessado em saber quem foram os agressores, dignos continuadores daqueles célebres caceteiros que exerceram uma importante actividade política pela via da cachaporra em épocas passadas. Não tanto por contrariar, mas por uma questão de higiene mental, gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral? Serão provocadores alheios à política, desesperados por sofrerem esta crise e que pensam que o inimigo é o PS e o candidato independente às eleições europeias?… Não se pode simplificar tanto, nem na rua nem nos gabinetes.

Embora o tenham incluído na lista dos candidatos, o Prémio Nobel de Literatura nunca se encontrará com o seu amigo Vital Moreira no Parlamento Europeu. Dir-se-á que a culpa é sua, pois sempre quis ir em lugar não elegível, mas também se deverá dizer que sobre ele em nenhum momento se exerceu a mínima pressão para que não fosse assim. Nem sequer a Assembleia da República pôde conhecer os meus brilhantes dotes oratórios… Não me queixo, mais tempo tive para os meus livros, mas o que é, é, e alguma explicação terá. Que espero que não seja por me considerarem a mim também traidor, pois embora militante disciplinado, nem sempre estive de acordo com decisões políticas do meu partido. Como, por exemplo, apresentar listas separadas para a Câmara de Lisboa, que, pelos vistos, vamos entregar a Santana Lopes, isso sim, sem que ninguém tenha perdido a virgindade do pacto municipal. Apetece dizer “Deus nos valha”, porque nós parecemos incapazes.

Publicado em O Caderno de Saramago

Anónimo disse...

Queria só dar o alerta ao Ponto Verde, que ainda não abordou o assunto, sobre mais um "piquete" dos agricultores das Terras da Costa. Eles encontram-se hoje, junto da Torre das Argolas, para impedir que a Câmara Municipal de Almada lhes exproprie os seus terrenos agrícolas para construir habitação social. É o 1º passo para a urbanização indiscriminada de todo o limite poente das Terras da Costa, no âmbito do Polis.

ex-militante disse...

O negócio da habitação (dita)social tornou-se uma forma descarada de avançar com projectos onde o bom senso e a lei o não permitem. Ponto Verde, atenção de novo para a Flor da Mata.Sobre a identificaçáo dos responsáveis pela intimidação a Vital Moreira, o Madeira da Moita está bem reconhecível. Será desta que também expulsam o Saramago?
Com o BE a ultrapassar largamente o PC nas sondagens já andam de cabeça perdida e a sonhar com o PREC.

Anónimo disse...

Se for verdade o que as sondagens prénunciam, para o ano o pessoal do Bloco não tem entrada no 1º de Maio.
O Chora e restantes que se ponham a pau.
Depois venham dizer que são democratas.

Anónimo disse...

O PCP está reduzido ao aparelho subsidiado pelo OE, a dois ou três autarcas que garantem o pé de meia com negócios chorudos com o Grande Capital e à Feira do Avante agora com mais umas abébias de entrada de dinheiro vivo. E agora parece que andam em beatices. Ainda veremos a Emilia como grande devota à Virgem e o Jerónimo a pegar no andor.

Anónimo disse...

O que dizer da vontade da MES querer trazer a Almada a imagem de Fátima?
Para além da despesa absolutamente desnecessária, a única intenção residirá na possibilidade de se conseguir um milagre para o Concelho?
Não querem que critiquemos esta administração? Não digam nem façam disparates. Muito menos à nossa conta.

Anónimo disse...

Ao povo do distrito de Setubal cabe a responsabilidade de expulsar nas eleições o partido comunista das camaras do distrito para que o desenvolvimento possa ser uma realidade. A afronta que estes vereadores e presidentes das camaras comunistas fazem ao povo dos seus concelhos é intolerável. Gastar dinheiro a trazer a senhora de Fátima? com tanta gente a viver com dificuldades no concelho de almada. Destruir as hortas da costa? O seixal voltar à carga com a flor da mata, não ter demolido o bairro da jamaica que está a tornar este concelho num território de crime de medo de terror e gastam dinheiro em festas 130 000 euros como se o pais estivesse rico. Estes autarcas comunistas são muito piores do que os politicos de salazar, mais ferozes mais vingativos basta ver o que fizeram a vital moreira.
É preciso que a população se empenhe na derrota da CDU nas próximas eleições. É urgente mudar.

ex-militante disse...

È urgente mudar, mas é também urgente uma oposição que aprtesente alternativas válidas e com gente credível e estimada pela população, próxima da populaçãao e não peças dos aparelhos partidários e com programas credíveis e opostos do que se tem feito e da linha seguida que nos trouxe como todos - menos eles - vêmos , a um beco sem saída milhares de vapartamentos à venda mas continua-se a promover urbanizações.
Ah e é preciso o POVO na RUA em protesto contra estes autarcas e estas politicas!

Anónimo disse...

Ora, aí está o buzillis da questão!!!

As vossas constantes agressões verbais e escritas também são anti-democraticas.

É assim, com provocações constantes, difamações, injurias, que vós , do PS e outros partidos, que excluem os comunistas que são homens e mulheres de bem mas com ideologia diferente da Vossa, que querem contribuir para apaziguar?

Qual foi o crime que os comunas cometeram para serem discriminados, difamados, injuriados??

Pelo que se lê neste blog os Srs são muito mal educados e anti-democratas.

Hostilizam pessoas inocentes e fazem-nas perder a cabeça, não admira que isto depois dê em agressão.

É assim que querem governar, incitando à violência
???

Depois julgam-se melhores que os outros!!! LOL

Emanuel Oliveira Santos disse...

Vital Moreira foi insultado, molhado e agredido quando se encontrava na manifestação do 1.º de Maio da CGTP... em termos de marketing político, que melhor coisa lhe podia ter acontecido?

Cenas lamentáveis para uma democracia.

Agora, uma pergunta, o que é mais ofensivo para uma democracia moderna:

Um candidato "enxovalhado" ou um milhão de portugueses a viver abaixo do limiar de pobreza?

Anónimo disse...

Santa ignorância!!!

Agora os comunistas também não podem ser filhos de Deus???

Sou baptizado, casado pela Igreja, vou à missa. sou portista e sou comunista. Qual é o mal???

Voces são mesmo do piorio...

Anónimo disse...

Qual o problema do Ponto Verde com a Igreja?

Qual o seu problema no eventual subsidio às comemorações dos 50 anos de um património histórico/religioso como o Cristo-Rei, pois o subsidio não se destina apenas a uma mera procissão, mas a todas umas comemorações?

Leva-me a crer que a senhora Maria Ponto Verde e o senhor Samuel são um só... ou então ambos são socialistas/anti-comunistas e ateus.... só faltam também serem do Sporting da Covilhã!

Preocupe-se mais com ecologia, que lamentávelmente pelo que tenho lido percebe muito pouco.

Anónimo disse...

O regime que estes comentadores anteriores defendem deve ser o dos Talibans e da Sharia com um toque bolchevique . Nas sociedades ocidentais o estado é laico e todos os credos religiosos são merecedores do mesmo respeito. Será que conhecem a Constituição?

Ponto Verde disse...

Estes Marxistas de pacotilha saíram-me melhor que a encomenda :

Marx via a religião como o “ópio do povo”, como uma forma de auto-ilusão ou de alucinação coletiva . Este tem sido, freqüentemente, o resumo da concepção de Marx sobre a
religião.

Ou melhor, pelas suas próprias palavras:

«A religião é o suspiro do ser oprimido, o íntimo de um mundo sem
coração e a alma de situações sem alma. É o ópio do povo. A
miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da
miséria real e o protesto contra a miséria real. O banimento da
religião como felicidade ilusória dos homens é a exigência de sua
felicidade real. O apelo para que abandonem as ilusões a respeito
de suas condições é o apelo para abandonarem uma condição
que precisa de ilusões (MARX, 2001, p. 45-46). »

Ou o PCP deixou de ser Marxista ? Coerente é que é coisa que nunca foi, nomeadamente no seu apêndice "Verde".

Anónimo disse...

"Nas sociedades ocidentais o estado é laico e todos os credos religiosos são merecedores do mesmo respeito."

Claro, que o Estado é laico, mas o país não é laico!!

Não confunda país com estado!

Todos nós sabemos o tom persecutório deste governo socialista contra a Igreja católica, como se alguma vez houvesse um nível de liberdade religiosa nos países ocidentais que não fosse consequência directa do cristianismo.
Aconselho vivamente a tratar de modo diferente as coisas que são diferentes, ou de outro modo é melhor colocar o Inglês como primeira língua nas escolas(era só um exemplo extremo).. o príncipio da igualdade traduz-se em tratar de modo diferente aquilo que é diferente. Simples não?
Quanto à constituição, essa grande norma, que até à última revisão(ou penúltima) tinha como norma programática o rumo ao socialismo!

Seria melhor ficar pelos temas da ecologia e não inventar, ou não entrar onde ... não sabe.

Anónimo disse...

Andam de cabeça perdida 7% nas sondagens, bem atras do BE que tem quase o dobro. Esquerda sim , mas não a esquerda beata e corrupta do PCP.

Anónimo disse...

É uma pena o baixo nível intelectual reinante. Mas é dramático o desconhecimento do básico, como a leitura.

Diz a Constituição:

Artigo 12.º
(Princípio da universalidade)

1. Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição.
2. As pessoas colectivas gozam dos direitos e estão sujeitas aos deveres compatíveis com a sua natureza.

Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Artigo 41.º
(Liberdade de consciência, de religião e de culto)

1. A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável.
2. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa.
3. Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder.
4. As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto.
5. É garantida a liberdade de ensino de qualquer religião praticado no âmbito da respectiva confissão, bem como a utilização de meios de comunicação social próprios para o prosseguimento das suas actividades.
6. É garantido o direito à objecção de consciência, nos termos da lei.

Artigo 43.º
(Liberdade de aprender e ensinar)

1. É garantida a liberdade de aprender e ensinar.
2. O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.
3. O ensino público não será confessional.

Artigo 288.º
(Limites materiais da revisão)

As leis de revisão constitucional terão de respeitar:

a) A independência nacional e a unidade do Estado;

b) A forma republicana de governo;

c) A separação das Igrejas do Estado;

d) Os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos;
__________________________


Há quem queira outra concepção do país , mas isso ficou gorado em 25 de Novembro de 1975.

Anónimo disse...

«Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.»

Qual é a parte do "Ninguém pode ser beneficiado ou prejudicado" que não entendem ? Então alterem a Constituição.

Anónimo disse...

Isto agora é um curso de copy and past?

Mas só sabem copiar não sabem ler?

O país não é laico meus amigos. Somente o estado. Sabem a diferença?

Quanto ao nível intelectual, para fazer copy and past deve ser preciso ter muito...

Anónimo disse...

Este deve querer interpertações criativas da Constituição. Para ele Descendemos dertamente de Adão e Eva e nada de preservativo, ou será também um católico criativo, ou um Comunista arco-iris? Se calhar não tarda está-se a passar para o BE.

Anónimo disse...

Primeiro a alusão ao nível intelectual, depois:

"Este deve querer interpertações criativas da Constituição. Para ele Descendemos dertamente de Adão e Eva e nada de preservativo, ou será também um católico criativo, ou um Comunista arco-iris? Se calhar não tarda está-se a passar para o BE."


Senhor anónimo, na minha opinião só recorre ao insulto ou à desconsideração quem não sabe ou não tem argumentos. Mais ou menos o seu caso. Também lhe podia chamar de socretino, mas não o farei.
Poderia dizer-lhe muito sobre si, visto eu estar em clara vantagem, pois eu sei quem o senhor é.
Mas, repare bem, nem disso me aproveitei, apenas tentei chamar-lhe a atenção para uma verdade, é que a constituição está ao serviço do país/povo e não o povo ao serviço da constituição. Mais, apesar de estar objectivado o príncipio da igualdade na CRP, nem de perto nem de longe ele se esgota no texto da mesma. O principio da igualdade que o senhor não compreende é algo muito mais amplo que um mero poder redistributivo.
Tem de pensar mais um pouco, e deixar esse seu anti-clericalismo primário de lado, pois senão os seus comentários serão contra a constituição visto estar a discriminar comentadores pela sua escolha religiosa.

Wake up

Anónimo disse...

Pôxa tanto neurónio a esfumaçar.Chamem os bombeiros do Seixal que são os que ainda deixam arder o que convém .

Anónimo disse...

Pois!!! na ideia destes bloguistas do PS que se dizemecologistas, os comunistas tem que ser ateus??!!!!!

Então o Sócrates que altere o artigo 13.º da Constituição da Republica Portuguesa, para criar a excepção... e lia-se assim:

Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)

1. Todos os cidadãos, EXCEPTO OS COMUNISTAS, têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, SALVO OS COMUNISTAS QUE PODEM SER prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.


Então, SRS DA OPOSIÇÃO AO PCP, e onde ficava a DEMOCRACIA que tanto ROGAM????

Anónimo disse...

Não esquecer, que Jerónimo de Sousa, tambem deu uma entrevista á revista sda IURD

Anónimo disse...

Malditos comunas

Portugal aos portugueses