domingo, maio 10, 2009

VAMOS AOS CARACÓIS ?


A Ciência Viva convida à participação no Projecto Internacional “Evolution MegaLab”, dirigido ao público de todas as idades, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 da publicação do seu livro «A Origem das Espécies»,

Sabia que graças a um pequeno caracol comum, que pode encontrar no seu jardim, no parque ou debaixo de uma sebe, pode ver evolução no seu próprio quintal?

O Evolution MegaLab é um grande estudo internacional que propõe a observação, classificação e registo on-line de caracóis da espécie Cepeae nemoralis (caracóis com bandas), que existem um pouco por todo o nosso país, em jardins, parques e até nos nossos quintais.

Estas observações actuais podem ser comparadas online com os dados históricos, permitindo aos participantes testar a mudança evolutiva em resposta a alterações ambientais que foram ocorrendo ao longo dos últimos 60 anos.

Todos os participantes serão co-autores de um artigo a publicar numa revista de referência como a Nature ou a Science, mostrando o contributo que os cidadãos podem hoje dar à ciência.

São já 14 países a estudar caracóis e a realizar um Mega-estudo em biologia evolutiva.

Participe! Responda ao desafio.


A Ciência Viva assegurou a tradução da página do projecto
www.evolutionmegalab.org onde podem ser encontrados materiais de apoio e fóruns de discussão para participantes de diferentes países. Estão ainda disponíveis recursos para professores, com actividades para diferentes níveis de ensino, incluindo o pré-escolar.

Informações adicionais em http://www.darwin2009.pt

1 comentário:

Liberdade disse...

Um novo blogue contra a ditadura, colabore!

http://almadasofrecalada.blogspot.com/