sexta-feira, março 23, 2007

A TRISTE SAGA DOS PDM'S














Moita

A Noticia foi desta semana do Publico, assinada por Ricardo Garcia, palavras para quê?:

"Quase duas centenas de planos directores municipais (PDM) podem vir a ser aprovados sem passarem por uma avaliação ambiental prévia - contrariando uma directiva europeia sobre a matéria. Um decreto-lei aprovado na semana passada transpôs a directiva, que obriga à realização de uma avaliação ambiental estratégica dos planos e programas, em vários sectores, antes da sua aprovação .

Mas o diploma não diz a partir de quando é que se aplica e o Governo está disposto a fechar os olhos aos PDM cuja revisão já esteja em curso.

A avaliação ambiental estratégica é obrigatória desde 22 de Julho de 2004, dia a seguir ao prazo que os Estados-membros tinham para transpor a directiva europeia, que é de 2001. Planos cuja elaboração já tivesse sido lançada antes estariam isentos, mas desde que fossem aprovados até Julho de 2006.

Com o atraso na transposição da directiva, esses prazos foram ultrapassados. Por isso, todos os PDM que estão em revisão neste momento - 187, segundo o Ministério do Ambiente - devem ter uma avaliação ambiental estratégica, à luz da directiva. Ou foram iniciados depois de Julho de 2004 ou foram lançados antes mas não foram aprovados até Julho de 2006.

O decreto-lei agora aprovado, porém, não diz nada sobre os processos em curso. E a interpretação do Ministério do Ambiente afasta-se do que diz a directiva. O ministro Francisco Nunes Correia diz que as revisões iniciadas depois da publicação do diploma agora aprovado terão "seguramente" de ter avaliação ambiental estratégica.
Quanto aos outros, já em curso, a determinação não é a mesma. "Nesta fase intercalar, penso que deve ficar muito ao critério do promotor", disse Nunes Correia. "O promotor tem de decidir se se justifica", completou.

Se as câmaras seguissem a posição da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), nenhuma faria a avaliação ambiental prévia. Num parecer, a ANMP diz que é contra a nova legislação, "por entender que não faz sentido criar mais um regime específico, mais um momento burocrático, de avaliação de impacte ambiental".

A ANMP sugere que todas as obrigações ambientais sejam unificadas num só diploma e que os prazos sejam reduzidos. Ao contrário, o novo decreto-lei sobre a avaliação ambiental estratégica "reforça a burocracia", "incentiva a clandestinidade" e "não se constitui em qualquer mais-valia para a defesa do ambiente e desenvolvimento do país", diz a ANMP. Por efeito ou não das críticas da ANMP, o diploma aprovado deixou cair uma norma transitória que constava de uma versão anterior e que apenas isentava os planos com elaboração em curso que já tivessem chegado à fase da consulta pública.

Portugal é um dos 12 Estados--membros que se atrasaram substancialmente na transposição da directiva. A Comissão Europeia tem um contencioso contra o país e estava a um passo de enviar o processo para o Tribunal de Justiça das Comunidades.

A aprovação do decreto-lei sana este processo, mas pode abrir outros. O consultor Júlio de Jesus, director da Associação Internacional de Avaliação de Impactes, diz que há outros pontos da lei que não estão de acordo com a directiva. "Isto vai resultar num contencioso comunitário em várias frentes", afirma.

Segundo Júlio de Jesus, não faz sentido isentar os PDM com revisão em curso, mesmo porque estes processos arrastam-se durante anos. "Vamos ter situações ridículas, de PDM aprovados dentro de quatro ou cinco anos, sem avaliação ambiental estratégica", afirma.
Manuel Pinheiro, também consultor na área da avaliação de impactes ambientais, aceita a lógica do ministério. Mas diz, que do ponto de vista das autarquias, não fazer a avaliação prévia dos PDM é perder uma oportunidade. Outro consultor, Jorge Cancela, da empresa Biodesign, opina que, sem uma atitude ética positiva, a nova legislação pode vir a ser apenas mais um ponto a cumprir num check-list. "Já temos as leis todas. Precisamos é de atitude", afirma.
"Nesta fase intercalar, penso que deve ficar muito ao critério do promotor", diz o ministro do Ambiente, Nunes Correia"

19.03.2007, Ricardo Garcia

_______________________________________________


ALERTA - Foram publicados noutros blogues, nomeadamente "Banheirense" e "Barreiro Velho" comentários supostamente assinados por PontoVerde autor deste A-Sul.

Poder-se-á tratar de um outro "ponto" qualquer, "Verde" ou talvez não... mas nem o A-Sul nem o seu autor têm a ver o que quer que seja com esses mesmos comentários, para além destes constituirem uma forma de "contra informação" já ensaiada nos ultimos comentários dos mais recentes posts do A-Sul como fácilmente identificarão.


8 comentários:

AV disse...

Bom dia ponto Verde, apareceram uns comentários em seu nome no Banheirense, em que interpela violentamente o AVP. São seus esses comentários?
Já lhe tinha enviado um mail pessoal mas como não respondeu, gostaria que confirmasse ou não esta questão.

Saudações do AVP

Anónimo disse...

e aqui também:

https://www2.blogger.com/comment.g?blogID=19983868&postID=3998393268772851129

Esclareça isso PV porque acho que está na hora de desmascarar alguém.

Não é por acaso que as msgs apareceram nestes locais.

Ponto Verde disse...

Agradecendo o alerta de AV.

O senhor autarca eleito pela CDU, militante do PCP e membro das organizações locais do mesmo partido, co-autor do blogue onde surgiram os comentários falsos subscritos pelo a-sul:

NO Banheirense a coisa teve esta sequência:



FALSO PONTO VERDE Mais um ataque comuna a uma pessoa séria.

Está ou não está a cumprir, não baixou o déficit?

Tem vergonha andas a defender o tacho, razão tem o av1 de andar a escrever aí com outros nomes. Vocês são falsos, comunas, controleiros e podres.

Aquele Daniel também deve vir aqui para as festinhas, mais o rochinha não é?

Vai à fava.

7:27 PM, Março 22, 2007
nunocavaco said...

?

7:30 PM, Março 22, 2007
AV said...

Acho que isto não é o tipo de escrita do Ponto Verde e acho a linguagem usada parecida com a dos nazis do Suck and Smile e o AVP, não partilha destas opiniões sobre o primeiro ministro, acho que ele está a cumprir é a missão de se tornar rico pelo poder e que se está a borrifar para o povo, especialmente os portugueses, porque o que ele quer é ser espanhol e vender a nossa Pátria a Espanha.

AVP

7:54 PM, Março 22, 2007
FALSO -ponto verde said...

Não preciso de defesa de gente como os av que pela conversa já se converteram aos comunas.
O primeiro ministro é excelente, é o melhor de sempre que Portugal já teve e se tudo correr bem havemos de expulsar os comunas do Seixal, porque aí na Moita parece-me que já angariaram mais defensores de alhos vedros que já não querem ser poder.
A verdade é que o JF não responde, deve ter ido pedir conselhos ao partido e o nuno cavaco uma vez mais faz-se de parvo, porque a conversa não lhe interessa.

8:02 PM, Março 22, 2007
pr said...

Nazi com muito orgulho, és um triste de extrema esquerda (av) se Portugal dependesse de gente assim estavamos num buraco ainda maior.
Nazi Sempre viva o Suck and Smile.

8:12 PM, Março 22, 2007
Anonymous said...

pois é o nuninho acessor e o tachinho joão ficaram caladinhos, têm que esperar pelas ordens do controleiro mor

8:38 PM, Março 22, 2007
joao figueiredo said...

voltou o disparate.

11:03 PM, Março 22, 2007
PONTO VERDE - DESMENTIDO REAL said...

Esta deve ser a unica forma de eu visitar o banheirense, apesar das inúmeras investidas do senhor Cavaco.

Já cá andamos há algum tempo e as pessoas conhecem-nos e sabem que os comentários acima atribuídos não são do Ponto Verde, serão porventura de outro Ponto verde que não do A-Sul.

As pessoas desconfiaram e avisaram-nos, daqui o desmentido.

É claro que este comentário será apagado e que os outros se manterão, mas é assim a baixaria da CDU quando sente o seu tacho ameaçado.

Como diz o outro, fiquem benzinho!

Nota- Como não têm troco, vá de inventar um diálogo idiota que nunca existiu, a coisa roça a esquizofrenia colectiva e individual. Tratem-se.

12:51 PM, Março 23, 2007
FALSO PONTO VERDE : Delete
ponto verde said...

É para dizer que no comentário acima não sou eu, porque eu assumo tudo o que digo, é triste que as pessoas do banheirense tentem anular as coisas que eu disse nos comentários acima, sim porque se sentem incomodados com as minhas perguntas e agora tentam fazer com que eu "desminta" aquilo que disse.
É triste que copiem a minha identidade para lançar a confusão.

1:41 PM, Março 23, 2007
nunocavaco said...

O que é triste é fazer acusações só porque lhe dão jeito. Mas se assume o que escreve e é tão frontal, responda-me.

É ou não verdade que copiou comentários meus do Troll Urbano colocando os mesmos depois no a-sul, fora de contexto?

Fui eu que copiei a sua identidade?

Tenha juízo, já que vergonha não tem.

1:45 PM, Março 23, 2007 FALSO PONTO VERDE -
ponto verde said...

POIS COPIEI e agora? resolveste fazer-me o mesmo foi? a maior parte dos comentário sou eu sim, mas aquele a negar não sou eu, logo só podem ter sido vocês aqui no banheirense.

2:25 PM, Março 23, 2007
av said...

É uma tristeza que o ponto verde esteja agora ligado a nazis, como se pôde constantar em alguns blogues do Seixal, desilusão completa.

2:27 PM, Março 23, 2007
nunocavaco said...

Com quem então passaste por mim (e não só, também pelo Daniel Arruda, pelo menos) sem a minha autorização e agora fizeram-te o mesmo e segundo as tuas brilhantes conclusões só posso ser eu.

Tem juízo.

2:29 PM, Março 23, 2007
nunocavaco said...

Tenho a certeza que o comentário assinado pelo av não é dele e já não sei se respondi ao ponto verde se a um outro, portanto acabaram aqui as respostas.

2:30 PM, Março 23, 2007
av said...

Apesar de não gostar das novas associações do ponto verde, neste caso estou de acordo.

2:30 PM, Março 23, 2007 FALSO PONTO VERDE :
ponto verde said...

Isso nuninho acessor multiusos, foge já com o rabinho à seringa, tens medo de falar comigo porque não consegues responder às perguntas para defenderes o tachinho

2:33 PM, Março 23, 2007
trotsky said...

agora já sabes quem sou?

2:37 PM, Março 23, 2007
Anonymous said...

Sei, és o nuno cavaco, militante do PS e dirigente do Moitense.

2:41 PM, Março 23, 2007
trotsky said...

afinal o nuno cavaco do banheirense sempre anda aí anónimo

2:45 PM, Março 23, 2007
Anonymous said...

Quem disse que sou o NC do banheirense? Eu sou o Caça Trotsky, aquele que um dia em breve tem uma conversa contigo na moita, pode ser que eu te espete uns ferros da tourada no lombo

2:47 PM, Março 23, 2007
av said...

É das poucas coisas em que eu defendo o Banheirense e os seus autores, é contra este mentecapto do trotsky, que coisinha tão sem jeito que apareceu na blogosfera, é das coisas mais ocas e inutéis.

2:49 PM, Março 23, 2007

___________________________________


está no AVP a ter o desenvolvimento abaixo:


Ponto Verde:

Caro AV agradeço o alerta, vou ver o mail e responder também por essa via.

Não fiz no Banheirense ou em qualquer outro local , comentário algum ao AV!

Parece que andamos a incomodar e nada melhor do que meter a malta ao barulho, nada que me admire, dado o teor das ultimas intervenções no A-Sul, vindas até de quem menos esperava, Estamos a dois anos de eleições, começam-se a contar espingardas e a malta parece que anda nervosa...

Cordialmente

Ponto verde

12:43 PM
Delete
Ponto Verde said...

Já vi o trabalhinho!

Comentário deixado no Banheirense e que provávelmente será apagado, para que conste:

"Esta deve ser a unica forma de eu visitar o banheirense, apesar das inúmeras investidas do senhor Cavaco.

Já cá andamos há algum tempo e as pessoas conhecem-nos e sabem que os comentários acima atribuídos não são do Ponto Verde, serão porventura de outro Ponto verde que não do A-Sul.

As pessoas desconfiaram e avisaram-nos, daqui o desmentido.

É claro que este comentário será apagado e que os outros se manterão, mas é assim a baixaria da CDU quando sente o seu tacho ameaçado.

Como diz o outro, fiquem benzinho!

Nota- Como não têm troco, vá de inventar um diálogo idiota que nunca existiu, a coisa roça a esquizofrenia colectiva e individual. Tratem-se."

As minhas desculpas ao AV,mas o Cavaco e amigos não são mesmo gente que valha a pena, apesar de me apelidarem de "pessoa de má fé".

12:54 PM
Delete
nunocavaco said...

Boa tarde.

O Sr. Ponto Verde copiou comentários meus que manifestavam solidariedade ao Sr. Daniel Arruda depois de uma enorme baixaria que lhe fez. Retirou os comentários do Troll Urbano e passou os escritos para o a-sul, pelo que eu me manifestei contra essa acção que considerei de má fé para não lhe chamar outra coisa.

Não sei o que aconteceu mas depois aparecem uns comentários do ponto verde (e também me parece que não foi ele que os escreveu) a ofender pessoas e o que é que ele faz? Deixa no ar que foi o Nuno Cavaco.

Bem não tenho pachorra.

1:42 PM
Ponto Verde REAL : said...

O senhor Cavaco não diz coisa com coisa, assume o que escreve no trollurbano, mas a mesma coisa que depois põe no A-sul já não assume? Então em que ficamos? Levou alguma repreensão do Partido por entrar no A-Sul?
----------------------------------

Só acrescento que voltaram a colocar no Banheirense comentários que não fiz, a desmentir os comentários que não fiz !!!

A mentira tem perna curta e a falsificação é fácil, para já de distinguir, os comentários originais têm imagem e as falsificações não, claro que fizeram um copy-paste do desmentido acima publicado, para dissimular as coisas.

A gora desculpem que vou compilar mais informação quente, muito quente mesmo sobre a Flor da Mata.

Obrigado ao AV pela cedência de espaço.

2:26 PM
Delete
nunocavaco said...

Parece que também estão a tentar passar por av. Esta porcaria já cheira mal.

Quanto ao ponto verde, desculpa mas não é correcto copiar e assumir entidades que não são nossas, eu não o faço e por isso considero errado que o tenhas feito. Agradecia que parrasses com a referencia ao partido, já não cola, está gasta.

2:33 PM
nunocavaco said...

No comentário acima só estão erros ortográficos é da porcaria que estão a fazer.

2:34 PM
AV said...

Eu não dei por nada.
Desliguei-me da leitura do Banheirense há muito.
De quando em vez espreito só para saber se ainda existe ou se já abandonou o estado de coma.
No dia que voltar a dar crédito a algo que lá leia em matéria de comentários é porque apanhei forte insolação.
Há muito que se percebeu ao que anadamos e quem não nos paga.
AV1

2:40 PM
__________________________________

3/23/2007 02:57:00 PM
Delete

nunocavaco disse...

Que fique bem claro que apesar de o ponto verde estar a tentar deixar no ar que fui que fiz isto, não me vou aborrecer até porque quem costuma assumir as identidades alheias é o ponto verde.

Já chega desta porcaria, estou fora.

Ponto Verde disse...

Tipico, não sabem e/ou não querem debater ideias, provocam, atacam, depois vitimizam-se. Não há mesmo pachorra senhor Cavaco para a sua desonestidade intelectual.

nunocavaco disse...

Sabe que já me começo a fartar das suas acusações estúpidas.

Tenha uma boa noite com insónias, assim já pode andar de computador em computador a escrever pelos outros.

Papoila disse...

O Lado Certo foi um dos visados. Quando li, realmente estranhei bastante o teor dos comentários...

Fica o esclarecimento que será levado em consideração.

Anónimo disse...

Acabem com a posibilidade das pessoas colocarem comentários anónimos e isso fica logo resolvido.