terça-feira, março 13, 2007

ENERGIAS ALTERNATIVAS NA AGENDA DO P.R:














Foi ontem noticia na imprensa mais uma etapa do "Roteiro da Ciência" do Presidente da República, a propósito, o Publico publicou:

"Da paisagem povoada por montanhas que se elevam junto à sede do concelho de Vila Nova de Cerveira sobressaem desde Fevereiro do ano passado as ventoinhas gigantes de um parque eólico, o de S. Paio, que hoje será visitado pelo Presidente da República.

O empreendimento que Cavaco Silva visita no arranque da segunda etapa do Roteiro da Ciência, dedicado às tecnologias limpas, integra um megaprojecto que nos próximos anos fará nascer cerca de uma dezena de parques do género na região do Alto Minho.

Deste investimento de muitos milhões de euros saiu um outro ainda maior, um cluster eólico, que implicará a construção de cinco unidades fabris das alemãs Enercon (quatro) e Saertex (uma) para produzir, a partir de Dezembro de 2009, em Viana do Castelo, o mais moderno aerogerador do mundo. O Parque Eólico de S. Paio, estrutura que abrange as freguesias de Loivo, Sopo e Covas, constitui, com os seus 12,2 milhões de euros, o maior investimento de sempre no concelho de Vila Nova de Cerveira.

Ali, como noutros concelhos da região, a chegada das torres eólicas tem sido encarada pacificamente, não havendo notícia de protestos ou reclamações de populações ou autarcas. Já o mesmo não se pode dizer quanto à forma como os projectos são implementados no terreno. No concelho de Melgaço, é conhecida uma situação em que duas freguesias disputam a implantação do maior número de torres no seu território, devido aos fortes ganhos fi nanceiros que estas implicam para as autarquias. Em Arcos de Valdevez, a polémica foi outra.

A maioria dos parques eólicos a construir nos próximos anos irá debitar a sua energia na Rede Eléctrica Nacional através da subestação de Pedralva, em Braga. Para o efeito, será construída uma linha de alta tensão com cerca de 50 quilómetros, uma espécie de “autoestrada da energia”, cujo traçado foi publicamente contestado pela Câmara de Arcos de Valdevez e várias juntas de freguesia do concelho, por, alegadamente, passar “pelo meio das casas”.

A situação terá sido, entretanto, sanada pela empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho (EEVM), que admitiu fazer “alguns ajustes” ao traçado para minimizar os impactes sobre as zonas mais povoadas. O Parque Eólico de S. Paio, que Cavaco Silva visitará para, de forma simbólica, reforçar o argumento de que as energias renováveis são um importante recurso de futuro para o desenvolvimento do país, é constituído por cinco aerogeradores e foi implantado numa zona de montanha em terrenos baldios.

1800 novos empregos

Cada aerogerador tem uma potência unitária de 2MW e uma altura de torre de 64 metros. A sua produção de energia eléctrica é de 24,4 GW/ano. O megaempreendimento de que faz parte tem vindo a ser anunciado pela EEVM como o maior projecto eólico em toda a Europa, que permitirá ao Alto Minho assumir-se como exportador de electricidade.

Em relação ao cluster eólico que se perspectiva, o investimento a realizar entre 2006 e 2011 ronda os 1750 milhões de euros e prevê a criação de 1800 postos de trabalho directos. Em unidades fabris e serviços associados prevê-se um investimento global de 161 milhões de euros, dos quais cerca de 100 milhões provêm directamente do estrangeiro.

Na instalação de parques eólicos, 48 no total e uma potência de 1200 MW, espalhados sobretudo pelas regiões Norte e Centro, o investimento ascende a mais 1470 milhões de euros. Do pacote de investimentos fazem ainda parte 35 milhões de euros destinados ao financiamento de um sistema científico e oito milhões para a criação de centros de despacho para a gestão da produção eólica."


1 comentário:

Anónimo disse...

SE for a caminho de Monção, uma sugestão:


ESTREIA-DEBATE NO AUDITÓRIO DO EPRAMI - ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO MINHO INTERIOR, ESTRADA DOS ARCOS, MONÇÃO

O FILME PORTUGUÊS
"WAITING FOR EUROPE" DE CHRISTINE REEH
VAI ESTREAR EM MONÇÃO A 27 DE ABRIL,
PELAS 21.30H
COM A PRESENÇA DA REALIZADORA



O filme português “Waiting for Europe”, realizado por Christine Reeh e produzido pela C.R.I.M Produções, vai ser estreado em Monção, no Auditório do EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, Estrada dos Arcos, 4950-438 Monção, no dia 27 de Abril, ás 21.30h, com o apoio da Câmara Municipal de Monção e do Cineclube de Monção e com a presença da realizadora, integrado nas iniciativas da Feira do Livro de Monção.

“Waiting for Europe” (À Espera da Europa”), ganhou o Best International Documentary no Festival "The New York International Independent Film and Video Festival" (apresentação de Los Angeles) e está seleccionado para a competição em Nova Iorque em Julho.

O filme rodado em Lisboa, Alcalá de Henares, Sofia e Blavoegrado, acompanhou durante dois anos, Vânia, uma imigrante do leste europeu em Portugal e Espanha. Trata-se de um retrato intimista sobre a imigração feminina.


“Waiting for Europe”, rodado em três países, Portugal, Espanha e Bulgária, foi produzido com o apoio do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM), da RTP, do Ministério da Cultura, dos Médicos do Mundo, da Universidade de Alcalá de Henares , da Universidade Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Blavoegrado, do Instituto de Cinema Búlgaro, da PROFILM (Bulgária) e da Associação Aibebalcan em Espanha.

O ACIME (Alto Comissariado para a imigração e Minorias Étnicas), o Banco BES (www.bes.pt /novos residentes), a Federação Portuguesa dos Cineclubes, Associação Bulgari, e as câmaras municipais, colaboram nas estreias-debate a realizar em Portugal.


As próximas estreias-debate do filme, com a presença da realizadora, Christine Reeh, estão previstas para o Auditório da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas) a 3 de Maio, pelas 15.00h; para o o Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada, pelas 19.00h, integrada no V Campus Euroamericano de Cooperação Cultural; para Portalegre, no dia 22 de Maio; para o Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no dia 26 de Maio, pelas 21.30h; para o Cine-teatro em Sesimbra, dia 16 de Junho, pelas 21.00h.


O filme vai ainda ser estreado no Luxemburgo, a 8 de Maio, pelas 20.00horas, na Cinemateca de Luxemburgo, numa iniciativa conjunta da ASTI (Association de Soutien aux Travailleurs Immigrés) e da Cidade de Luxemburgo, com o apoio das duas centrais sindicais, da Associação de Amigos do 25 de Abril e ainda de associações de imigrantes portuguesas e búlgaras.


A revista "Cinema" da Federação Portuguesa dos Cineclubes, na sua edição Abril-Junho, nº37, publica um dossier sobre o "Waiting for Europe", que inclui uma entrevista a Christine Reeh, um artigo de André Martins, uma critica de Marta Mikolajczak, filmóloga polaca e um texto crítico de Paulo Duarte Teixeira, Presidente da Associação Jurídica do Porto e Magistrado Judicial. Na capa, Christine Reeh.



C.R.I.M Produções
Telf./Fax.218463284
Tm.918719003
crimproductions@netcabo.pt