sábado, junho 03, 2006

O LOBBY DO BETÃO














O tema de hoje, é um assunto que aparentemente só alguns jornalistas e académicos parecem interiorizar, a par de alguns cidadãos, a insustentabilidade deste modelo baseado na construção . Aproveito para citar uma "Carta ao Director" assinada pelo cidadão Vitor Cóias e publicada no Público de hoje sob o titulo "Construção a mais, país de pernas para o ar"

" Como acontece todos os anos por esta altura, o lobby da construção mostra a sua força na FIL, convida para "conferências " ministros e secretários de Estado e tenta convencê-los de que a solução para os problemas do país está em mais betão e mais asfalto.Como se não bastassem as centenas de milhares de habitações vazias nos suburbios das cidades e os hectares de novas urbanizações que alastram pelo nosso litoral, mesmo em zonas que, à face da lei, deviam ser protegidas. Como se não bastassem os milhões que se gastaram em novos estádios que nunca ou raramente enchem.

Para o país poder competir com os parceiros de Leste precisa de aplicar os seus recursos na produção de "bens transaccionáveis", de elevado valor acrescentado, de baixo consumo energético e de reduzido impacto ambiental. A construção não cumpre nenhum destes requisitos e é o segundo empregador nacional a seguir ao estado.

As famílias portuguesas endividam-se e compram casinhas, ao ponto de 80 por cento do dinheiro emprestado pelos bancos ser para compra de habitação.

É fácil ver qual é o futuro de um país onde o grosso dos recursos humanos e financeiros se encontra aplicado desta maneira...

Daí que eu subscreva inteiramente o que subscreve J.Manuel Fernandes no seu editorial de 25.05. Só é pena que a mensagem tarde em passar."


Pela minha parte subscrevo ambos, só temo que quando isto for evidente para todos, quando acordarmos da telenovela e do futebol e quizermos enfrentar a Máfia associada a este fenómeno, não seja já tarde demais...

2 comentários:

cidadao disse...

Uma carta do país real, só para vos dizer que vos linkámos, obrigado pelo apoio.

Anónimo disse...

Afinal são os betoneiros que condicionam toda a politica nacional, do "ordenamento" ao urbanismo, passando pela Banca...até à politica de emigração. Pelo meio há manobras de diversão como o futebol. No Seixal para a rentrée, alé da festa da Atalaia vem aí finalmente a inauguração do fraudulento Centro de Estágios...