quinta-feira, junho 08, 2006

DESENCONTRO










Depois dos erros de Casting para o Ministério do Ambiente que marcaram a ultima passagem do PSD pelo Governo...relembre-se que até o ilustre autarca Isaltino desempenhou o cargo , melhor só vermos um Avelino Ferreira Torres como Ministro da Solidariedade Social... Chegámos agora ao ponto de podermos fazer já um balanço do Ilustre Professor Nunes Correia pelo cargo...

E a opinião é se não de um certo desencanto, pelo menos de um certo desencontro, e a conclusão de que um bom Académico com obra não dá própriamente um bom Ministro. As polémicas têm-se arrastado sem que se desenhe uma marca definida ou uma orientação demarcada... depois de uma entrada de lobo (com as prometidas, mas não cumpridas demolições junto à orla costeira) o Professor Nunes Correia arrisca-se a uma saída de cordeiro e pela porta baixa.

Ultimamente os casos têm-se sucedido, aparentado o titular do cargo do ambiente ter uma queda enorme para golpes de rins, a ultima prende-se com a betonização do Alqueva que de um momento para o outro deixa de ser o designio nacional e a salvação para a Agricultura e para o interior para ser mais um destino turistico de grande densidade, golfe e o que mais vier...

Outros casos têm deixado a desejar, a posição sobre o projecto da Mata de Sesimbra é um deles, mas também os projectos para o litoral Alentejano não deixam de ser preocupantes... entretanto deixou-se de falar de Troia... tudo isto é pouco, muito pouco, mas descanse o senhor ministro que vem aí a época do Futebol.
___________________________________________

Parece termos entrado numa época em que apenas os cidadãos isolados ou em grupo estão dispostos a se empenharem pelo ambiente, em defesa do que ainda resta, parecem estar sós, parece ainda que têm contra si os eleitos , fieis depositários da riqueza natural que herdámos, um caso exemplar aqui neste site (clique).

3 comentários:

Anónimo disse...

Proibições em zonas REN"atenuadas"


O Governo aprovou ontem a revisão do regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional (REN), que atenua as proibições de obras, permitindo pequenas construções, desde que "inócuas" para a qualidade ambiental. No Conselho de Ministros, foi igualmente aprovada a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS), que ficará em discussão pública até 15 de Setembro.

Até agora, "todos os terrenos classificados como reserva ecológica estavam sujeitos a um regime extraordinariamente proibitivo", disse o ministro do Ambiente, Nunes Correia, pois "um agricultor com uma casa numa zona classificada como REN nem sequer podia construir um pequeno estábulo. Se o quisesse construir, teria de demorar anos à espera de uma decisão para desanexar esse terreno".

Esse regime restritivo "tem constituído um entrave à qualidade de vida dos cidadãos e um impedimento à fixação de população em algumas zonas do território nacional". A nova lei "vai permitir que em zonas classificadas como REN sejam considerados usos dos terrenos compatíveis com o interesse público e a salvaguarda dos recursos", disse, garantindo que regime visa "conciliar o equilíbrio ecológico com o desenvolvimento das populações residentes nas áreas abrangidas".

"Não se trata de permitir que nas REN se construam campos de golfe ou empreendimentos turísticos", mas permitir que "sejam possíveis pequenas construções inócuas para o ambiente, ou algumas actividades de recreio e lazer, ou de turismo rural", disse. Quanto aos impedimentos à construção de condutas de saneamento em zonas de REN, as comissões de coordenação e de desenvolvimento regionais terão um mês para se pronunciarem sobre os projectos.

Por seu lado a ENDS será articulada com o Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT) e com o próximo Quadro Comunitário de Apoio (2007/2013).A ENDS assume como desígnio "retomar uma trajectória de crescimento sustentado, que torne Portugal, no horizonte até 2015, num dos países mais competitivos a atractivos da União Europeia, num quadro de elevado nível de desenvolvimento económico, social e ambiental e de responsabilidade social", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
DEPOIS A CULPA É DOS COMUNISTAS...

Anónimo disse...

Participe no inquérito de opinião sobre Ciclovias: http://www.cm-seixal.pt/CMSEIXAL/AMBIENTE/

Pessoal, vamos mostrar a Camara que queremo ciclovias!!! A ver se começam a fazer alguma coisa pela qualidade de vida da população..

Anónimo disse...

O inquérito sobre as ciclovias é como o Forum Seixal sobre ordenamento, um faz de conta.O primeiro comentador tem mesmo é a mania da perseguição, como este post não é favorável ao governo ,lá tem de vir a tónica anticomunista. Gandas cromos.