quinta-feira, outubro 23, 2008

SEIXAL VENDE-SE EM SALÃO


Vivemos mergulhados na maior crise financeira mundial de que há memória !

Essa crise financeira teve o seu detonador em politicas de crédito desreguladas , que tiveram o seu cerne em politicas imobiliárias anárquicas , que se desenvolveram muito para além das reais necessidades da procura e suportáveis por essa mesma procura.


Há um número exagerado de habitação construída muito para além do que é necessário, hoje as questões que estão em cima da mesa vão muito para além do ordenamento do território e do ambiente, mas também tocam a sustentabilidade do sistema financeiro que serve de suporte quer á construção, quer à aquisição , numa época de real desvalorização da construção.


É neste cenário que decore mais um Salão Imobiliário de Lisboa . Nesse âmbito , a Câmara do Seixal , surpreendentemente (embora não seja a primeira vez que o faz - clique ) é a única autarquia, mais uma vez, a introduzir no jornal Publico do dia da Inauguração do Salão , um encarte de quatro páginas com um texto, para além de anacrónico em relação ao momento presente, é enviezado no seu conteúdo , atingindo em muitas passagens o roçar da fantasia.


Incluído num Salão Imobiliário, o encarte (na imagem) , para além da inevitável "entrevista" em que o presidente da Câmara mais parece um agente imobiliário, temos um texto digno dos criadores do Boletim Municipal onde a habitual farsa se reinventa, conseguindo para um mesmo espaço conciliar ambiente, aumento de zonas verdes e áreas arborizadas, com mais urbanizações, com mais betão.

Quanto custou mais esta farsa à autarquia?
____________________________________________



Aqui, o filme de 2006 !


7 comentários:

Anónimo disse...

Continuamos a hipotecar o nosso futuro e o dos nossos filhos. Vamos continuar a ter uma carga fiscal que está a acabar com a classe média, pobre não pode pagar e os ricos "fogem quanto podem". O Estado tem milhares de imóveis abandonados porque não dá o exemplo da reabilitação e de uma gestão responsável? Os P. das Câmara fazem estes papéis servis das imobiliárias e grandes grupos, onde já chegámos?

Anónimo disse...

PROMOÇÕES EM ESPANHA JÁ OFERECEM CASA

'Compre uma casa, leve duas.' Ou seja, adquira uma mansão de luxo por 780 mil euros e receba como oferta um apartamento em Málaga, Espanha. O anúncio, raro no sector imobiliário, foi feito por uma das imobiliárias da Costa do Sol, região que registou uma queda nas vendas de 70 por cento num ano. Neste momento, continuam à venda mais de 24 mil casas, segundo o diário espanhol 'El País'. Para tentar vender, as imobiliárias já baixaram os preços das casas em cerca de 20 por cento, mas antecipam dificuldades mesmo com estas reduções.

Daniel Geraldes disse...

Esta farsa á autarquia não custou nada comparado com aquilo que custa ver a destruição do Seixal, mas eu acredito que em menos de uma decada as coisas mudem para melhor.

Anónimo disse...

NÃO sei como as pessoas vão fazer para pagar as suas casas com esta treta taxa euribor os bancos que tanto dinheiro ganham mais querem todos os politicos dizem o mesmo antes de estarem no poleiro são contra todos os aumemtos de impostos mas quando vão para o tacho nada fazem fica tudo na mesma e ainda sobem os impostos .

Anónimo disse...

A verdade está de regresso à blogosfera:
http://www.seixalsim.blogspot.com/

Anónimo disse...

(n que tenha a ver directamente com este tema mas como é do interesse de todos os cidadãos decidi por aqui no post mais recente)

Não sei se terá algum efeito, mas quem estiver descontente com o trabalho da CMA assine:

http://www.peticao.com.pt/acessibilidades-almada

Anónimo disse...

Nos primeiros nove meses deste ano, o número de pedidos de ajuda que chegaram aos vários centros sociais da AMI aumentou 20 por cento em relação a igual período de 2007. "O nível da procura tem aumentado. Mas o que mais preocupa é que há já uma grande percentagem de pessoas que até trabalham mas que não conseguem esticar o orçamento até ao fim do mês e que vêm pedir sobretudo alimentos", descreve Fernando Nobre, presidente da AMI em Portugal.