domingo, outubro 26, 2008

UMA INTENÇÃO COM VISÃO ?



Foi intenção da Revista Visão na publicação há um ano do seu "Numero Verde" o seguinte:

" Por um País melhor
A protecção do ambiente é uma responsabilidade de todos nós. A VISÃO e o Continente uniram-se e vão plantar 1 milhão de carvalhos na Serra da Estrela e alargar este projecto aos centros urbanos. No dia 25 de Outubro compre a VISÃO VERDE - por cada revista vendida iremos plantar uma árvore
VISÃO 11 Out. 2007 (...)

A VISÃO acompanha atentamente, há já vários anos, as questões ambientais, através de notícias, reportagens, fotorreportagens, opinião. Hoje assumimos um novo compromisso: vamos reforçar a nossa intervenção tradicional, dedicando mais espaço editorial aos temas ambientais.

E vamos, também, fazer mais e diferente, vamos «saltar» do conforto do nosso papel tradicional de noticiar, enquadrar e analisar factos nas páginas e no
site da VISÃO, para uma acção mais directa, na sociedade civil. E, para isso acontecer, contamos com vários parceiros empresariais e também consigo e com todos os nossos leitores. «Portugal Verde» será o «chapéu» de uma série de iniciativas que a VISÃO vai desenvolver na área da responsabilidade ambiental. E temos já uma mão-cheia de grandes projectos para lhe comunicar. (...)

Por cada VISÃO comprada em banca, iremos oferecer uma árvore aos municípios portugueses. Com a sua ajuda, contamos entregar às câmaras cerca de 100 mil árvores, ajudando-as nos seus programas de criação ou recuperação de espaços verdes. Vários municípios aderiram já a esta iniciativa . Um programa que queremos que chegue a todos os pontos do País, e que temos desde já a certeza de que chegará alto: serão também plantadas, na Serra da Estrela, no espaço de cinco meses, 10 milhões de bolotas de carvalho. A primeira operação no terreno, coordenada pela associação Amigos da Serra da Estrela, arranca já no dia 20. No final, estará assegurada a viabilidade de um milhão de novas árvores na serra mais emblemática do País.

Ainda no âmbito da parceria Continente/VISÃO, e a reforçar a operação «1 VISÃO = 1 árvore», será lançado um projecto plurianual para o desenvolvimento de espaços verdes dentro das cidades. Este programa, com a designação HiperNatura, visa recuperar, recriar ou reequipar jardins públicos, limpar matas urbanas, tornando-as zonas utilizáveis pelos munícipes, e criar novas zonas de lazer ao ar livre para passeio, convívio ou prática de exercício físico de manutenção.

Por último, vamos criar um novo espaço online, alojado na visao.pt. Este «sítio» pretende ser um local de informação, debate e contributo dos leitores na área do ambiente.


Além de ser, também, um lugar privilegiado
para a prestação de contas sobre as váriasiniciativas já referidas. Sem prejuízo de toda a informação essencial que publicaremos na VISÃO, será aqui que poderá acompanhar, a par e passo, as acções de plantação de árvores e de recuperação dos espaços verdes. No fim, estamos seguros, vamos mostrar um Portugal mais Verde, mais bonito, mais agradável e menos agressivo do que aquele que existia no arranque desta grande operação. Participe connosco nesta acção global e esteja atento às várias surpresas que ainda temos para lhe comunicar." (sic)

______________________________________________

Um ano depois, não duvido da realização da iniciativa proposta, mas... não há uma informação concreta das árvores plantadas, nem das autarquias que , associadas ao projecto efectivamente o puseram em prática .


O site criado (na imagem) para o efeito foi desactivado e está inacessível.

Não é possível fazer qualquer monitorização da objectividade da acção.

Nota final : recebemos na passada semana um mail de Luís Barata (Edimpresa) que não dava nenhuma resposta para além de um power point em anexo publicitando a iniciativa do ano passado e anunciando a edição de um número Visão Verde a 27 de Novembro de 2008 dedicado aos Oceanos.

Volto a questionar enquanto leitor da Visão e comprador do Numero Verde de 2007 , qual o resultado efectivo da iniciativa de 2007 nomeadamente nas autarquias aderentes de Almada e Seixal ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde quando vender papel tem motivações ecologistas?