quarta-feira, outubro 01, 2008

SEMANA DA LÓGICA (3)


Em todas as cidades há árvores centenárias, exemplares belos e de grande porte, dão sombra e ar puro a várias fgerações, regulam a temperatura ambiente e são sorvedouros de carbono e poluentes.

Por estas bandas não há espécimens deste tipo, a maioria das árvores são raquiticas e pouco ou nada cuidadas, as que conseguem sobreviver e crescer criando cantos de paz e tranquilidade, são passado pouco tempo cortadas pela raiz.

Não há claramente por parte dos responsáveis autárquicos (urbanismo e ambiente) a noção patrimonial que para uma rua, para uma localidade, ou para um concelho , representa o seu património vegetal e o que tal constitu
e de bem estar para a população.














O exemplo de hoje foi-nos enviado por um leitor de Pinhal dos Frades nosso habitual colaborador e que há cerca de um ano aqui nos trouxe a destruição de um pinhal
inteiro e que hoje documenta o corte de árvores em vários pontos da zona em que reside !

Acontecendo estes cortes em pleno Outono, até parece que alguém anda a fazer um stock de lenha para aquecimento... porque se a razão era o Sol que era tapado pelas folhas lembro que sendo árvores de folha caduca deixariam em breve de cobrir o Sol, o que é útil no Verão em casas onde fácilmente se atingem mais de 4o graus



Numa das ruas foram cortadas todas as árvores , único verde no meio do betão ! Porquê ?

Tem sido recorrente o corte de árvores de grande porte nos jardins do Seixal e Amora, e relembro também o corte em árvores centenárias na Quinta da Trindade, mas este caso de Pinhal dos Frades é caricato , pois eram os únicos pontos arborizados daquela rua... que já foi um pinhal ...

QUAL A LÓGICA ?
_________________________________________


Comparemos agora a prática com a teoria panfletária (clique) , por exemplo nas comemorações deste ano do Dia do Ambiente . Cito:

"Raízes, a vida secreta das árvores" é o tema das comemorações do Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta em 2008. O programa deste ano sugere inúmeras actividades, dirigidas aos públicos mais diversos, que visam sensibilizar para o respeito pelo ambiente.

(...) acção de sensibilização sobre preservação dos espaços verdes, um concurso de fotografia, ateliês com material reciclado, sessões de leitura e visitas ao Viveiro Municipal.

Que tal uma "acção de sensibilização" destinada aos responsáveis autárquicos que tutelam a "preservação dos espaços verdes" ?

Ou então haja quem nos explique qual "a vida secreta das árvores" no Seixal que acabam inevitávelmente em troços que nem para a serração servem, só para a lareira ...

8 comentários:

Anónimo disse...

A lógica, a lógica passa por uma auditoria aos contratos celebrados entre a autarquia e as empresas encarregues de "ajardinar" o concelho e de vender árvores para substituir as entretanto abatidas!
É que a actual situação não tem mesmo lógica nenhuma, é uma lógica de cortar, cortar, cortar... provavelmente seriam árvores já velhas e vão ser substituídas por outras, mas pelas imagens não pareciam e o que se vê agora é betão, betão e só betão...
Há que denunciar esta situação, a CMS não pode com espaços verdes, tudo o que tenham mais de 2 metros de verde é para extinguir.
Enfim, cada tiro cada melro!

Anónimo disse...

Obrigado por publicar a minha denúncia e indignação. As árvores não eram velhas nem estavam em mau estado. Eram choupos adultos que se estavam demasiado grandes porque não os podaram?
Isto não tem lógica nenhuma , a única lógica é a não terem nenhuma noção de ambiente e do que as pessoas querem. Nesta caso ninguém queria nada, só queríamos que não estragassem , parece de propósito.

cidadao disse...

Tenham atenção que o corte continua, ontem foi uma árvore da borracha na Rua Fonte da Contenda. Isto é alguma vingança contra os cidadãos de Pinhal dos Frades que se manifestaram pela defesa do Pinhal, um Pinhal que é protegido no Plano Director Municipal?
Sensibilidade ambiental ? Para as árvores ? Não há nenhuma, o que há a esperar de Jorge Silva o serralheiro do betão e o mangas de alpaca do ambiente Carlos Mateus ? Nada! É correr com eles o mais depressa possível para evitar que estraguem ainda mais!

Anónimo disse...

- Será que o corte de árvores é para depois concorrer ao QREN ... para plantar as palmeiras da moda ?
- Ainda o QREN, pelo fuso de Nova Yorque , a candidatora não entrou 2 minutos depois, mas sim 4 horas e 58 minutos antes !
- Será que o corte de árvores é para plantar as da iniciativa de reflorestamento da revista Visão ? Ouviram mais alguma vez falar de mais esta mentira ?

Bluegrowth disse...

Lembram-se de como era frondoso o jardim do Seixal?

Lembram-se de como eram antigas algumas das árvores que dali foram castradas?

Anónimo disse...

Lembram-se de como era frondoso o jardim (do coreto) da Amora?

Lembram-se de como eram antigas algumas das árvores que dali foram castradas para construir mais um espaço cinzento?

Anónimo disse...

e mais umas que vão abaixo na Rua de Binta na Cruz de Pau...
Mais um jardim consolidado e com árvores com alguns anos que vai ser substituído por "duas mágnificas palmeiras" e onde existe relva vão pôr um bonito jardim de betão. :)

Brevemente umas fotos para comprovar o excelente trabalho da CMS.

Anónimo disse...

Em Almada o que fizeram a coberto do Metro é outro exemplo do desamor pelas árvores.