sábado, maio 23, 2009

A PROPÓSITO DA BELA VISTA (2)



O bairro da Bela Vista esteve a ferro e fogo e toda a gente decidiu dar palpites. Existem duas escolas de ‘pensamento’. A primeira pede mais inclusão e diz que a culpa é da pobreza. A segunda pede mais repressão e diz que a culpa é dos delinquentes.


Eu, modestamente, peço mais reclusão e digo que a culpa é do Estado: ao enxotar os mais pobres para guetos imundos, longe dos centros de ‘socialização’, e ao sustentar vidas de indolência e irresponsabilidade familiar, o Estado apenas criou o monstro que agora se volta contra ele.

A Bela Vista é um problema de pobreza, sim, mas de pobreza moral, ou até espiritual, promovida pelo paternalismo abjecto do Estado.

Depois de enfiar os criminosos na cadeia, seria aconselhável que as políticas sociais de sucessivos governos também não ficassem por aí à solta.


João Pereira Coutinho (Correio da Manhã)

7 comentários:

Anónimo disse...

E já que se fala em noticiarios:

"Quarta-feira, 20 de Maio de 2009
'YAS-E-NO'
Chama-se “Yas-e No”, é um jornal iraniano e foi encerrado logo na primeira edição, no passado sábado, o que o torna um recordista. Apesar de, nos últimos dez anos, a lista de jornais e meios de comunicação encerrados pelo Governo de Ahmadinejad ser extensa, nenhum teve uma tão curta história em banca.
Ler no Público."

Lá fica o João Afonso com formigueiro nos dedos e na proxima assembleia vai pedir ao Alfredo para fazer o mesmo no Seixal...

Anónimo disse...

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1382240&idCanal=57

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

O Bloco de esquerda está conta a politica de marginalização em barracas de betão levada a cabo pela CDU no Distrito de Setúbal.
O Bloco de Esquerda pretende ír à fonte dos problemas e não ficar pela xenofobia primária da direita e de quem vive bem e quer estar à margem destaas questões.
Estes jovens são vítimas de um sistema ultra-liberal e de capitalismo selvagem que os renega para as margens da sociedade e daí esta violência inerente.

cidadão disse...

Só que o Bloco de Esquerda quando se avistou com os cidadãos da Flor da Mata e Pinhal dos Frades quando estes em 2000 se manifestavam contra a criação de uma nova Bela Vista naquelas localidades assumiu que os cidadão não tinham razão e que estavam a ser xenófobos. Agora já têm razão ? Vão passear.

Anónimo disse...

Finalmente alguém demonstra coragem, para chamar os (Bois) pelos nomes.
Marinho vem ao Seixal ver os teus colegas na camara, e denuncia aqueles que recebem a recibos verdes juntamente com horas extras.
Visualizem o acto de coragem.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=135947

Anónimo disse...

Não mando o BE passear...mas então é tempo de começarem a demonstrar esse novo posicionamento, ...se é que o meu amigo representa de algum modo o pensar do BE!!!!

Anónimo disse...

Curioso ,que para o bloco de esquerda é sempre de desculpabilizar os mesmos do costume,quando os portugueses padecem da mesma exploração do grande capital e não andam em bandos organizados a praticar violência.
Violência esta praticada por membros da comunidade africana sempre contra vitimas portuguesas.
Vivem em bairros sociais em que pagam uma renda diminuta,muitas das vezes não pagam agua nem luz,ao mesmo tempo de que se passeiam em automóveis topo de gama,vestem roupas de marca utilizam telemóveis de ultima geração
Como pretende o bloco resolver questões económicas quando o fulcral da situação é o choque civilizacional.