domingo, dezembro 07, 2008

ALAMEDA EMILIANA


O texto acima (clique sobre a imagem para aumentar) é elucidativo da forma sobranceira e paternalista como a Câmara de Almada trata os seus munícipes, algo entre o atrasado mental e o regozijo por ter tão altos líderes a pensar por nós.

E assim , com falinhas mansas pretendem criar um espaço que será tudo menos "agradável para estar" pois quem conhece aquele local sabe o quanto é quente no Verão e tempestuoso no Inverno, ou não estivesse numa orientação práticamente Norte-Sul , mas isso o que interessa aos senhores autarcas ?


Parece que o objectivo é punir quem tem a ousadia de ter um automóvel , parece que o objectivo é criar uma alameda comicieira , parece que o objectivo vai ser alimentar o investimento em parques de estacioinamento privados (quem será a feliz contemplada ? ( A BragaParques? ) , em mais betão e em rentabilizar a empresa Metro Sul do Tejo ?

Aquele espaço é pouco, muito pouco mesmo para um local extremamente necessitado de espaços, não empedrados mas verdes, as pessoas precisam do contacto com a terra, com as plantas e não do alcatrão , empedrado e alcatifa que nos impõem e não nos deixa alternativa , até nos tiram o carro (capitalista) para poder fugir dali para fora.

Realmente , até a mim que defendo a maximização do uso de transportes públicos , me arrepio com uma frase do texto que parece traduzir toda a filosofia ( a mesma que nos impõe idiotas e inconsequentes "dias sem carros" ) do pensamento estalinista da Câmara de Almada, cito do texto que pode ser lido na íntegra clicando sobre a imagem.

Referindo-se ao futuro Parque da Calviteira que fará parte "de um novo edificio a construír no local" , recordo que esse espaço estava há décadas tomado por todos como uma zona verde , depois de ter desaparecido todos o terreno e pinhal existente no lado oposto da Rua Borges do Rego , transformado em mais betão . Diz então o texto :

«Este último Parque de estacionamento tem um importante papel dissuasor relativamente à utilização do automóvel privado, pois permite fazer, de forma cómoda e rápida, a ligação entre o transporte individual e o transporte público, já que se encontra perto da paragem de Metro do Laranjeiro»


Este sim parece ser o verdadeiro ovo de Colombo, toda a nova filosofia em torno da mobilidade a sul do Tejo, DISSUADIR todas as outras formas de locomoção, canalizando todos para o Metro, de forma a tornarmo-nos Metrodependentes , o que dará jeito ao PCP quando o Metro fizer greve...


Será esta a formula encontrada para viabilizar o Metro ? A diabolização de todas as outras formas de transporte sobretudo as individuais , bicicleta incluída , pois continua sem haver espaços devidamente racionalizados para o seu uso (ciclovias) ?


Se a Senhora Dona Emilia fosse Presidente do Metro Sul do Tejo (empresa privada) não faria melhor ... Será que vai ser ?

12 comentários:

Anónimo disse...

Ponto verde este post é ridículo. Não faças isso para bem do nosso partido. Apresentem alternativas e não o bota-abaixo e o endeusamento do costume.

Anónimo disse...

Este anónimo 1.11:00PM é ignorante.
Olha eles agora vestem outra pele!

Anónimo disse...

Do último congresso, ou da última reunião da célula ou do Comuité Central devem ter acordado outra tática , primeiro colar os blogues ao partido A ou B e fazer o que o anónimo da 1.11 fez, a mesma tática é a do texto, pensam que somos tontinhos ou que temos cinco anos. Boa tentativa.

Anónimo disse...

A táctica é mas é sempre a mesma, a de fugir à discussão dos temas e fugir ao diálogo com o público.
Apresentem gratuítamente alternativas , que os nossos técnicos pagos a peso de ouro , mas incompetentes, agradecem.Vão mas é dar sangue!

Anónimo disse...

Sou do PSD mas não me identifico com esta forma porca e bandalha de fazer politica. Pior que isto só meninos bem armados em Obama. Desta vez vou votar na CDU que sabem o que fazem e só querem o melhor para todos.

Anónimo disse...

Caro amigo psd anterior, também eu que sou do PS aco que esta é um forma indigna de fazer politica, por isso acho que deviam ter a onridade de fecharem estes pasquins . Estou também triste que haja meninos bem do meu partido a fazer o mesmo jogo.
Também acho que hoje o projecto da CDU é o que melhor serve o povo e também vou votar na CDU, o congresso do PCP foi um grande exemplo de democracia.

Anónimo disse...

O PCP é patético e pensa que temos todos 5 anos , agora estes gajos a colarem o pontoverde ao psd ou ps e a dizerem mal dos supostos próprios partidos para votar CDU, não se acredita mesmo e só demonstra que a CDU desconhece o descontentamento que anda por aí do desempenho das suas autarquias.

Anónimo disse...

ex militante, talvez do PSD, já não vale a pena esconder ...

Anónimo disse...

A CDU anda completamente perdida e a ver o abono de família a fugir. O camarada Jerónimo agora até diz mal da esquerda. Vão-se tratar!

Anónimo disse...

Então, mas e
1) da anulação do estacionamento para os moradores e trabalhadores da zona;
2) da transformação de um espaço, embora altamente degradado mas util e necessário numa área que só tem interessa para os comerciantes de pedra da calçada;
3) do facto de que, com todos os méritos que o transporte público tem, não é racional pensar que este seja uma opção única, e muito menos, imposta;
4) do facto de que outras duas "praças" empedradas das proximidades, junto aos correios serem sítios tudo menos "aprazíveis";
Disso não vale a pena falar??

Já agora: uma observação, e sugestão de verificação, uma vez mais, no Google Earth: um dos "parques" criados pela vaga de calcetamento da zona do Laranjeiro foi o "Jardim Carlos Santana", mesmo ao lado dos Correios. Este "jardim" tem mais de 4000 metros quadrados. Sabeis vós quantas árvores há nesse espaço? Há exactamente... uma palmeira e dois canteiros de esgalracho com menos de 600 metros quadrados. Ver para crer em 38°39'13.56"N 9° 9'17.85"W. Já agora, vale a pena comparar com o jardim da Cova da Piedade, com c. de 3000 metros quadrados, mas feito num tempo (sex XIX) em que "jardim" tinha um significado de facto diferente (em 38°40'13.70"N 9° 9'26.50"W).

Anónimo disse...

Mais um exemplo de pura arquitectura fascista. Isto já nem na Roménia se usa.

Anónimo disse...

Os pobres e tristes militantes e simpatizantes CDU estão mesmo descontrolados. Coitados estão loucos. Agora fingem-se militantes do PSD. Que vontade de rir.