quarta-feira, dezembro 31, 2008

2008 CONTAGEM FINAL



O ano que agora chega ao fim não impôs grandes rupturas com o passado, pelo que acabou por ser o presente a desmoronar-se como um castelo de cartas perante os nossos olhos.

Assistimos incrédulos (alguns) , à queda dos valores do mercado imobiliários , ao secar do crédito, e à falência dos próprios bancos motivada por incumprimentos , desvaloriza
ções brutais no mercado imobiliário , por aplicações ditas, agora , ¨toxicas¨ e até à queda de grandes Gurus financeiros que afinal não passavam de sofisticadas Donas Brancas.

A CRISE declarou-se , instalou-se confortávelmente e... vai por aí ficar , até porque muita gente , a come
çar pelos nossos politicos , parecem não querer compreender muito bem o que se passa , mantendo até ao insustentável os tiques do passado que nos conduziram a esta situação.

No que se passa a nivel local, esta B
anda é disso a prova concreta .

Governada pelo Comité Central de um partido caduco , que pretende aplicar à região o lema "Um país , dois sistemas"
, não vem alterando um milímetro desde há trinta anos, as suas politicas de massifica
ção urbana e de delapidação ambiental, mesmo que o abismo esteja a uma distância de não retorno , quer na recuperação ambiental , quer nos milhares de casas sem comprador que existem nesta Margem Sul betonizada.

O caricato é que as necessárias medidas paliativas da inépcia e má gestão, são apresentadas, agora , como solu
ções milagrosas ou vanguardistas .

Nem milagrosa, nem vanguardista foi a explosão de criminalidade violenta a que assistimos em 2008 , com a descoberta até de prisões privadas num Bairro Social do Seixal.


Neste último ano , continuaram as autarquias da Margem Sul, sem construír um metro de ciclovia , criaram em Almada, com o fim (três anos depois do prazo) das obras do Metro , a ¨zona¨ pedonal do mundo com maior tráfego automóvel e onde no meio circula um comboio . Falando em Almada esse é o concelho onde se instalou (sem criar alternativas) a persegui
ção aos automoveis e seus proprietários , quer nas restrições à circulação quer ao estacionamento.

A solu
ção final exigida pela autarquia de Almada para o Metro , e contrária à opinião da sociedade civil , ao governo e à concessionária , impôs-se contra tudo e contra todos com os resultados que se previam e que acabaram sem surpresas, por acontecer... agora remenda-se o que acabou de ser inaugurado , criam-se semáforos, põem-se policias junto a semáforos para os substituír e vasos gigantes no meio de rotundas para as viaturas... as não contornarem.

Voltou-se a ignorar a conten
ção urbana ou a reflorestação , apesar de Almada e Seixal terem aderido a uma iniciativa da revista Visão em que se pretendia arborizar os municípios aderentes a esta iniciativa, aliás, só a adesão destes municípios a esta iniciativa é o reconhecer da necessidade que há em reflorestar a Margem Sul , apesar de diáriamente vermos ser cortadas das nossas ruas, os exemplares que insiste em dar um pouco de verde ás nossas cidades.

Contra tudo e contra todos foi também aprovado pelas instâncias autárquicas , o novo e escandaloso PDM da Moita , um original instrumento da gestão de solos tendo como filosofia base , o compadrio ,o amiguismo , os ¨nós e os la
ços¨ com que se cose a gestão territorial a Sul do Tejo.

Os mesmos nós e la
ços associados a outro vértice deste malfadado triângulo (betão, autarquias, futebol) vão finalmente betonizar mais uma zona verde em plena cidade de Setúbal , o Vale da Rosa.

E finalmente, continuou-se despudoradamente a gastar centenas de milhar de euros em pura propaganda que tem como único fim criar uma realidade virtual e fictícia como suporte de poder a quem está nele instalado há mais de TRINTA ANOS ! Da mesma forma continuou-se a vandalizar , a deturpar , a controlar e escarnecer , tudo o que não seja a ¨voz do dono¨ .

É tempo de dar uma sapatada a tudo isto, 2009 é já amanhã !

BOM 2009 ! YES WE CAN !

12 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Hoje andei por trás da quinta da Atalaia, ao pé do que é os verdadeiros estaleiros abandonados da Amora. Lá existe um Seixal ainda mais caduco,enferrujado e ao mais completo abandono que não faz as manchetes do Boletim Municipal.

Existe lá um pavilhão enormissimo que a CM Seixal diz não saber existir??? mas isto são temas que vão já fazer parte do novo ano que vai entrar.

Um bom ano novo e boas entradas!!!

Anónimo disse...

A Câmara d Seixal não sabe que existe uma construção monstruosa nos estaleiros do talaminho e que é clandestina? Para tão estranho desconhecimento é caso para perguntar será que são as contrapartidas que provocam o esquecimento?

Anónimo disse...

Parece que o PSD agora quer fechar os estaleiros do Talaminho e mandar os trabalhadores para o desemprego.

Anónimo disse...

Então o que acham de o amigo da Unita e do Savimbi ser Presidente honorário de uma organização da qual é membro esse partido comunista, chamado MPLA? Antes de escreverem seja o que for vejam bem o que vão fazer, senão ainda ganham o prémio de blog mais imbecil

Anónimo disse...

O fantasma do desemprego e da crise não podem justificar tudo, tal como não podem justificar todos os desmandos do patronato.
quando uma câmara fecha os olhos a esta ou aquela empresa , o que está a fomentar é o entrave à livre concorrência, porque não se fecham os olhos da mesma maneira a TODAS as empresas, mas só a ALGUMAS.
As autarquias da Mrgem Sul têm por exemplo a aprender com a de Óbidos e com o seu recém inaugurado Parque Tecnológico.
Aqui nascem Barracões ilegais à beira rio, mas também no meio de pinhais sem que a câmara intervenha mesmo depois de denúncia feita. É o compadrio em estado puro.
Ao Ponto Verde e todos os leitores e comentadores votos de Bom 2009. Que alguma coisa mude! Não se pode dizer que este blogue não tenha feito por isso. Obrigado

Paulo Edson Cunha disse...

ao Ponto Verde e a todos os muitos leitores deste blogue de referência apresento os meus votos de um feliz ano de 2009

Anónimo disse...

Yes we can ... Borrada, OBAMA continua na mesma linha de BUSH, apoia o militarismo estadouniense.

O Paulo Edson da Cunha é gozado por esse Portugal fora com esta colagem e o PSD Seixal ainda se contenta.

Temos 2009 à porta e a mesma mentalidade caduca.

Que em 2009 haja uma verdadeira revolução e o PSD finalmente arrume a casa e corra com os trauliteiros e carreiristas!

Anónimo disse...

Para dar uma sapatada no sistema do qual faz parte o Ponto Verde,podemos contar com os comunistas portugueses, pois não será demais referir que o jornalista iraquiano, Zaidi, que atirou os sapatos a Bush é comunista.

Anónimo disse...

Não só nascem barracões no talaminho como está a nascer mais um bairro de barracas na Quinta do Lírio no Seixal na encosta que confinante com a estrada ao cimo da Qta da Fidalga. Já lá há umas dezenas de barracas será que o Sr. Presidente da Câmara não viu crescer ali mais um bairro de barracas? e os seus fiscais onde andam? a fazer projectos e ganhar dinheiro ilicito. Afinal como é estes senhores da CDU vão deixar revestir o pouco solo que existe com barracas?
Em 2009 queremos outra força política na Câmara, não queremos mais CDU que têm deixado degradar a qualidade de vida neste concelho.
Ao autor do blogs um bom Ano de 2009.

Ponto Verde disse...

Quanto nervosismo anda por aqui...imaginem o que seria se levassem a sério aquilo que consideram uma caricatura...

Bom um bom ano a todos ... quer queiram quer não será um ano de muita mudança.

Cumprimentos com os votos de que 2009 seja um ano de grande participação individual democrática com expressão nas urnas mais que na manipulação de massas em histeria nas ruas.

EM 2009 VOTE! VOTE! VOTE!

Emanuel Oliveira Santos disse...

Os votos de um Bom Ano cheio de felicidade, paz e saúde, para si Ponto Verde epara os seus leitores!!
Bom 2009.

Anónimo disse...

Como se pode ver nunca esta Margem Sul vai andar...Metro no Seixal até ao Barreiro? Só vai piorar...imagino como vai ser a futuro Rio Sul Shopping a volta do seu novo Metro Sul do Tejo...VAI TUDO ABAIXO...
VIVA O BETÃO...ABAIXO AS ZONAS VERDES...A VERGONHA DESTES POLITICOS
BOM ANO NOVO Ponto Verde!
Futuramente vamos ter uma coisa alguma ao de Lisboa...Muitos contentores no futuro Porto da área da Siderurgia!
Um utilizador assíduo
Jorge Gomes