segunda-feira, dezembro 29, 2008

2008 EM BALANÇO (4)


Se quisessemos encontrar uma personagem malévola de 2008 representativa da crise a que o sistema financeiro nos conduziu, essa personagem encaixaria que nem uma luva em Bernard Madoff cujo esquema piramidal se desmoronou já com o Natal no horizonte.

A propósito, remeto o leitor para a crónica CAPITALISMO DINHEIRO E ÉTICA , Miguel Sousa Tavares, Expresso 27 Dez 2008 (excertos) . Uma mensagem extensiva aos muitos aprendizes de Madoffs e Ceausescus que tão bem conhecemos nesta Banda:


(...)Não há dinheiro na mão dos consumidores porque os Oliveira e Costa, Os Rendeiros, os Madoff deste mundo agarraram nas poupancas que lhes confiaram e desbarataram-nas de duas maneiras: ou aplicando-as em pura especulacão, sem qualquer critério de prudência e boa gestão; ou pura e simplesmente, roubando-as em benefício próprio.

Bernard Madoff representa o ponto extremo do capitalismo de sargeta tão caro ao espirito laissez faire, laissez passer que os liberais dos tempos modernos nos venderam como cartilha infalível quanto a do marxismo-leninismo. Ambas têm em comum a capacidade notável de conduzir as nacões à ruína, em benefício de uma restrita elite : a da casta dos play-makers da alta financa ou a dos quadros do Partido. Nicolae Ceusescu, que chefiava uma nacão comunista e miserável, vivia rodeado de mordomias só comparáveis às dos marajás da India imperial: mas era tido e louvado como um revolucionário socialista.

Bernard Madoff , que simbolizava exemplarmente o sonho americano de vir do nada até ao infinito, era cativante, moderno, filantropo, sócio do Palm Beach Country Club, garantia de seriedade e profissionalismo: um génio da financa, que se dava ao luxo de não aceitar qualquer cliente para a sua grande mentira. Com uma diferenca : Ceausescu só enganava quem se queria deixar enganar; Madoff enganou todos, ao longo de trinta anos, e , entre eles, os melhores bancos do planeta (...)


Estou como o Dr.Mário Soares : terá de haver sangue. Mas forcosamente, suor e, desejávelmente , lágrimas.
Isto não é apenas uma crise económica, nem o resultado das aventuras criminosas de algumas ovelhas tresmalhadas do rebanho. Isto é, sobretudo, o resultado de uma crise de valores - politicos , sim , mas também éticos.

É o resultado do Estado se ter demitido do seu papel de vigilância e controlo dos poderosos e de a sociedade se ter dispensado de questionar a origem dessas súbitas e espantosas fortunas que cresceram debaixo dos nossos pés.
O dinheiro deixou de ser um ponto de chegada para passar a ser um ponto de partida (...)

5 comentários:

Anónimo disse...

Por momentos tive a esperança que a personagem malévola de 2008 fosse o Miguel sousa Tavares... ou então o Sócrates... ou então o Magalhães!!
Depois de ter-nos remetido para uma crónica de alguém que conseguiu fazer um imposto rectroactivo, que faz campanha à boca das urnas... agora esta de ter-mso de ler Miguel Sousa Tavares... deixe o seu socialismo de lado...

Anónimo disse...

Na mensagem anterior deve asinar o que o Ponto verde descreve como aprendiz de Madoff ou Ceausescu desta Banda.
Acabei de deixar um comentário no blogue Seixal Sim, num post completamente idiota daquele blogue, como é hábito. O post merece ser lido. é que ainda há bons autarcas CDU,de que os Alfredos Moteiros e os seus lacaios como João Afonso se socorrem para limpar a porcaria que fazem.
Vejam em seixalsim.blogspot.com

Anónimo disse...

Nixon, Carter, Reagan, Tatcher, Eanes, Rainha Isabel II, foram os que diplomaticamente apoiaram a besta do Ceaucescu, sendo que muitos destes o visitaram ou receberam com honras de Estado, mas claro que para um blog imbecil como o A-Sul os eleitos da CDU no Seixal é que foram apoiantes dele...

Anónimo disse...

Os eleitos CDU são iguais a ele, Ceaucesco. Praticam as mesmas desigualdades e têm a mesma arrogância. Em 2009 votemos não à CDU.

Anónimo disse...

Os eleitos CDU são iguais ao Ceausescu, mas o facto de Mario Soares ser lider de uma organização da qual faz parte o MPLA não faz dele comuna?
VOTAI PNR