terça-feira, dezembro 30, 2008

2008 EM BALANÇO (5)



2008 não foi só o ano das crises, do sub-prime , da queda das bolsas e do mercado imobiliário , ou da alta dos preços do crude. 2008 foi para Portugal o ano das energias renováveis , com investimentos no maior parque eólico da Europa , a maior central solar do mundo ou com um projecto pioneiro no aproveitamento da energia das ondas.

Não se trata só de promessas, mas sim de realiza
ções concretas.

A central de Moura (energia fotovoltaica) foi inaugurada em Mar
ço , e em Outubro e Novembro entraram em funcionamento o projecto de energia das ondas na Póvoa do Varzim e o Parque eólico de Monção (120 aerogeradores , só este projecto pode fornecer energia a 300 mil lares e poupar 500 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera).

A Margem Sul parece querer continuar orgulhosamente só neste caminho para as energias alternativas renováveis , pois contráriamente aos projectos acima referidos, foram zero os projectos nesta área concretizados , ou com projecto anunciado.

O que tem piada, quando é o PCP a querer tirar dividendos propagandisticos do projecto fotovoltaico alentejano que por acaso geográfico
- horas de exposição solar - tem lugar numa autarquia CDU .

Fazer disso um paralelismo para as autarquias CDU da Margem Sul é revelador da falta de honestidade politica de quem faz tais declara
ções e que a CDU representa.

13 comentários:

Anónimo disse...

Vou comentar este post por saber que neste blogue não há censura politica, o que não acontece com o seixalsim, blogue de eleitos CDU onde não cabem opiniões contrárias, como não cabem nas autarquias CDU.
Extrapolar do betão CDU da Margem Sul, para o fotovoltaico da Amareleja, é só de quem pensa que somos umas bestas.

Mais, vejam estas pérolas:

- Apesar de haver em Portugal quem não reconheça e, pior, negue o excelente trabalho, a incomparável honestidade e indesmentível competência dos autarcas CDU, eles são reconhecidos internacionalmente,

ou o comentário de João Afonso :

-quanto ao trabalho da Câmara Municipal do Seixal a obra está à vista, e só não vê, quem não quer ver. Se o Daniel tirar as palas e começar a ver com olhos de gente vai acabar por ver aquilo que milhares de Seixalenses à muito vêem, ou seja o bom trabalho que está a ser efectuado pela Câmara Municipal do Seixal. Saberá o Daniel quantos prémios a Câmara Municipal do Seixal já teve pelo bom trabalho realizado? Conhecerá o Daniel alguma Câmara que tenha sido mais vezes distinguida que a do Seixal? Certamente que não, e só razões ideológicas impedem o Daniel de ter outra opinião.

E também ficamos a saber que alternância democrática é para estes eleitos CDu e afins um " aguçar de dentes para o ano eleitoral que se avizinha."

Grande ideia que esta gente tem de DEMOCRACIA.

Obrigado a-sul por me deixar expôr a minha anónima opinião.

Desambientado disse...

Precisamos mais energia verde, no Alentejo e nos Açores.
Votos de um feliz 2009, Ano Internacional da Astronomia. Que os astros se conjuguem para lhe trazer tudo de bom.

Não se perca a felicidade,
Ou os anseios de amizade,
No Novo Ano ansiados,
Mas sempre retardados,
Pela guerra que se faz,
Sob este manto de estrelas,
Sem se perceber que há nelas,
Um desejo de cheiro a paz.

Félix Rodrigues

Anónimo disse...

Então a central fotovoltaica foi construida em Moura por um acaso geográfico? Os marcianos mandaram aquela merda pelo espaço e por acaso veio cair numa autarquia CDU... Vai-se a ver os marcianos em vez de verdes, também são vermelhos e vieram dar uma mãozinha aos comunas... A imbecilidade deste ponto verde não para... Cada vez que pensamos que a imbecilidade atingiu o seu ponto máximo, eis que o ponto verde nos surpreende com uma imbecilidade maior. Vou propor ao Seixal Sim que o prémio para blog imbecil do ano seja atribuido ao ponto verde!

Anónimo disse...

Consumiu muitas energias, "anos de vida", algumas desilusões e ataques de forças políticas opositoras que viam no empreendimento um objectivo megalómano, de promoção pessoal. Pós-de-Mina, que sempre fez questão de se manter equidistante de protagonismos, vê na obra que idealizou o exemplo concreto do que pode o sonho e a perseverança.

Este é um projecto do municipio de Moura, que muitas vezes contou com o bloqueio de alguns artistas da oposição, mas que foi possivel conceber e tornar real, dizer que apareceu em Moura por mero acaso, isso sim é falta de honestidade política, mas é o habitual neste blog e certamente que manterá o mesmo baixo nivel em 2009.

Anónimo disse...

A localização das centrais solares alentejanas deve-se ao facto de serem as regiões da EUROPA com maior exposição solar. O projecto não é Municipal, é PRIVADO e conta com fundos PRIVADOS e benefícios ESTATAIS. Para o PCP vale tudo para a sua baixa politica e alta demagogia.

Anónimo disse...

Os senhores Afonso e Paulo Silva ainda não perceberam que quanto mais elogiarem e bem o senhor Pó-de-Mina , mais estão a criticar os Alfredos Monteiros da margem Sul. Não misturem alhos com bugalhos.

Anónimo disse...

Além da central de Serpa, Barreto Sec.Estado da Energia anunciou mais cinco novas unidades no nosso país aprovadas pela tutela e que deverão produzir um total de 93 mwa de energia. De entre novas centrais projectadas e aprovadas pelo Ministério da Economia e da Inovação constam as unidades de Moura (62 mwa), Ourique (2 mwa) Albufeira (10 mwa), Lisboa (6 mwa) e Freixo de Espada à Cinta (2 mwa).

O investimento da central solar de Serpa é de 61 milhões de euros e envolve entidades como a GE Energy, subsidiária da General Electrics, e a Powerlight, fornecedora de sistemas de energia solar.

Anónimo disse...

O Seixal SIm devia atribuir os prémios dos melhores do ano. Para o blog mais imbecil proponho o A-Sul.

Anónimo disse...

Só uma pista relativa a um post que li um pouco abaixo, relativo á hipotese de José Eduardo dos Santos e o MPLA serem comunistas. Procurem aqui: http://www.socialistinternational.org/viewArticle.cfm?ArticlePageID=931 e depois vejam qual é o partido português que faz parte da IS e quem é um dos seus Presidentes honorários.

Anónimo disse...

O balanço do ridiculo do ano encontra-se no Seixal Sim.

Anónimo disse...

Atras do SeixalSim está a fina flôr da CDU Seixal.Quem defende o Tacho não merece castigo nem ser chamado de mentiroso. É a luta pela sobrevivência.

Anónimo disse...

O prémio da estupidez só pode mesmo ir para Alfredo Monteiro. É caso para perguntar como é que a Câmara do Seixal ganha tantos prémios se o concelho está na maior degradação nacional. A unica coisa comunista que é boa no seixal é o BMW do presidente da Câmara. Devem ter gasto muito do nosso dinheiro em propaganda para conseguirem ganhar os prémios sem os merecerem.

Edward Soja disse...

Mas... temos alguma coisa contra os cês cedilhados? Ou foi o 2008 foi o ano em que deixámos de os usar definitivamente?

Irra!