quarta-feira, janeiro 10, 2007

MAIS UM EXEMPLO DO NORTE







Sete anos depois da sua criação como Zona de Paisagem Protegida , e depois de um investimento de 1,1 Milhões de contos, a Câmara Municipal de Paredes de Coura acaba de inaugurar naquele local (Corno de Bico) um Parque Ambiental.

Os objectivos defendidos para este projecto são “ promover a investigação e a divulgação dos recursos naturais daquela Paisagem Protegida e captar novos fluxos de visitantes para a localidade” do Distrito de Viana do Castelo , sendo uma vontade de também dar “às escolas, aos especialistas e estudiosos na área do ambiente e ao público interessado, uma estrutura onde podem permanecer”.

Aquela àrea protegida foi criada em Setembro de 1999, compreende 2000 hectares e cinco freguesias daquele concelho, possui um grande carvalhal, e espécies raras ao nível da fauna e flora.

Foi também construído de raiz um edificio que se destina a divulgar os recursos naturais daquele concelho, com ateliers, sala de exposições e conferências, laboratório e auditório. Houve o cuidado de integrar este edificio na paisagem envolvente , de carvalhos , vidoeiros e cedros, estando o mesmo revestido a madeira.

Incluído no mesmo projecto está também a recuperação e a adaptação de antigos edificios escolares entretanto desactivados com a finalidade alojarem em termos hoteleiros os visitantes .

_____________________________________________________

Em Sines (clique), a oposição local não aceita o esquema já posto em prática no Seixal com o Mercado de Miratejo , uma estrutura recente e demolida para instalar um novo mercado...e mais uma grande superfície LIDL ! O PCP deliciado com as engenharias financeiras do capitalismo.

2 comentários:

Caparicano disse...

E a sul, algum bom exemplo ?

Ponto Verde disse...

Na Margem Sul estão para nascer vários jardins, mas nos condomínios fechados da Quinta da Trindade e só para residentes, curiosamente, num local anteriormente arborizado.