domingo, janeiro 07, 2007

OBSERVA E ECOLINE ; UNIVERSIDADE, SOCIEDADE CIVIL E AMBIENTE


















A Revista xis deu ontem destaque de primeira página e uma longa entrevista à socióloga Luísa Schmidt . Essa entrevista pretendeu também dar a conhecer o projecto
ECOLINE, que segundo palavras da entrevistada é :

"Um projecto do OBSERVA, Ambiente, Sociedade e Opinião Pública, com o apoio directo do ISCTE, do programa POS_Conhecimento e do Instituto do Ambiente. A ideia do ECOLINE é descodificar a informação complexa sobre ambiente e desenvolvimento sustentável, que habitualmente não está integrada nem sistematizada, e transmiti-la em linguagem acessível, embora óbviamente rigorosa, de modo a permitir que cada vez mais pessoas de quadrantes e formações diversificadas, consigam aceder à informação ambiental.

Qualquer pessoa que vá à Internet pode consultá-la. Por outro lado, oferece uma abordagem histórica dos temas e dos problemas, enquadrando-os nos seus antecedentes, que normalmente as pessoas não conhecem. "

A restante entrevista à qual aconselhamos a leitura na íntegra é o retrato ambiental do País, um retrato objectivo e cru de politicas que têm arrastado este país cada vez mais para a cauda ambiental da Europa, erros como o que a seguir passo a citar que não há meio de parar:

" Constroem-se bairros de forma imponderada e desordenada nos subúrbios de Lisboa e, depois essas populações não têm como vir para a cidade trabalhar sem ser de automóvel."

Sem comentários: