quarta-feira, janeiro 24, 2007

COSTA DA CAPARICA - ÁGUA MOLE EM AREIA FINA ...(2)

























Jerónimo de Sousa, no debate parlamentar mensal , afirmou , que as actuais questões das alterações climáticas são
"actuais e transcendentes" e causadas pelo homem, mesmo que atribuídas "às politicas neo-liberais"
, pois estou de acordo que esta economia predatória de recursos tem uma quota parte significativa nestes problemas ambientais, mas também terá, o passivo ambiental e industrial da ex . URSS tão apoiada pelo senhor deputado, sem falar da questão atómica com o acidente de Tchernobyl.

Mas não é essa aquestão que aqui queria trazer hoje, e que vem na continuidade do post de ontem. E a grande questão que nos parece ser legítimo abordar, sobre as obras em curso, é que se espera que elas obedeçam a uma estratégia ampla dentro da geografia da zona, e não , fundadas no "salvamento mediático" dos chamados apoios de praia existentes.


É que se fôr esse o caso está-se a despender avultadas quantias a contrariar a força da natureza para salvaguardar um bem do foro privado aque nunca ali devia ter existido. Mais, estes apoios são do mais terceiro mundistas possiveis, existe no local , alguns há décadas sem que os proprietários ou concessionários tenham neles investido em melhoramentos necessários, sendo muitos deles um verdadeiro atentado à saúde pública.

Sob o ponto de vista turistico, são uma vergonha que é inadmissivel a sua existência e continuidade. Apesar de gerarem lucros significativos, transmitem do país uma imagem de desmazelo e degradação que não promove a Costa de Caparica nem as praias que pretende "apoiar" .
Continuo a achar que é um erro a insistência em reforçar daquela forma aquela "duna" que relembro, há muito que não é uma duna natural, ou de formação natural, na totar e real acepção do termo.

Pensar (ou fazer crer) que o mar é assim vencido ou contrariado , pode ser demagógico e mediático, mas não é nem sério, nem eficaz.
Dar tempo de antena aos que exploram aqueles pardieiros é um mau serviço público e um gozo à sociedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Visitem, novo POST sobre a Assembleia Municipal do Seixal:

www.juventudeseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

O terceiro mundo no seu melhor, a Câmara gosta do design e da arquitectura destes espaços. Agora os partidos deram em anunciar no A-Sul? Ontem o PSD aqui, hoje a CDU. A partidocracia a apanhar boleia da cidadania, é bonito...