terça-feira, novembro 07, 2006

O DESCONTROLO DO PARAÍSO 2 - A BLOGOSFERA












A Capa e o número 713 da Visão ainda aí estão nas bancas e recomenda-se por várias razões a sua leitura, mais não seja, pelo texto de opinião publicado na página 102 , assinado por Manuel António Pina na coluna
Portofólio, sob o título "Anónimos, dizem eles" , ao mesmo tempo que recomendo a sua leitura na íntegra. Gostaria de destacar as seguintes passagens num artigo sobre o "grande alvoroço na net (e fora dela) acerca do anonimato. A coisa vem de longe mas acendeu-se com a publicação num blogue de transcrições de um best sellerb alegadamente copiadas de um livro alheio"...

Passo a citar breves excertos dessa análise oportuna que peço que comparem, por exemplo pelos comentários recebidos ao post de ontem, ou a qualquer um do A-Sul:

"Por um golpe de rins comum em debates do género, a polémica plágio tem sido, em alguns jornais transferida para a questão do anonimato na blogosfera, segundo o sabido modelo daquilo que , em informação e contra-informação, se chama de «técnica de desautorização», pois « não se devem discutir as ideias do adversário (...), e antes, ao invés de debater uma tese, deve desconsiderar-se o adversário» (...) é parte da nossa cultura comunicacional, e qualquer recém chegado à politica ou qualquer estagiário de jornalista já vem equipado com a desconversa no código genético . (...)

(...) Os meios tradicionais de comunicação apontam frequentemente o dedo acusador à natureza anónima de muitos blogues como se grande parte daquilo que hoje se publica nos jornais não tivesse origem em fontes anónimas (...)

Sobre o direito de resposta no caso de "informações incorrectas ou incompletas, acusações sem provas, opiniões e comentários ofensivos..." : Ao menos nos blogues...correcções e rectificações são publicadas em directo e no mesmo exacto local (...)

(...) Como nos jornais, há blogues mais crediveis e menos crediveis, e há blogues, como há jornais, sem qualquer espécie de credibilidade. Convenhamos, no entanto, que factos são factos, independentemente de virem com assinatura (pseudónima ou ortónima que ela seja) ou não. Não deixa aliás de ser sintomático do clima que hoje se vive em algumas redacções a circunstância de muitos bloggers serem jornalistas que publicam na blogosfera factos que não podem publicar nos órgãos de informação em que trabalham. Anonimamente, pois o preço da liberdade começa a ser de novo muito alto (...).

A questão do anonimato tem também sido posta na China, onde se pretende que os bloggers sejam identificados e tenham ficha na polícia.

Mas a blogosfera, na China como por estas mansas paragens é um espaço de liberdade e pluralidade que veio para ficar, é melhor irem-se habituando a isso os donos da informação."

9 comentários:

Anónimo disse...

Alguém escreveu aqui uma grande verdade e teve a coragem de assinar e dar a cara , coisa que este covarde pasquim fascista não faz.Como é que se pode inventar tanto de um partido honesto e de gente incorrupta? Não se pode fazer nada a bem da população que os invejosos logo inventam. Isto é obra de um só gajo e ressábiado e como já descobrimos inventa gente que aqui põe comentários ao que escreve para parecer que vêm aqui muitos e que tem tempo de antena. Frustrado.

"Os cães ladram e a caravana passa... Tanta dor de cotovelo... Tanta mentira... Tanta desinformação... Quanto pagam ao ponto verde para fazer este trabalho porco, deve ser bastante é que para além de inventar mentiras, ainda temd e inventar nomes ficticios para fazerem comentários ficticios..."

António Dias

Anónimo disse...

O Dias e tu?
Passas o dia na internete enquanto os contribuintes te pagam o ordenado?
Incorrupto quem? O J.A.? O J.L.?

Deixa-me rir.


Manuel Noites

Ponto Verde disse...

Certo!!! Sempre é uma opinião.

Mas bem caracterizada pelos excertos que publico de António Pina , passo a citar:

- " segundo o sabido modelo daquilo que , em informação e contra-informação, se chama de «técnica de desautorização», pois « não se devem discutir as ideias do adversário (...), e antes, ao invés de debater uma tese, deve desconsiderar-se o adversário» (...) é parte da nossa cultura comunicacional, e qualquer recém chegado à politica ou qualquer estagiário de jornalista já vem equipado com a desconversa no código genético . (...)"

Unknown disse...

Pois é, o monopólio dos donos da informação acabou !
A blogosfera é uma realidade incontornável na sociedade actual e sua influência na cultura, política, economia, história, sociologia,etc...será cada vez maior.
O fenómeno revolução está em marcha é incontornável e irreversível para desgosto de muitos tycoons da informação e "citizen Canes" de pacotilha...
É como a água de um rio tumultuoso correndo para a foz inundando tudo à sua passagem para desembocar no grande Oceano da informação.
Os media que se cuidem, especialmente aqueles mais ortodoxos, bacocos e esclerosados que não se têm sabido adaptar-se às novas tendências.
Longa Vida à Blogosfera !!!

Anónimo disse...

Opss!!!
Com que então...o Ponto Verde chama-se António Dias!!!!...Tá-se meu!!!
"Alguém escreveu aqui uma grande verdade..." ainda bem que se podem escrever grandes verdades em pasquins fascistas.Muitos jornais até têm tribunas dos leitores...o que não é o caso, por exemplo, dos Boletins Municipais.
Adorei o "ressábiado"...mas sabes... enquanto me transformavam num monte de merda, de tanto houvir e em tantas entoações e de tantos modos,chamarem-me filho da puta, isso tornou-se passifico para os meus candidos houvidos.
De honestidade e incorruptabilidade(xiça, é dificil de escrever...talvez com a prática lá chegue), eu antónimo,ponto verde de homónimo e quejantos.. , não disse nada que outros pontos verdes parece terem-se a mim próprio antecipado.
Bem, vou mas é tomar um café que isto logo pela manhã não dá!
Na blogosfera ,não há portas fechadas, e da sabedoria popular:
- A verdade vem sempre ao de cima
- A mentira tem perna curta
.....
Para mim uma bica curta, tu também?
Sabes , comoveu-me sobretudo constatar que és alguém muito especial e acima de tudo MUITO ... MUITO SENSÍVEL

Anónimo disse...

"pode inventar tanto de um partido honesto e de gente incorrupta? " a piada do dia!!!! O Sr não deve sair de casa desde o 25 de Abril, oh homem saía de casa e tire a abra os olhos para ver a podridão que reina!! Pior que um cego é aquele que não quer ver!

Anónimo disse...

Vês Miguel... pura matemática!
Talvez por isso recorde teoremas de um poeta de que há muito não ouço falar, um tal Reinaldo Ferreira,
- O Ponto -
Mínimo sou,
Mas quando ao Nada empresto
A minha elementar realidade,
O Nada é só o resto.


E também

Duas rectas que se cruzam,
Eis um ponto;
Esse ponto , em movimento,
Há-de ser recta também;
E essa recta e outra recta
Hão-de formar novo ponto,
Novo ponto
Nova recta
E sempre assim sem remédio!

Eu sou um ponto nascido
De duas vidas cruzadas...

Na minha cabeça só há números
Miguel.... Miguel
Um abraço

Anónimo disse...

Não tem a ver com o tema, mas acho que tem todo o interesse quando não existem espaços para contacto com a natureze no Seixal, pelo menos com condições para tal:

"A natureza ajuda a ficar em forma

Entrar em contacto com a natureza pode ajudar as pessoas a ficar em forma, reduzindo o fardo da doença nos serviços de saúde, declararam peritos da conservação do ambiente.

A Natural England está a lançar uma campanha para levar as pessoas a estar mais tempo fora de portas, em locais de vida selvagem e ambientes naturais.

Afirma que a proximidade com a natureza fará diminuir o stress e melhorará a actividade física.

A agência de conservação do ambiente inglesa comentou que o objectivo é ajudar a prevenir a doença, tal como a obesidade, e não tratá-la.

O Dr. Willliam Bird, da Natural England, afirmou: "Cada vez mais provas sugerem que tanto a saúde mental como a física melhoram com o contacto com a Natureza".

"No entanto, as pessoas têm menos contacto com a natureza agora do que em qualquer outra altura no passado. Isto vai ter de mudar."

Para ler a notícia em pormenor, consulte o site da BBC News. "

Anónimo disse...

O Seixal é um concelho onde se pode contactar com a natureza, dá gosto viver no Seixal,em Almada ou na Moita o que não acontece com a Margem Norte e sim o PCP é incorruptivel, que eu saiba nem a Fátima Felgueiras, nem o Avelino nem outros quejandos são do PCP. Isto é um site de má lingua , é só dizer mal, mas que eu saiba não há autarcas do PCP a serem julgados ou acusados.