quinta-feira, novembro 30, 2006

DE ESPANHA - MERA COINCIDÊNCIA OU FICÇÃO















Este post foi baseado em dados do artigo "A Máfia do Tijolo" da VISÃO de hoje e assinado por Mário Rui Cardoso, recomenda-se pois a sua leitura na íntegra.

Brandos costumes nos distinguem de outros europeus, aqui parecem até ser inconstitucionais os fundamentos do caso apito-dourado (haverá lata para alegar isto em tribunal ?) , nas autarquias é tudo transparente bem como nas obras, desde as públicas às privadas. Ainda bem que esse é o retrato que nos passa uma justiça onde não vêmos casos destes a ír a julgamento...

É que por Espanha a coisa é distinta, a última década foi pasto de um boom de construção (conhecem outro país assim?) , mas os espanhóis reconhecem que ao mesmo ritmo se instalou a corrupção imobiliária. A última detenção teve como alvo 11 cidadãos de Marbelha e já esta semana foi detido o director geral de Ordenamento do Território das Baleares e um autarca de Maiorca.

Em Marbella explodem os edifícios de habitação e as unidades hoteleiras, consta que as facilidades concedidas por parte da autarquia era reconhecida com valores entre os 500.000 e dois milhões de euros, o centro desta máquina de extorsão era o acessor do urbanismo da autarquia Juan Roca...mas havia envelopes simpáticos para os restantes membros da autarquia, de vereadores ao vice-presidente e até ao chefe da policia municipal.

Em Março Juan Roca foi preso bem como a vice presidente que tinha na sua habitação 360 mil euros de "trocados". Envolvidos também no esquema foram os presidentes do Clube de Futebol Sevilha FC e o anterior alcaide e mulher .

Para ir ao fundo deste estado de coisas, podemos ir até 1991 com o célebre Jesús Gil y Gil que sendo promotor imobiliário, chegou a presidente de Câmara, tornando-se numa figura popular pela criação de postos de trabalho e investimento na região, mas que se traduziu num desordenamento brutal e em corrupção generalizada.

Achei curioso este léxico e a explicação inserida em caixa, passo a citar:

Em Espanha , são construídas 800 mil novas habitações todos os anos, tantas quantas em França, Alemenha, Reino Unido juntos. Muitas resultam dos mais variados esquemas:

Pelotazo - Reclassificação de terrenos não urbanizáveis em edificáveis, com os proprietários a obterem mais valias sem lá meterem um tijolo.

Convénios - Empreiteiros contratam com a câmara revisões do plano de ordenamento para obter reclassificação de terrenos e autorizações para construír mais do que é permitido.

Licenças - Pagamento de subornos para aceitar os licenciamentos.

Desvalorização artificial de terrenos - Cedência de solos municipais para construção a preços abaixo do valor real.

Ainda bem que em Portugal "não acontece" nada disto.....

Sem comentários: