sábado, novembro 25, 2006

ESTUÁRIO DO SADO MONITORIZADO
















A Peninsula de Setúba é delimitada a Sul e a Norte com duas grandes zonas estuarinas., o Estuário do Tejo e o do Sado.

Nesse enquadramento e pela proximidade de uma desses estuários, foi a 17ª campanha Costwatch, um projecto europeu de monitorização do litoral, coordenado em Portugal pelo Geota. Escolhido para Setúbal na edição deste ano,indo já na sua 17ª edição constacta-se que os participantes têm preferido explorar as zonas de praia, relegando para segundo plano os estuários.

Segundo Carlos Costa do Geota , "O objectivo é fazer um levantamento, através de um inquérito definido a nível europeu, da evolução do litoral ao nível da deposição de resíduos, erosão, espécies animais e vegetais existentes ou densidade de construção.

No ano passado, a campanha cobriu 1086 quilómetros da costa portuguesa – dividida por blocos de 500 metros, atribuídos a cada grupo de participantes - e envolveu 4324 pessoas. Concluiu que, comparativamente com anos anteriores, todo o país regista novas construções na faixa dos 500 metros da costa. No capítulo dos resíduos, foram identificados mais de 119 mil objectos de diferentes tipologias, com as garrafas e sacos de plástico a ocuparam o topo da lista em volume encontrado. Materiais de construção e detritos de barcos são também frequentemente encontrados."

Esta acção vai durar até Dezembro e conta com algumas organizações ambientalistas locais, sendo pelos seua objectivos , uma organização a manter, apesar da ameaça de perda de apoios estatais em tão importante projecto.

Carlos Costa lamenta também e segundo o Região de Setubal on line , que os dados recolhidos não tenham um maior aproveitamento por parte das entidades nacionais e locais para definição de políticas de ordenamento do território e de gestão de resíduos. «Não somos detentores dos dados nem lhes conferimos qualquer confidencialidade, mas o certo é que este manancial de informação, que tem vindo a ser compilado há 17 anos, podia ter um aproveitamento muito mais estratégico»

Sem comentários: