sexta-feira, novembro 03, 2006

ALMADA - MARGEM , BETÃO E OPINIÃO!














Hoje não ía por aqui, mas porque a qualidade e a seriedade dos comentários é grande, gostaria de lhes dar o destaque que merecem pelo que, agradecendo aos comentadores do post anterior, saliento o seguinte:


Por aquilo que a CMA tem projectado para a zona "Almada Nascente", parece-me, sinceramente, ser sempre uma melhor opção ao espaço degradado que actualmente existe. Veja-se o caso da Expo em Lisboa, que reabilitou a zona oriental de Lisboa, tornando-se numa mais valia para a capital. Com menor dimensão, os terrenos da actual Lisnave tornam-se desejáveis para a especulação imobiliária, isso é um sinal dos nossos tempos. Contudo, se houver algum cuidado e bom gosto, a zona da Lisnave pode tornar-se numa mais valia para o concelho de Almada. (Papoila)
_________________________________________

De facto o caso da Expo 98 foi uma mais valia, mas fugiu muito ao projecto original.
Lembrem-se que o espaço destinado para habitação foi "crescendo" ao longo do tempo, a area de construção prevista inicialmente foi ampliada e, no fim, não saiu bem o que se esperava. O que alguns esperavam, enfim, porque outros puderam fazer exactamente o que queriam: construir, construir e construir. Tem de se ter muito cuidado nestes projectos. (André Santos)
_________________________________________

...As estradas da margem sul estão um caos na hora de ponta, como vão fazer para que as 12 mil pessoas, na verdade vão ser mais pq com o exemplo da expo todos sabemos que a área para construção vai aumentar, saiam de manhã para o trabalho??? Com o metro? Em Lisboa existe metro, comboio e as pessoas não largam o carro, na margem sul existe comboio e barcos e as pessoas continuam a ir de carro!!!!

Isto é mais uma fuga para a frente e a rendição aos patos bravos (construtores!)!!! Com a estabilização no número de pessoas a viver no país e a diminuição da taxa de natalidade para quê insistir em construir mais aglomerados populacionais em áreas já de si saturadas?? Querem o quê, trazer o resto da população do interior para a Grande Lisboa??? Não seria melhor aproveitar a zona e criar uma zona de lazer para as pessoas, por ex., jardins, ciclo vias, zonas para a prática de desporto, desportos náuticos etc. etc. e não uma zona para gente rica como é a expo!


Em relação à expo façam uma visita e comparem com o projecto inicial, vão ver que os apregoados jardins nunca vão aparecer pq as zonas estão ocupadas por torres. A praça sony foi desmantelada e vai dar origem a uma torre, o jardim na parte Sul está a ser sujeito a pressões para ser destruído e ali construírem 2 torres! É isto que vai acontecer em Almada, porque se olharmos para o passado da gestão da margem sul todos percebemos quem manda, patos bravos, e $$$$. Assim como no resto do país !!!


Em relação ao metro, não vale a pena adicionar nada, é uma vergonha em que ninguém vai ser penalizado ou castigado, é o país que temos!
Pensem no seguinte: Os vossos filhos, amigos ou vocês conseguem andar de bicicleta na rua? As crianças saem de casa para brincar nos parques e jardins junto de vossas casas? Quantas horas perdem por dia para chegar ao trabalho?

Aonde estão os parques para vocês irem ao fds com os vossos filhos ou amigos brincar ou praticar desporto? As ruas estão limpas? Acham mesmo que vivem num local agradável sem ruídos dos carros e sem poluição? As escolas têm condições? A nossa cidade, não incluindo os shoppings, tem vida durante o dia ou à noite? Os transportes são pontuais e têm qualidade? Temos realmente qualidade de vida? Não seria melhor investir nisto do que em megalomanias??? O problema é que em Portugal as cidades não são feitas a pensar nas pessoas mas sim em algumas contas bancárias! Não se pensa em dar qualidade de vida ás pessoas e faze-las assim um pouco mais felizes! (António)
____________________________________________

De facto, cada vez compreendo menos qual o rumo que as autarquias da Margem Sul seguem, ou sequer, se o têm.
Leio o que dizem os Presidentes da Camâra e os vereadores e fico com a sensação que sou um preveligiado por viver nesta zona... depois saio de casa, vejo o caos em que se transformou isto nos últimos 30 anos e fico evidentemente baralhado.... para mais quando fico a saber que os terrenos norte da Siderurgia Nacional vão ser transformados em terrenos para habitação e que o grande lobby de pressão neste caso dá pelo nome de A.Siva & Silva, por acaso a mesma empresa que construi as oficinas da CMS... E a industria e o emprego meus senhores??? mais casas em concelhos já de si a rebentar pelas costuras??? (ZP)
_____________________________________________

Obrigado a todos pela demonstração de que há nestes concelhos quem pense , e que há quem pensa nestes concelhos...

2 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas pensam, mas o sistema teima em se manter, assumindo novas "qualidades", este vergar do PCP ao Grande Capital, aos off-shores e Bancos é uma pouca vergonha, tal como a subserviência ao capital explorador e agiota do betão.

O PCP e os seus autacrac da margem sul deviam estar em Tribunal.

Anónimo disse...

Este é um exemplo de um blog que não é construído para o umbigo. O dar ao comentador a primeira página é de elogiar e divulgar. Excelente conteúdo geral e capacidade de análise.