sábado, novembro 11, 2006

ENERGIA


















O ambiente está finalmente, e espera-se que definitivamente na ordem do dia, das publicações mais especializadas ás mais gerais têm ultimamente sido publiacados inúmeros dossiers e trabalhos de investigação.

Hoje a xis , suplemento do PUBLICO dedica o seu número semanal à Energia, sob o título elucidativo "O que fizermos hoje determina a vida amanhã" e inclui uma entrevista com o Engº Carlos Pimenta que se recomenda a leitura.

A entrevista a Carlos Pimenta extravasa o tema "energia" e acaba mesmo por focar o incontornável filme de Al Gore. Também Carlos Pimenta relembra que "O impacto (das alterações climáticas) vai ser brutal, exactamente em que contornos , não se sabe bem.Nós temos um estudo muito bom sobre os impactos em Portugal de toda esta crise, chamado SIAM, onde se faz uma análise das consequências. Sobre a desertificação, em relação ao que se perde, ao tecido hidrológico, etc. É uma autêntica catástrofe. (...)

Hoje em dia já estamos acima da máxima concentração de gases de efeito de estufa que existiram no último milhão de anos. Com valores mais e menos extremos, o mundo conheceu uma alternância de períodos glaciares e períodos quentes. Portanto algo de dramático se vai passar. Exactamente o quê, não se consegue prever"

Úteis neste trabalho da xis são também as dicas para poupar energia, nas contas e no ambiente.

Sem comentários: