sexta-feira, novembro 11, 2005

SOBREIROS DO SEIXAL - O DEBATE NACIONAL OU O ABATE NACIONAL ???














Á direita na imagem a àrvore que se vê é um sobreiro, um dos que resistiram à construção que tudo tem consumido e abatido, realmente "a obra que se vê"... os mil e tal da Quinta da Princesa , são só a ponta do iceberg.

Como aqui já previamos, esta história da multa de 250000 euros mais a proibição de construção por mais 25 anos, na zona onde foram abatidos ilegalmente mais de mil sobreiros na Quinta da Princesa, está prestes a transformar-se numa verdadeira caixa de Pandora, está agora nas mãos dos cidadãos, no peso da opinião publica e nos media , que não se caia, no que já se fez com a "Lei Cravinho" (que impedia por dez anos a construção em terreno ardido) e que por interesses vários...acabou por ser revogada.





Foto Flor da Mata Maio 2005

Numa primeira análise é mesmo com euforia que vejo o poder publico aplicar a letra da lei em tempo útil. O que deveria ser o dia a dia do estado de direito torna-se numa excepção , quer
emos que passe a ser a regra, ou seja, verdadeiramente, A LEI!

Por sua vez o presidente da Câmara do Seixal reagiu!!! (pudera, teve o aproveitamento de 10 milhões de euros em "obra feita" em timing eleitoral, mas paga pelas contrapartidas , antes de ter algo para dar em troca ...e agora como as vai pagar???

Alfredo Monteiro, veio agora (Publico 10/11/05) , e como seria de prever, alegar , e muito bem, que o procedimento em casos semelhantes deverá ser idêntico ! Senhor Presidente, poderá aqui aproveitar graciosamente o post de ontem e alegar os por aqui documentados casos do Montijo e da Moita ou Palmela ,concelhos vizinhos, para além do que refere sobre Benavente ou Vale da Rosa também já aqui denunciados.





Foto Torre da Marinha, construção avança sobre oliveiras e sobreiros

Mas como parece andar a reboque dos acontecimentos, e, antes que conceda novas contrapartidas que não poderá assumir, relembro que o Centro de Estágios do Benfica obrigou ao corte de dezenas de sobreiros, o mesmo tendo sucedido no ultimo Inverno na Flor da Mata, contemplada também por fogos de origem criminosa e que vitimou , quer o corte quer o incêndio, também eles, dezenas de sobreiros, relembro também o corte do mesmo arvoredo na Torre da Marinha e como sabe um pouco por todo o concelho (Farinheiras, Casal do Marco...).





Foto um dos sobreviventes da Quinta da Trindade

Aqui vê-se bem que no deve e no haver (dos sobreiros abatidos no Seixal) , apesar desta derrota, a Câmara e os promotores imobiliàrios têm levado a melhor... Por outro lado estou curioso da aplicação da determinação de reflorestar a àrea abatida. É que na Flor da Mata é o PDM que prevê , pela importância ecologica da zona, que esta zona de Mata e Maciço arbóreo seja reflorestada caso arda (o mesmo se entende caso seja ilegalmente abatida?), o que até agora nunca aconteceu.

Gosto da linguagem e do estado de espirito que transpira do artigo, o senhor presidende de câmara alega o "interesse municipal" ,pergunto eu ; E o ambiente? É do interesse de quem? E o interesse dos municipes em ter mais um Hipermercado é superior à manutenção da paisagem e da sua qualidade ambiental? para além da ameaça : "uma questão serissima que merece a reflexão de todos os autarcas em defesa do interesse municipal ", "vai ser um 31 para todos, até para o Estado", e terminando com esta interpertação no minimo peculiar " não estão em causa mil sobreiros mas sim 84" é que, argumenta "os restantes não produziam cortiça, e por esse motivo não constituiam um montado de sobro" .

Simplesmente brilhante!!! Senhor Alfredo Monteiro !!! - "A Obra que se vê "- Mas agora, quem a paga?

4 comentários:

Anónimo disse...

Ah bom! eram só "84"! estou muito mais descansado...

Será que é possível, à semelhança do que foi feito na altura da questão de Timor, inundar o mail do Sr. Presidente da CMS com os nossos mails de indignação???

Mas afinal este indíviduo está lá para representar e defender os interesses de quem? do concelho? o concelho precisa de mais uma grande superfície comercial? onde estão os estudos? - ou são estudos de mercado patrocinados pelo Carrefour?

Cada vez há menos paciência...

Anónimo disse...

com a pressa de ter as obras prontas antes das eleições, fez merda........

Anónimo disse...

Mais uns dias e ainda vai dizer que os sobreiros não foram cortados, mas sim transplantados para o passeio ribeirinho para colmatar as àrvores que estão em falta naquele "passeio arborizado".

Anónimo disse...

Só vos digo isto:informem-se e nao digam disparates que ate parece mal!!!!Mas pronto vcs e k sabem s kerem continuar por essa via ou nao isso ja nao e cmg.