terça-feira, novembro 01, 2005

TERRAMOTO 1755 - HOJE SENTE-SE SEGURO?














25o anos passados há quem ache que está cada vez mais longe, outros há que pela mesma razão consideram que poderá vir a estar cada vez mais perto (a repetição) o que aconteceu a 1 de Novembro de 1755.

A realidade - da lição que podemos retirar das recentes catástrofes naturais - é que, ninguém está imune, e numa situação de tragédia o socorro às vitimas e o apoio aos sobreviventes não é nem uma ciência exacta nem algo em que se possa confiar a 100% tais são os imponderáveis a considerar, até a incompetência dos serviços envolvidos ou a sua descoordenação...

Do lado da prevenção, passados 250 anos, pouco se fez, e, pouco se faz no dia a dia para enfrentar um terramoto que pode ocorrer no mais improvável dos dias, na mais inoportuna das horas, e pode nem ser nada de novo, pode ser apenas uma repetição do que já aconteceu, pode ser até tão simplesmente uma pequena amostra do que agora é história.

Lisboa cresceu desmesuradamente, demasiado rápidamente, sem nem sempre serem cumpridas as regras do "Regulamento geral de edificações urbanas" ou de qualquer outro regulamento, sem nem sempre, serem devidamente vistoriadas as obras, aferida a qualidade da construção dos materiais e das técnicas.

Assinou-se de cruz para construir em leito de cheia, sobre linhas de àgua, ocupando florestas, impermeabilizando o seu solo, ignorando falhas sismicas, ou muito simplesmente misturando factores não misciveis (uma escola atravessada por uma linha de Alta Tensão por exemplo). E também sem haver um cuidado na conservação do já construido , muito ameaçando ruina em situação normal.

A resposta ao que poderá resultar disto ?

- Dia a dia, esperamos é que nada de mais ocorra senão mais um dia com os "problemas do costume" , mas sentirnos-iamos bem mais seguros se pudessemos confiar, nos politicos, nos autarcas, nos tecnicos , nos empreiteiros, nas estruturas das casas que habitamos, nas infra-estruturas das urbanizações que a cada passo surgem como cogumelos, demasiado rápidamente...nos sitios improváveis e não recomendados do costume, tudo quanto é espaço verde ou campo aberto!

Você confia?

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou confio no ponto verde nosso bem amado grande lider... O que ele nos diz são verdades insofismáveis!

Anónimo disse...

O autor do artigo tem toda arazão não há prevenção, educação ou controle no construido, a acontecer algo será uma tragédia com os inimputáveis do costume.

Carlos Marecos

Anónimo disse...

grande ponto , agora é que tocaste mesmo no ponto...