sexta-feira, março 19, 2010

NOVA POLITICA DE HABITAÇÃO TAMBÉM NO SEIXAL ?


A notícia foi dada com discrição e não teve dos jornais locais , destaque algum, mas vincula a palavra do Presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro , a uma nova politica de urbanismo e de habitação social.

Alfredo Monteiro segue assim recomendações que vêm de vários sectores da sociedade, nomeadamente aqueles que estudam mais profundamente os fenómenos de exclusão e guetização provocada por uma politica errada de habitação social seguida ao longo de décadas nas periferias das maiores cidades.


A notícia a que me refiro reporta-se a declarações de Alfredo Monteiro em reunião de Câmara sendo-lhe atribuídas as seguintes declarações, a propósito dos realojamentos dos habitantes do Vale de Chícharos , Jamaica :

« Estamos à procura de uma solução de realojamento para as famílias de Vale de Chícharos ao abrigo do recenseamento de 1997, procurando encontrar habitações devolutas e através de um acordo com as entidades bancárias. Neste momento de crise que vivemos, a solução não passa por construír novas casas, mas sim por utilizar as que se encontram devolutas, numa parceria que passa também pela reabilitação urbana »

Não podia estar mais de acordo, só discordo na desculpa da "crise que vivemos" , a questão de não construção de mais habitação deve ter a ver sim , com o abandono de politicas guetizantes uma oferta de casas novas que excede largamente a procura , com uma quantidade enorme de casas devolutas e com um parque habitacional degradado e também devoluto a necessitar de reabilitação e de... habitantes , para dar vida a zonas perfeitamente abandonadas ( e devidamente infraestruturas...com escolas desertas... centros de saúde sem utentes...) das nossas cidades.

- Relembro também que são leiloadas pelos bancos 120 casas por semana !

6 comentários:

Anónimo disse...

Estranho....estranho!!!!!,
Pois como todos sabemos, a solução para a "Jamaica", da CMS, sempre foi a da construção de mais um gueto, o da Flor da Mata.
Acresce que, há menos de um ano (sessão camarária de 6.5.2009,pela delib. nº194/2009 "...é deliberado que o procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Flor da Mata, em curso no âmbito do Proc.nº2/M/00, aguarde pela conclusão do processo de revisão do PDM, de modo a integrar a nova estratégia a definir para a área habitacional do Município do Seixal".
Mais recentemente, nas Grandes Opções do Plano para 2010 da CMS, continuam na procura de soluções para as populações recenseadas em 1997????? em Vale de Chicharos(Jamaica).
... e em Março de 2010 já vislumbram a solução????
...quando todo este processo manteve a oposição da população da Pinhal de Frades e Flor da Mata, numa guerra que se iniciou em 1999.
...já lá vão onze anos de truques e manobras-Esta é apenas mais uma!

Ex-militante disse...

Isto para não falar dos leilões das finanças.É uma estupidez que só serve a quem constrói para este negócio dos bairros sociais que fazem acertos directos com as câmaras e somos todos a pagar e depois os habitantes ainda se queixam que as casas não são como sonharam e põem-se com exigências e a partir o que lhes foi dado de bandeja.

Anónimo disse...

vi uma reportagem à uns tempos em que recebem casas de borla, (não) pagam 4,26€ por mês, fogem das casas e vêem reclamar para a Câmara que querem casa nova (comprem-na como a grande maioria do povo), são realojados temporariamente num pavilhão desportivo público e ainda vêm reclamar que não tinham condições e que foram tratados como porcos?!! Durmam na rua.

Esta a cambada que julga que é mais que os outros por ser uma minoria reclamam tudo e mais alguma coisa e escudam-se nas desculpas do racismo e xenofobia para conseguirem tudo o que quiserem. O governo, para não levantar águas, vai-lhes fazendo as vontades todas e depois é isto que se vê. E ainda vêm falar de problemas de integração? Têm todos os subsídios e mais alguns, se não se integram é porque não querem.

E não me venham falar de racismo: se eu for lá para o meio daquele e de muitos outros bairros não saio de lá vivo. Se eu chamar preto a um africano dizem que sou racista; se um africano me chamar branco é porque é a minha cor, não tenho nada que ficar ofendido. Um exemplo: em África do Sul onde mataram muitos portugueses nos últimos anos, ninguém fala em racismo.

Anónimo disse...

Participe Rastreios à Tensão Arterial + Glicémia Capilar e Sessão Apresentação Grupo Cidadãos do Pinhal do General

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

D + Pelo Pinhal do General

Leal Neto disse...

Meu caro primeiro anónimo, não há nada de estranho.

Trata-se apenas, e só, de o Alfredo Monteiro estar a deixar-se "influenciar" pelo magnetismo que o pontinho consegue estabelecer com as mentes mais "fracas" e pobres.

É a inteligência do "intelectual" a-sul "qual água que tanto bate até que fura" que está por "detrás da súbita" e "surpreendente" adesão do Presidente da Câmara às "preocupações" do impagável pontinho.

Meu caro e magnético pontinho, és um máximo!

cidadao disse...

No pinhal dos Frades não estivemos para a fotografia mas esativemos a limpar.

Respondemos à chamada mais uma vez.

Estivemos a LIMPAR O PINHAL em vários pontos, no mais critico, estrada de terra batida do tanque Ihm-off paralela à linha de água a lixeira que têm criado junto a uma antiga saibreirab foi limpo por um grupo activo de cidadãos Amigos do Pinhal. Ao fim da tarde já funcionários camarários carregavam todo o lixo juntado .

Fica o pedido à C.M.S. para voltar ao local com uma máquina para acabar de remover os entulhos que não foi possível remover com as mãos.

(vejam em www.pinhalfrades.blogspot.com )