domingo, março 21, 2010

LIMPAR MENTALIDADES



Este fim de semana foi o mote para uma acção cívica sem precedentes em Portugal, e os portugueses responderam ao desafio proposto, "LIMPAR PORTUGAL".



O inevitável de colagem politica por parte de alguns autarcas numa iniciativa de cidadania APARTIDÁRIA pura aconteceu como era de prever, mas espera-se que os autarcas envolvidos ou minimamente "tocados" pela iniciativa façam uma leitura do que ontem aconteceu e saibam estar à altura dos cidadãos que "governam".


Esta iniciativa mostrou que contra a boçalidade, a falta de civismo e o laxismo, há um universo de cidadãos anónimos que sem qualquer contrapartida estão dispostos a contribuír para um melhor ambiente e para um país mais limpo , um país mais exigente que não deita entulho em cada esquina, maquinas de lavar e frigoríficos sobre cada moita e retretes no meio de qualquer pinhal.


Os autarcas devem ler também que devem estar atentos ao espaço público e ao espaço usado pelo público , contribuindo para a manutenção da sua limpeza.

Os cidadãos devem ler que com uma simples acção sua podem contribuir para um mundo melhor, que há serviços municipais que funcionam e que funcionarão ainda melhor com a sua denúncia e colaboração. Que há um serviço exemplar no que respeita a controlo de despejos ilegais e que é o SEPNA da GNR , um serviço e um número a usar sempre que necessário.


Agora com tanta gente envolvida na limpeza do país , é preciso envolver os que sujam, para não o fazerem, para não passarem por vários pontos de recolha de lixo para depois despejá-lo num qualquer baldio ou floresta, para não levar entulhos, restos de obras, sobras de oficinas e todo o tipo de materiais para locais que podem ser de outra forma desfrutados por todos , incluindo os próprios e as futuras gerações.


Agora falta as autarquias limparem o resto, não podem dizer que não sabem, que não viram e aprendam com o método da organização do Limpar Portugal, como é simples referenciar lixeiras ilegais.
__________________________________________

Mais leituras sobre LIMPAR PORTUGAL

- AMBIO

- EXPRESSO

- PUBLICO

- PINHAL DO FRADES

- REVOLTA DAS LARANJAS

- LIMPAR PORTUGAL

- SIC

20 comentários:

Anónimo disse...

Limpar Portugal é uma atitude de louvar. Não sujar Portugal é a pedagogia que se impõe.

Nuno Miguel disse...

Como já disse no Público, parabéns por esta iniciativa, por questões de saúde não tive oportunidade de participar, mas redobro os parabéns a todos que vestiram a camisa da cidadania e meteram a mão na obra.

Para próximo desafio, conto uma história: recentemente recebi em casa um amigo, do Reino Unido. Levei-o a passear nas zonas de Lisboa, Sintra, Cascais e Oeiras. Adorou tudo, ficou estupefacto com o Convento dos Capuchos em Sintra, imediatamente associou-o à aldeia dos Hobbits no Senhor dos Anéis, adorou a comida, invejou a noite lisboeta, sentiu que existe naturalidade na relação entre as pessoas, especialmente a questão da família. Mas houve um ponto que ele apreciou menos e comentou comigo "Nuno, o teu país é bonito, tem coisas espectaculares e come-se muito bem, mas diz-me uma coisa, porque têm as paredes todas cheias de graffiti´s e tudo vandalizado, é feio e sem piada"....fiquei a pensar no comentário. A partir desse dia comecei a olhar para os desenhos murais, assinaturas em spray e vandalismos afins e de facto Portugal está a ficar feio, cinzento e sem piada porque todas as paredes estão cheias de gatafunhos. Atenção, que existem murais de graffitis que são bonitos e merecem a nossa ...

LIMPAR PORTUGAL disse...

A todos aqueles que suportaram o mau tempo e a chuva e ajudaram a tornar o nosso país um pouco mais limpo, o nosso MUITO OBRIGADO!!! Não teríamos conseguido sem a vossa participação.

Anónimo disse...

Hoje todas as Câmaras Municipais têm recolha de monos, pelo que o que estas pessoas fazem não é próprio de gente civilizada. Basta um telefonema a marcar a hora e o carro da câmara recolhe o mono. Porque se conspurca então o ambiente? Porque não existe educação nessas pessoas que certamente em casa atiram tudo para o chão!
Quando alguém vai na rua a atirar papéis para a via pública devemos obrigar essa pessoa a recolhê-los dizendo que " você perdeu aquele documento, favor apanhá-lo".
Temos de acabar com estes porcos através da crítica social objetiva.

EMALMADA disse...

Limpar mentalidades de muitos que se candidatam a lugares políticos ou varrê-los dos lugares para que foram eleitos e ocupam, em governo ou autarquia, é realmente a verdadeira limpeza que Portugal precisa.

Malmequer disse...

Muito nobre foi esta iniciativa e estou orgulhosa quer da sua organizacao quer da sua implementacao e sucesso. So acho que na situacao em que o pais se encontra, com o elevado numero de desempregados existentes/pessoas com muito baixos rendimentos, este tipo de iniciativas (voluntarias) sao de evitar, ainda por cima esta accao vem na minha opiniao salvaguardar um dos direitos (para mim) humanos, que e' o direito a' limpeza e saneamento, sendo portanto na minha opiniao uma obrigacao do governo. so contribuem para que se encham um pouco mais os bolsos dos nossos queridos governantes. ja que nao gastaram um tusto com isto, e devem neste momento estar a brindar com um whisky bem caro o facto de por milagre alguns espacos verdes estarem limpos!!!!
toca a dar trabalhos, trabalhinhos ou trabalhetes aos nossos desempregados. nem que fosse 1Euro por peca de lixo ja era qualquer coisa!!! ah nao, esperem, depois eles iam perder o direito ao subsidio disto ou daquilo e iria complicar em muito a declaracao de rendimentos porque por um centimo iam subir de escalao... enfim, uma vergonha de qualquer forma, parabens a todos os voluntarios.!!!

Anónimo disse...

No Seixal eu vi muitos voluntários e na maioria crianças, dos escuteiros, crianças das escolas e jovens universitários, pena não ter visto muitos mais adultos.

Vi também os serviços das juntas e da limpeza da Câmara em grande azafoma a recolher os lixos que foram para o aterro. A empresa Amarsul, que é maioritáriamente do governo, não devia cobrar as taxas dos lixos desta iniciativa - mas como é sabido tal não deve acontecer ( pena seria o seu contributo!!!)

Vi também, que a minha caixa de correio tinha um folheto da Câmara a apelar as boas praticas ambientais.

Parece-me que foi uma acção de sucesso, em que todos estão de parabéns, apesar de muitos terem ficado em casa.

Só espero é que se mudem as mentaliadades, o que acho muito dificil, pelo lixo que se contnuar a ver abandonado por aí.

As pessoas podiam começar por cuidar melhor das suas propriedades, muitos terrenos particulares são umas lixeiras. - Como é possível.

Vem aí o bom tempo, apelo à cidadania, façam as suas limpezas, mas não abandonem os lixos nas ruas nem os escondam nas matas. Façam as suas obras em cas mas não abandonem os entulhos nas ruas nem nas matas. Não sujem as praias. Passeiem com o cão mas apanhem os cócós e ponham no contentor do lixo.
Separem os lixos, façam reciclagem, usem bem os ecopontos.

Sejam mais amigos do ambiente, as ruas, as matas e as praias são de todos.

E mais uma vez parabéns a todos os que participaram.

EMALMADA disse...

As crianças, escuteiros e muitos jovens são mais facilmente manipulados e recrutados a "troco de miúdos".
Os "BOSS" bebem whisque como já alguém atrás disse.

Anónimo disse...

O que muito me admira é ainda não ter visto as fotos dos meninos de gravata a trabalharem aí em certos blogues e sites jornalisticos.
Não levaram os fotógrafos atrás, ou telefonaram tarde demais ás comitivas, ou não estiveram para calçar as luvas como Cavaco Silva, ficaram-se apenas pelos discursos (tipico) e agora há a vergonha de os mostrarem apenas com os fatos domingueiros??

Anónimo disse...

mas um Presidente da República tem de dar exemplos a recolher lixo?

Quando se elege alguém para Presidente da República espera-se da pessoa um exercício do cargo à altura da dignidade inerente, se não, também gostríamos de ver um qualquer almeida em Presidente da República.
Temos de nos deixar de demagogias folclóricas e similares para sairmos da cêpa torta.

Anónimo disse...

E porque não há-de dar o exemplo o Presidente e também o Primeiro-ministro? Nao são eles a representação máxima do país?
O problema é que aqueles que se julgam iguais so porque estão numa cãmara municipal, ficam apenas pelos discursos sobre hospitais e baia do seixal.
Mas pelos vistos, para este anónimo anterior, isso já não é folclore...

Anónimo disse...

Eles são a representação máxima do país e é bom que não se deixem envolver em lixeiras ou em populismos de shows para alimentar a comunicação social e desviarem a atenção dos graves problemas económicos em que o país se encontra.

Para isso (para o lixo)há funcionários pagos que devem fazer o seu trabalho com a eficácia que se deseja.
Diz a sabedoria popular "cada macaco em seu galho".

Está enganado caro anónimo 09:50:00PM.
Para mim o que cita também é folclore, mas mais pimba e de subdesenvolvimento pessoal quando se montam às costas do povo com a demagogia de discursos verborreicos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ainda bem que o país ficou mais limpo. Mas que me desculpem mas eu acho que esta tarefa de limpar o lixo já está incluida nos impostos que os portugueses pagam e que são entregues às autarquias para estas zelarem pela qualidade de vida dos cidadãos do seu território. Limpar os lixos nos municipios é da competência das autarquias. Para isso têm funcionários. Se são poucos as câmaras que admitam mais até porque estas não estão abrangidas pela contenção de despesas com pessoal. E a avaliar pela camara do Seixal em que os assessoeres são às dúzias a ganhar milhares de euros sem fazerem nada bem podem poupar nos assessores e contratar mais funcionários da limpeza se por acaso forem poucos. Até resolviam em parte o problema do desemprego. Mas nem me perece que isso seja totalmente necessário. Na Câmara do Seixal se em vez de porem os trabalhadores a trabalhar na Quinta da Atalaia durante vários meses por ano a preparar a festa do avante e em manifestações durante o ano inteiro já o tempo e os funcionários seriam suficientes para limpar o lixo do concelho. O dia da limpeza foi um dia para que os trabalhadores de muitas autarquias principalmente do distrito de setubal fossem ganhar horas extraordinárias para fazer um trabalho que já deviam ter feito em tempo normal de serviço. Não aprecio a atitude do Presidente da República por ter calçado as luvas e ir limpar o lixo. Seria sim desejável que o presidente da república ao constatar que os autarcas se demitiram do seu dever de manter a limpeza do pais e que deixaram amontoar lixo por todo o lado tomasse as medidas necessárias para se apurar como é a gestão das autarquias e qual é a qualidade dos serviços que prestam e qual a relação qualidade/custo dos serviços que prestam à população. Como dizia um anterior comentador cada macaco no seu galho. O Presidente da Republica tem um ordenado demasiado alto para exercer funções de auxiliar de limpeza.

Anónimo disse...

«O Presidente da Republica tem um ordenado demasiado alto para exercer funções de auxiliar de limpeza.»

Mentalidade tacanha e pequenina a dos portugueses capazes de expressar opiniões como as acima reproduzidas.

Assim se justifica o déficit das contas publicas pois que a "cada ordenado alto" corresponde também acessores, secretárias, gabinetes chauffeurs e se calhar tb alguém que limpe o rabo a tão alto dignatário, se recebe tã alto ordenado , não lhe ficará bem limpar higiénicamente tão distinto olho.

Os nórdicos é que são uns atrazados, com ministros a andar de bicicleta e transportees publicos e os monarcas a circularem na rua como simples cidadãos.

E viva a REPUBLICA FALIDA !

Anónimo disse...

E claro que se a maxima figura nacional tem tudo isso, os tacanhos presidentes da cãmara não podem ficar atrás e eis que o Alfredinho anda de carrinho com televisor,não vá perder a novela da tarde... e depois há que manter muitos, muitos assessores, alguns demitidos de vereadores de outras cãmaras, que trepam quais aranhas que são, e ainda gabinetes de imagem e comunicação, pagos a peso de ouro para dizerem apenas o que querem que se ouça.
É claro que nada disto se passa numa cãmara comunista e proletária como a do Seixal...

Anónimo disse...

Como Cidadão Português, agradeço a Todos os que voluntariamente e de forma desinteressada participaram no Limpar Portugal.
A limpeza feita é um bom exemplo da falta de civismo de alguns (muitos) cidadãos, alguns inclusivé de certeza foram até participar, e também da incompetencia das camaras, juntas de freguesia e Estado. Se não veja-se, os unicos espaços que poderiam ser limpos são os ditos publicos!!
Não deite o lixo para o chão ou mata!

Serafim Saudade disse...

Não elegemos um Presidente da República para o vermos a apanhar lixo.
Ao que chegámos!

Pobre Portugal
Triste Portugal
Miserável Portugal

Portugal em ruínas na mentalidade política.

Os presidentes de Câmaras são os espertalhões. Não fazem o que devem. Depois elogiam o zézinho que se dispõe a apanhar o lixo que eles "não apanharam" mas meteram dinheiro ao bolso por via dessa ausência.
Sim porque o zézinho já pagou e continua a pagar esse trabalho que os presidentes de Câmaras não fazem, por via das taxas e tarifas incluídas na factura da água.

" O mundo é dos espertos " e nestes, incluo muitos autarcas opotunisticamente oportunistas.

Anónimo disse...

O amigo anónimo não sabe que as Câmaras só podem contratar os funcionários que o governo deixa???
Na televisão ainda um dstes dias passou que por cada 3 que se reformarem só se pode admitir 1.
Recomendo que esteja mais atento às noticias.

E já agora....O que é que o Presidente da Republca é a mais que os outros??? Não deve também ter senso ambientalista!!!!

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que a limitação que obriga a só entrar 1 funcionário depois de sairem dois não se aplica às Câmaras. Até devia aplicvar-se para ver se o Alfredo Monteiro poupava mais o dinheiro do povo e não estava a contratar todos os dias os amigos dele e do partido comunista para não fazerem nada.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que a limitação que obriga a só entrar 1 funcionário depois de sairem dois não se aplica às Câmaras. Até devia aplicvar-se para ver se o Alfredo Monteiro poupava mais o dinheiro do povo e não estava a contratar todos os dias os amigos dele e do partido comunista para não fazerem nada.