« Plantar dez mil árvores entre 15 e 21 de Março, mas multiplicar o gesto em acções de sensibilização, é o mote de uma campanha da Comissão Europeia, com diversos parceiros nacionais, entre eles a Autoridade Nacional Florestal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O objectivo da Comissão é sensibilizar os cidadãos para as questões da biodiversidade e das alterações climáticas – dois temas centrais da política europeia na área ambiental e da sustentabilidade.
As árvores serão plantadas sobretudo em meio urbano, em acções promovidas por autarquias, escolas e associações locais. Algumas empresas do sector florestal, como a Altri e a Portucel-Soporcel, e de gestão de resíduos, como a Lipor e a Valorsul, associaram-se à inciativa.
Também participarão organizações não-governamentais de ambiente, como o GEOTA e a Liga para a Protecção da Natureza. Dez mil árvores é um número modesto, perante os milhões plantados todos os anos pelas empresas florestais.
“Temos consciência de que é insuficiente”, disse Margarida Marques, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal. Mas o objectivo, segundo Margarida Marques, é criar uma dinâmica pró-activa e de sensibilização.
Além disso, o projecto poderá lançar outras ideias, como a possibilidade de pessoas ou empresas apadrinharem as árvores plantadas, cuidando do seu futuro. Muitas iniciativas semelhantes levadas a cabo nessa altura acabam por resultar na morte das árvores, por falta de tratamento posterior.»
Ricardo Garcia in PUBLICO (11/3/2010)
5 comentários:
Temos uma situação semelhante no seixal, se não fosse oposta.
Aqui cortam-se as árvores em tudo e em qualquer local. Veja-se junto ao forum cultural, onde tiraram todas as árvores ou na quinta da tendeirinha, onde mesmo com os protestos e abaixo-assinados dos moradores tiraram uma árvore centenária, etc. etc.
Mas depois gasta-se milhares em propaganda para os dias da árvore e afins... Mas isso é que trás as fotos nos jornais
Palhaçada! Não derrubem as árvores que já existem em REN, RAN e Rede Natura 2000 e deixem-se de tretas.
Quantas árvore e onde foram plantadas o ano passado no Seixal na campanha em que a Câmara se associou à revista VISÃO ?
RESPOSTA : NÃO FORAM, TUDO NÃO PASSOU DE MAIS UMA FRAUDE.
exA Câmara do Seixal e os seus gestores alfredo monteiro e jorge silva corália e etc são uma fraude têm destruido o concelho e têm destruido o nosso hoxigénio. Cortam as arvores quando são grandes de vez em quando plantam meia duzia mas assim que crescem cortam-nas. Além das arvores que cortaram junto ao forum tambem cortaram as do jardim do seixal e este ano já começaram a cortar a zona antiga do seixal junto ao restaurante o bispo cortaram uma e no lado oposto da estrada cortaram outra. São doentes mentais estes autarcas da CDU.
embora não concordando com a politica de corte indiscriminado, por muito que o tentem explicar, é preciso alguma verdade.
no caso da árvore junto ao restaurante o Bispo, esta foi cortada porque estava podre, e num dia de vento caiu um ramo grande sobre uma mesa.
Mas um caso não desculpa todos os outros, como as arvores cortadas na quinta da tendeirinha, contra a vontade dos moradores, ou na Torre da Marinha, para fazerem aquela merda de estacionamento junto ao Torrense.
Enviar um comentário