quarta-feira, março 10, 2010

ÉTICA E CRITÉRIO JORNALISTICO


O comentário no A-SUL que deu um post n' O Jumento :

«Comparem no i de hoje (imagem da direita) o destaque dado para a captura do violador de Telheiras e a denúncia do blogue jumento.
"Capturar" um bloguer (imagem da esquerda ) parece ser um troféu superior, bem superior, à captura pela policia do maior violador do momento.
Ou então, simplesmente as mulheres não são importantes para o jornal i. Joana 7/3/2010»
________________________________________________

O Post de "O JUMENTO" :

« Graças a um comentário no blogue "A Sul" fui ver como o 'i' tratou a notícia do "violador de Telheiras". Para o "i" a suposta identidade de um blogger que foi alvo de um processo há muito arquivado merece uma manchete a ocupar a página, em contrapartida a notícia de um violador que abusou de mais de quarenta jovens merece apenas uma chamada discreta na primeira página.

Fui ler a notícia para saber de mais pormenores sobre o "violador de Telheiras":

«O homem conhecido que a polícia acredita tratar-se do “Violador de Telheiras” vai aguardar julgamento em prisão preventiva, noticia o Jornal de Notícias.

O suspeito, que foi detido sexta-feira, é engenheiro de profissão, tem 30 anos de idade e não tinha registados antecedentes criminais. Antes de ser detido, terá resistido, agredindo os agentes da Polícia Judiciária.»

Tive azar, desta vez o jornal 'i' respeitou os princípios, mesmo em prisão preventiva o violador não passa de um presumível criminoso, tal como os seus familiares e amigos tem direito à sua privacidade. Ficamos sem saber quem é, não vemos a sua fotografia, nem sabemos em que empresa trabalhava.

Comparem agora com o que o 'i' fez na notícia relativa a'O Jumento, apesar de estar em causa um processo arquivado o nome, o local de trabalho e até a fotografia foi divulgada, só faltou o nome dos filhos e nem sequer se deram ao trabalho de desfocar a imagem de pessoas que estavam na fotografia usada na notícia e que nada tinham que ver com ela, a maioria até eram cidadãos estrangeiros.

A conclusão é óbvia: não só a liberdade de expressão incomoda mais a extrema-direita monárquica odeia bloggers como parece que o "bom nome" dos violadores merece a sua protecção. Esta situação não era novidade,. no tempo do fascismo o destaque era dado à difamação dos opositores do regime e quanto a violadores quase não existiam, Portugal era um país de bons costumes.

Os fascistas ainda andam por aí. in. O Jumento »

_____________________________________________

Por nós gostariamos de acrescentar que por cá habita também um fascismo de uma suposta esquerda que bem gostaria de ver o a-sul bem apagado, fechado e o seu autor denunciado em primeira página de um qualquer pasquim bem controlado e posto a jeito... Têm-no tentado e atribuido todas as cores, interesses e moradas.

Não o conseguindo vão tentando um ostracismo e uma describilização que destaques como este de "O Jumento" demonstram estar no oposto do que querem fazer crer.

Tudo o resto aqui denunciado no a-sul , a irracionalidade urbana, a criminalidade, o caos que resulta de uma betonização casuística, a destruição do equilibrio natural ,os bairros sociais problemáticos e guetizados ... obviamente que (em versão oficial da perfeição ) não existem.

Para O Jumento, toda a nossa solidariedade.

13 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de ver o que seria essa solidariedade, se o "jumento" em vez de funcionario do ministerio das finanças, fosse um tecnico do urbanismo da cm do Seixal...

Clara disse...

O que vale é que vozes de burro não chegam ao céu.
O anonimato vale o que vale, pena é, que muitas das vezes seja usado para ataques baixos, mesquinhos e pessoais, que não podem ser respondidos à letra exactamente pela falta de opositor.
Por último, dou muito mais valor a quem tem a coragem, a capacidade e a dignidade de dar a cara. Bufos nos bloggers anda o mundo farto. Só temos que relativizar a sua importancia. Quem se esconde é porque tem alguma coisa a esconder.

Anónimo disse...

Mas caro primeiro anónimo, se de um funcionário da câmara se tratasse, teria toda a solidariedade da presidencia, ou não houvesse casos semelhantes aqui pelo burgo, de gente que é paga para trabalhar e paga para criar blogues da dita "esquerda", camuflados de aves raras...

M. disse...

Já parece que vem sendo hábito, caro Ponto Verde, mas trago outro tema diferente do seu post, mas muito actual.

Trata-se da despesa da Assembleia da República, e num tempo em que todos discutem o PEC, não vejo nenhum deputado da oposição a contrapor estes valores...

Critérios.

1 - Vencimento de Deputados - 12 milhões e 349 mil Euros
2- Ajudas de Custo de Deputados - 2 milhões e 724 mil Euros
3 - Transportes de Deputados - 3 milhões 869 mil Euros
4 - Deslocações e Estadas - 2 milhões e 363 mil Euros
5 - Assistência Técnica (?????) - 2 milhões e 948 mil Euros
6 - Outros Trabalhos Especializados (???????) - 3 milhões e 593 mil Euros
7 - SERVIÇO RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA - 961 mil Euros
8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares - 970 mil Euros
9 - Equipamento de Informática - 2 milhões e 110 mil Euros
10 - Outros Investimentos (??????) - 2 milhões e 420 mil Euros
11 - Edifícios - 2 milhões e 686 mil Euros
12 - Transfer's (???????) Diversos (????) - 13 milhões e 506 mil Euros
13 - SUBVENÇÃO aos PARTIDOS representados na Assembleia da República - 16 milhões e 977 mil Euros
14 - SUBVENÇÕES ESTATAIS PARA CAMPANHAS ELEITORAIS - 73 milhões e 798 mil Euros

Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não o que ele faz...

Anónimo disse...

E já viram o espaço dedicado na primeira espaço do I ao Pingo Doce de Braga?

Anónimo disse...

Onde está alguén no urbanismo do Seixal com QI para fazer um blogue ?

Anónimo disse...

Se o Samuel e o Fonseca Gil fazem um blogue, qualquer um faz um blogue.

Anónimo disse...

Claro, caro anónimo anterior, por isso é que a cãmara mandou um dos seus directores fazer um onde até aparece como ave cor-de-rosa que é.
Realmente, nao é precisa muita inteligencia, desde que os meios sejam bem pagos.

Anónimo disse...

" e que o problema poderia ser mitigado com um desassoreamento da baía, medida que tem vindo há muito a ser defendida pelo PSD e apenas prometida pela CDU."

O PSD tem defendido o desassoreamento?

Anónimo disse...

Na Moita um conhecido blogger CDU, membro da DOR Setubal foi promovido a adjunto do vice-presidente...

Anónimo disse...

por cá já uns são directores, outros deputados, enfim, os tais jobs for the bloguers boys...

Anónimo disse...

E os bloggers anónimos que são afinal assessores bem pagos de vários ministérios e secretarias de estado? São todos anónimos.

Anónimo disse...

claro, o mesmo anonimato que camufla umas quantas aves raras pagas a peso de ouro cá do burgo