quarta-feira, março 24, 2010

ÁGUA


Convém pensar nisto,em Portugal, um dos paises europeus com maior risco de desertificação e onde se constroi sobre aquíferos, se impermeabilizam solos, se arraza com Sítios Rede Natura , se betoniza Reserva Ecológica e Agrícola e se encanam e entulham linhas de água. noticia Expresso, cito :

« Todos os dias, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos domésticos, industriais e agrícolas contaminam dois mil milhões de toneladas de água, envenenam a vida marinha e disseminam doenças que acabam por matar, todos os anos, milhões de crianças um pouco por todo o mundo.

De acordo com um relatório apresentado ontem pela ONU , a utilização e o consumo de água poluída matam mais do que todas as formas de violência, guerras inclusive.

"Essas mortes são uma afronta para a humanidade e minam os esforços de muitos países para atingir o desenvolvimento", disse ontem o secretário-geral da ONU . Para Ban Ki-moon. é uma situação inadmissível, porque "o homem já tem conhecimentos científicos suficientes para administrar melhor os recursos naturais".

Relatório "Água Doente"

O relatório "Água Doente", do UNEP-Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas, alerta para a necessidade de adopção de medidas urgentes, tanto mais que as populações urbanas deverão duplicar nas próximas quatro décadas. Os actuais 3,4 mil milhões de pessoas passarão a 6 mil milhões.

A questão é que nas grandes cidades já há carência de gestão adequada das águas residuais, em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou esgotos insuficientes.

O documento da ONU aponta que a diarreia, causada principalmente pela água suja, mata por si só cerca de 2,2 milhões de pessoas por ano, acrescentando que "mais de metade dos leitos dos hospitais é ocupada por pessoas cujas doenças estão relacionadas com água contaminada".

"Se pretendemos sobreviver num planeta com 6 mil milhões de pessoas, que caminham para mais de 9 mil milhões até 2050, precisamos ser mais inteligentes relativamente à administração dos resíduos domésticos. Os esgotos estão, literalmente, a matar pessoas", afirma o director do UNEP, Achim Steiner.»

10 comentários:

Anónimo disse...

Já era tempo de sabermos se a água que andamos a beber no Seixal está ou não contaminada. Depois das notícias que sairam de que a agua estaria em más condições e de o Alfredo Monteiro não ter querido mostrar as análises feitas à àgua continuamos sem saber se estamos a beber água contaminada.A maioria comunista na camara do seixal continua a permitir que o esgoto escorra para a baia e para valas a céu aberto espalhadas pelo concelho. Além do mau cheiro ainda há a contaminação das águas. Estes autarcas da CDU deviam ser penalizados pelos atentados à saude da população e ao meio ambiente.

Anónimo disse...

Anda um pouco atrasado, não?
Sabe a raiva não deixa ser clarividente.

Anónimo disse...

Quem está atrasado ? O cenário mudou desde que foi publicado o relatório da ONU até hoje ? A raiva tolda a moleirinha, àh torra, torra.

Anónimo disse...

"ANDA UM POUCO ATRASADO" ???????

- ORA ESSA!!!!

ATRASADOS ANDAMOS NÓS 48 ANOS + 35

Anónimo disse...

"arraza com Sítios Rede Natura" Você arrasa é com a língua de Camões.

Anónimo disse...

Para os ditos inteligentes o relatório foi publicado e publicitado em 22 de Março. Como tal seus cromos, não foi ontem mas anteotem Dia Mundial da Água!! Dahhh...
E para a próxima não ande a comentar o post como anónimo. Ainda um dia iremos falar de anonimatos, e se calhar iremso ter muitas surpresas em como existem alguns blogues, pasquins, e afins com os mesmos autores.

Anónimo disse...

BLOGUES Actuais e actualizados hoje 24 Março:

Quinta-feira, 11 de Março de 2010
89 ANOS DE VIDA, 89 ANOS DE LUTA
Comemorou-se no último fim-de-semana por todo o Pais o 89.º aniversário do PCP. No Seixal, mais de 1000 estiveram num almoço comemorativo, que demonstrou o dinamismo, a força e a actualidade do ideal comunista.(Seixal Sim)

OUTRO

Quarta-feira, Fevereiro 17, 2010
Alguns tentáculos do polvo (Distrito de Setúbal) e não é preciso escutas. (Aldeia Paio Pires)

OUTRO:

10 Março , Caros leitores,

Hoje não me vou estender muito no texto. Creio que a imagem fala por si e aborda apenas um facto que já foi antes tratado neste blogue, (Flamingo)

Isto é que são temas actuais ó ponto tosco.

Anónimo disse...

Quem é que pagou o almoço do aniversário do PCP foi a camara do seixal como de costume? Ou seja os impostos do povo pobre do concelho do seixal?

Anónimo disse...

Quem é que pagou o almoço do aniversário do PCP foi a camara do seixal como de costume? Ou seja os impostos do povo pobre do concelho do seixal?

Anónimo disse...

Olhe que não, amigo, olhe que não.
O dinheiro dos papalvos do seixal anda a pagar apenas aos seis assessores do Alfredo, as compras no riosul da Corália, os telemóveis ultima geração para os vereadores, o tapete do cargaleiro para a cãmara e os alugueres dos edificios das associações, alentejo, as horas extraordinárias para o Avante, etc.etc.
Eles iam lá gastar o dinheiro dos contribuintes com coisas sem nexo como um almoço do PCP?!?