segunda-feira, junho 30, 2008

SOLUÇÕES BIO-ENERGÉTICAS (3) - BIODIESEL



Outra forma de enfrentar a alta do petróleo será
também o recurso às energias alternativas e a combustíveis alternativos, cada vez mais acessíveis ao grande público , as mais óbvias serão as renováveis (eólica, solar,biomassa, ondas...) mas há também projectos a serem postos em prática em pequena escala, por parte da iniciativa privada e pela persistência de alguns particulares.

Um caso exemplar é a produção de Biodiesel (por reciclagem de oleo alimentar) que já há mais de um ano é feita em Pinhal dos Frades em termos experimentais, por parte de uma empresa que se dedica a obras públicas.

Os responsáveis por esta empresa instalaram há já algum tempo uma unidade de depuração/reciclagem de óleos usados recolhidos "entre amigos" , procedendo à sua reciclagem para posterior mistura com gasóleo , resultando duas vantagens, por um lado, biodiesel que reduz o consumo de gasoleo reduzindo emissões de CO2 , por outro evita a poluição provocada pelos oleos já utilizados e em fim de ciclo, e ainda produz parafina como produto residual da laboração.


Tal iniciativa, ou tais iniciativas , não têm tido, nem apoios, nem um enquadramento legal da sua actividade (factor pelo qual ainda não a tinhamos divulgado) , no entanto a noticia publicada em Boletim Municipal sugere que esses procedimentos burocráticos foram ultrapassados e que foram até consumados os apoios municipais na recolha de óleos usados há muito feito noutras autarquias e pelos quais Francisco Saragoça , Administrador da recém formada BIOSARG , há muito lutava .

Apesar do normal aproveitamento politico / propagandistico feito pela autarquia (dá a entender que é um "Projectro Municipal " quando o não é , é um projecto empresarial, para não dizer pessoal , que tendo transposto uma série de contratempos e obstáculos, contou finalmente com o apoio municipal ) .


Os parabéns ao Sr.Saragoça por ter conseguido vencer todos os entraves com que se tem deparado e à autarquia por ter aceite lucrar práticamente sem custos , com uma solução que segundo o Vereador do ambiente "era procurada há anos pela autarquia" , uma solução vinda da sociedade civil , em parceria com a CMS que será uma mais valia para o concelho (reduç
ão de poluentes e menor CO2 pela incorporação de biodiesel, e para o Município pela incorporação gratuíta de parte do biodiesel produzido , em viaturas
municipais.
____________________________________________

Aqui em Greenfuels , dados e equipamento para a produção doméstica de biofuel.

____________________________________________

A VERSÂO OFICIAL




A "versão oficial" sobre este projecto pode ser ser lida no Boletim Municipal em circulação e indicado na imagem acima.
Ao lado de forma sintética a versão do Biodiesel- Seixal segundo Carlos Mateus.

14 comentários:

Anónimo disse...

Póvoa do Varzim: Decisão inédita de tribunal suspende blog

O acesso ao blog Póvoa Online, «suspeito de prática de acto ilícito», foi suspenso na passada sexta-feira, por ordem judicial, que deu razão a autarcas da Póvoa do Varzim, num processo por difamação contra desconhecidos, noticia o Público desta segunda-feira.
O tribunal terá pedido ao Google Inc. e ao Google Portugal, a 13 de Maio passado, que impedissem o acesso à página em causa e, apesar da proibição não ter acontecido «de imediato», foi respeitada, uma decisão «sem precedente em Portugal, mas que, para António Pedro Ribeiro, colaborador do blog suspenso, é «uma atitude autoritária e fascizóide» por parte dos políticos visados.

A sentença foi publicada no novo Póvoa Offline, criado pelo mesmo autor do Póvoa Online, que é anónimo e, presume-se, colectivo, ainda que se escreve sob o pseudónimo Tony Vieira. «Actualmente, a cidade oferece lixo e praias contaminadas, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal», acusa.

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, e o vice-presidente, Aires Pereira, ambos do PSD, nunca chegaram a descobrir quem se escondia por trás do perfil, apesar de terem circulado vários nomes de suspeitos, e interpuseram a providência cautelar que o tribunal julgou procedente, uma vez que considerou provado que «a maior parte do conteúdo do blog» consistia em «artigos de opinião», com o objectivo de «difundir, de forma gratuita, a ideia de que os requerentes são corruptos e corruptíveis».

Para Aires Pereira, os textos são escritos por alguém que, «de forma covarde», se esconde atrás do anonimato. «A minha expectativa é que a sua identidade seja identificada e que se lhe exijam responsabilidades».

Esta noticia publicada hoje só demonstra a tolerância existente nas autarquias do Seixal, pois o A-Sul tem como único objectivo difamar e insultar o nome dos autarcas, sempre escondido na capa do anonimato...

Ponto Verde disse...

Caro Senhor João Noronha , ou será João Afonso, ou será Paulo Silva...bom , senhor "Noronha" :

"Esta noticia publicada hoje só demonstra a tolerância existente nas autarquias do Seixal, pois o A-Sul tem como único objectivo difamar e insultar o nome dos autarcas, sempre escondido na capa do anonimato..."

Espoero agora que o senhor aponte as difamações e insultos a que se refere.

Da minha parte, até agradecia um processo judicial...

Anónimo disse...

O meu amigo Saragoça disse algo bem diferente e que de cor o passo a citar “conhecendo os autarcas do Concelho do Seixal e sabendo das suas preocupações ambientais tinha a certeza que este projecto teria bom acolhimento”, mas como é óbvio por aqui os factos passam a ter outros contornos, nada de novo.

aldeia pp

Anónimo disse...

Ora , ora...
Os politicos calaram o Povoa Online,
...agora movam acção contra o Póvoa Offine...
e depois contra o Póvoa Onoffline
...e depois ... e depois...
Bem podem pendurar a douta sentença na melhor das molduras, bem ao lado da cadeira da velha senhora

Ponto Verde disse...

Tá bem aldeia

Apesar do normal aproveitamento politico / propagandistico feito pela autarquia (dá a entender que é um "Projecto Municipal " quando o não é , é um projecto empresarial, para não dizer pessoal , que tendo transposto uma série de contratempos e obstáculos, contou finalmente com o apoio municipal ) .

Anónimo disse...

A distância entre fechar um povos online e nascer um povoa offline é de aproximadamente 3 minutos.

Anónimo disse...

Noticia sobre Polícia Municipal no Setubal da Rede:

O Silêncio do Presidente da Camara depois de ter metido a pata na poça mostrando alheamento e desconhecimento sobre o seu concelho

ver tudo em:

www.juventudeseixal.blogspot.com

www.jsdseixal.com/blog

Anónimo disse...

ponto verde
não sei se sabe mas o Saragoça é um daqueles que tem vivido encostado ao Partido e à CMS.
Pergunte ao aldeia pp que ele se quiser, esclarece-o

Anónimo disse...

Saragoça, PCP, Câmara, director financeiro, assessor do sr vereador silva. Uma promiscuidade total.

Anónimo disse...

O Saragoça está à rasca porque quer fingir que não tem regalias especiais da camara que é um investidor privado puro mas não é. Mas não pode dizer que ele e o PCP e o Alfredo Monteiro é tudo uma farsa.

Anónimo disse...

Então senhor aldeia ppnão tem nada a dizer sobre o facto do seu amigo e vizinho Saragoça, ser acusado de viver encostado,ao PCP e à Câmara?
Posso acrescentar,que começou a mamar na teta da CMS,depois que a Eng. Ercília passou a Chefe de Departamento.A propósito,alguem é capaz de me desmentir,o facto do esposo da Eng.Ercília ser sócio de uma daquelas empresas,que são pagas a vinte ou trinta dias,ao contrário doutras que estão praticamente na falência,porque o Lonardo só lhes paga quando quer.

Anónimo disse...

Afinal uns dizem que o Saragoça teve tremendas dificuldades em ver o seu projecto aceite, agora outros dizem que o Saragoça está encostado à Câmara, os cata-ventos são assim.

aldeia pp

Anónimo disse...

Sr. Alfredo Monteiro na sua Câmara há um Leonardo que só paga a quem a Câmara deve quando quer e o senhor deixa? Afinal quem é que mamda na Câmara é o sr. ou o director financeiro? Ou o Senhor acha bem a politica dos filhos e dos enteados?

Anónimo disse...

aldeia pp,fiz-lhe uma pergunta, você chutou para o lado,assim não vale.O senhor está no direito de não responder,agora chutar para o lado, essa técnica já nós conhecemos.