domingo, junho 01, 2008

DIA DA CRIANÇA






















Nada melhor para a data, para a reg
ião dentro da conjuntura que os seguintes excertos de Milan Kundera, cito :





"Os espectros dos monumentos derrubados erravam em volta do estrado e o Presidente do esquecimento estava na tribuna com um lenço vermelho ao pescoço. As crianças aplaudiam e gritav
am o nome dele. (...)

Dizia: Vós, crianças, sois o futuro, e hoje sei que essas palavras tinham outro sentido, diferente do sentido imediato. As crianças não são o futuro por serem adultos um dia, mas porque a humanidade se vai aproximar cada vez mais da criança, porque a infância é a imagem do futuro.






Exclamava: Meninos, nunca olhem para trás, e isto significava que nunca devemos tolerar que o futuro ceda sob o peso da memória. Porque as crianças também não têm passado e é esse todo o mistério da inocência mágica do sorriso deles.






A História é uma sequência de mudanças efémeras, e os valores eternos perpetuam-se no exterior da História, são imutáveis e não precisam de memória. Husak é presidente do eterno, não do efémero. Está do lado das crianças e as crianças são a vida e viver é ver, ouvir, comer, beber, urinar, defecar, mergulhar na água e olhar o céu, rir e chorar."

Milan Kundera, O Livro do Riso e do Esquecimento.

__________________________________________________________________



As crianças de hoje vão receber a pesada herança dos tempos presentes , vão receber dos seus pais um planeta num estado bem mais preocupante do que as gerações anteriores, receberam das gerações anteriores...

Vão-se debater com problemas sociais e ambientais gravíssimos provocados por questões que se prendem com este modelo de desenvolvimento e que se irão agravar , questões locais, como a deflorestação, a massificação urbana e a betonização generalizada dos espaços , e questões globais , como o esgotamento dos recursos, a poluição e o aquecimento global!

É uma pesada herança que a geração que hoje tem poder vai transmitir , para além das dívidas por pagar e das hipotecas , sistemas sociais falidos e uma desregulamentação globalizada assassina e sem direitos.

Esta geração , agora adulta , agora com filhos , e no poder , devia ter vergonha do que está a fazer e no que está a transformar este mundo, as nossas cidades e este país.




Enquanto extinguímos espécies e habitats (insubstituíveis), cortamos as àrvores (e o tempo que leva uma àrvore crescer) , enquanto enchemos a atmosfera de quimicos novos sem saber os riscos para o futuro, enquanto contribuímos para o planeta aquecer , enquanto rodeamos as nossa crianças de mais radiação electromagnética e nuclear do que sobre qualquer outra geração até aqui , enquanto preparamos as futuras gerações para se alimentarem com transgénicos sem poder calcular riscos genéticos futuros... estamos muito hipócrita e egoísticamente a pôr o futruro da humanidade em causa.

É isso que gostava de lembrar neste Dia! E também as crianças esquecidas de Chernobyl , nas imagens !

9 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, Ponto Verde, por uma vez sou tentado a concordar consigo. Tinha que haver uma vez, que fosse!

Mas no melhor pano cai a nódoa, não é? Pois é, lamentavelmente você "borra a pintura toda" com a sua última frase (embora as duas primeiras imagens que usa no seu post também sejam mais do que discutíveis para o caso ...).

As crianças esquecidas de Chernobyl, caro Ponto Verde? Só essas é que são esquecidas? Ainda por cima não sendo essa uma verdade absoluta? Sabe, por acaso, que muitas - infelizmente não todas, é verdade - dessas crianças foram e estão a ser objecto da solidariedade internacional de outros povos, concretamente de Cuba, e estão a ser tratados, dentro do que se sabe e do que é possível, das consequências da tragédia que se abateu sobre elas? Ou isto que eu digo é uma mistificação e uma mentira?

E as crianças do Darfur? E as crianças da Somália? E as crianças do Sudão? E as crianças da Birmânia? E tantas e tantas outras crianças? São só as vítimas de Chernobyl, Ponto Verde? Ou essas são "modelo"?

Pois é, como dizia no início, no "melhor pano cai a nódoa"! É pena, porque no essencial até estaria tentado a concordar consigo.

Anónimo disse...

Parabéns ao a-sul pelo que escreveu neste dia 1 de Junho de 2008, dia da criança. Obrigado.

hkt disse...

Kundera é um escritor muito elucidativo do "duplipensar" do socialismo real. É sempre com muito gosto que o leio.
As crianças vítimas da politização (em sentido lato) são crianças instrumentalizadas pelas élites dominantes (ou com essa pretensão)e tornando-se crueis e desumanizadas pois, agem como autómatos sem passado, nem outro futuro que o que os "queridos" líderes lhes entendam dar. Vejam-se as lindas coreografias das crianças norte coreanas ... daquelas que se podem fotografar porque não são vítimas da fome.

Ponto Verde disse...

Caro anónimo, pergunta-me porquê as crianças de Chernobyl ?

Bom ,primeiro estas não são exclusiva referência , por isso escrevi "e também" mas porquê , bem , porque é um triste exemplo de um acontecimento (previsível) que desemboca, ainda hoje numa pesada herança ... para as crianças.

Numa outra dimensão lembro escolas construídas por baixo de linhas de alta tensão (Pinhal dos Frades), onde os politicos dizem não haver perigo, ou o caso do uso generalizado de telemóveis e suas antenas de transmissão , os politicos e os fabricantes dizem não haver perigo.... mas será que é mesmo assim, não haverá perigo para as futuras gerações ? Garantem ?

E os transgénicos ??? Não haverá mesmo perigo ? E a deflorestação ? E o aniquilamento da biodiversidade ? Não vão provocar distorções sobretudo no futuro ? Nas crianças do Futuro ? GARANTEM ?

Creio que não, que ninguém garante e que o que está garantido é o lucro imediato, as crianças, de hoje, de amanhã, querem lá saber, quem cá ficar que apague a luz , e já agora pague a conta da nossa cegueira colectiva!

Obrigado à Hkt ,é isso !

Anónimo disse...

Apesar de não dizer expressamente respeito a este comentário achei que este artigo de um blog do Seixal estava mesmo actual

"Este domingo pela manhã foi levada a efeito, com organização da CM do Seixal, a iniciativa do Agita Seixal. Uma actividade que visa levar a população a praticar mais alguma actividade física, ao ar livre. Para tal efeito decidiu a CMS fechar o trânsito na ponte da Fraternidade e parte da Estrada Nacional 378, nomeadamente a que liga a rotunda da Torre da Marinha ao Seixal.
Apesar de todas as boas intenções, tal evento deve consequências não muito positivas, houve o reverso da medalha. Para as pessoas que não podiam ou não quiseram participar em tal evento, e no entanto, quer por necessidade quer por lazer, necessitaram-se deslocar no concelho do Seixal de carro, nomeadamente entre as freguesias de Amora e Seixal, viram a sua mobilidade deveras comprometida. Com a ponte da Fraternidade fechada ao trânsito, ficou a nu a deficiência e fragilidade de todo o sistema rodoviário do concelho do Seixal, a falência completa do mesmo. Com engarrafamentos monumentais e horas de espera nas filas de trânsito. Num dia em que se esperava defender a actividade física, a vida saudável, provavelmente foram feitas mais emissões de CO2, e gases perigosos para a saúde de que num domingo normal.
Tudo isto resulta de um sistema rodoviário frágil, deficiente e sem capacidade de resposta a qualquer eventualidade. Mais, demonstra também que o Município do Seixal não tem equipamentos necessários para levar a cabo este tipo de iniciativas, necessitando, de fechar estradas principais, para levar a efeito tais eventos. É clara e notória a insuficiência do Município no campo de equipamentos necessários para levar a cabo tais eventos.
Conclusão, tivemos um domingo de engarrafamentos no Seixal"

Anónimo disse...

Caro Ponto Verde,

Eu comecei por dizer que me sentia tentado a concordar consigo, por uma vez que fosse, mau grado a "nódoa que sempre cai no melhor pano". Não me faça recuar nas minhas intenções!

O que você me responde, desculpe a franqueza, não faz o mínimo sentido, relativamente à questão que eu coloquei. Porquê as crianças de Chernobyl apenas, foi o que eu questionei. As crianças de Chernobyl foram vítimas de um acidente (se era previsível ou não, pouco importa). E as crianças do Darfur? E as crianças do Sudão? E as crianças da Somália? E as crianças da Birmânia? São vítimas de algum acidente não previsível?

Pois é, caro Ponto Verde, é esta coerência que lhe falta! É esta visão restrita, parcelar, facciosa, que apenas lhe permite ver o mal onde sabe que pode usar esse mal em seu proveito próprio, das suas ideias, daquilo que defende, que eu contesto.

É muito bonito vir para aqui dizer que o CO2, os telemóveis, as antenas não sei de quê, isto e aquilo, fazem mal às crianças do futuro. Mas melhor seria dizer quem é responsável por esses males todos! Isso você não diz. Mas relativamente a Chernobyl, está na cara, já pode dizer!

Já reparou que os males todos que você refere, resultado da política dos mesmos que você defende, são muito maiores do que Chernobyl? Já reparou nisso? Mas não, Chernobyl é que foi mau! Mártires são as crianças de Chernobyl! Compreendo-o! Muito bem!

E, para que fique claro, Chernobyl foi uma imensa tragédia! Uma imensa tragédia humana! Que ficou a dever-se a erros, tremendos erros, humanos que foram cometidos. É verdade, isso não pode negar-se. Mas e as outras trgédias humanas, Ponto Verde? Onde é que ficam as outras tragédias humanas? Pelo simples enumerar de problemas? Ou devemos ir além disso?

EMALMADA disse...

Parabéns.
Bom trabalho com relevante significado.

Ponto Verde disse...

Caro anónimo, o que quiz transmitir no post de ontem e no de hoje, está escrito no post de ontem , de hoje e no comentário acima.

Se o que o incomoda é a "critica" que lê ao regime Soviético, bom , então assumo a critica a esse regime que sobre Chernobyl o mais grave, foi o depois, o esconder demasiado tempo a demasiada gente a gravidade da situação aumentando exponencialmente o numero de vitiimas.

Isso é tipico dos regimes ditos "comunistas" , da mesma forma critico o regime de inspiração dita "comunista" em aplicação na Margem Sul que é tudo menos comunista, tal é a promiscuidade e o conluio com o grande capital bancário e com os lobbyes da construção , quando deviam a todo o custo preservar o ambiente e a qualidade de vida das fiuturas gerações.

Se o que eu faço como denuncia, considera uma nódoa, só denuncia os seus interesses neste estado de coisas e elogia a minha postura e a minha critica.

Ponto Verde disse...

Caro anónimo, o que quiz transmitir no post de ontem e no de hoje, está escrito no post de ontem , de hoje e no comentário acima.

Se o que o incomoda é a "critica" que lê ao regime Soviético, bom , então assumo a critica a esse regime que sobre Chernobyl o mais grave, foi o depois, o esconder demasiado tempo a demasiada gente a gravidade da situação aumentando exponencialmente o numero de vitiimas.

Isso é tipico dos regimes ditos "comunistas" , da mesma forma critico o regime de inspiração dita "comunista" em aplicação na Margem Sul que é tudo menos comunista, tal é a promiscuidade e o conluio com o grande capital bancário e com os lobbyes da construção , quando deviam a todo o custo preservar o ambiente e a qualidade de vida das fiuturas gerações.

Se o que eu faço como denuncia, considera uma nódoa, só denuncia os seus interesses neste estado de coisas e elogia a minha postura e a minha critica.