domingo, janeiro 13, 2008

PROPAGANDA AMBIENTAL




Debandou à Baía do Seixal um pequeno bando de flamingos, ave migratória que busca tradicionalmente refúgio no estuário do Tejo .

Outrora o flamingo era uma ave comum nos sapais , braços de rio e salinas, hoje mais raros no geral, mas comuns de observar e encontrar nas salinas de Alcochete e Samouco , junto à Ponte Vasco da Gama .

No entanto, a largos espaços e por razões que só eles conhecerão e que poderá ter a ver com anos de maior pluviosidade nesta altura do ano, aportam ainda à Baía do Seixal.

O espanto, a admiração popular que hoje despertam, mostra o quanto nos afastámos da natureza e o poder de atracção que ela mantém na população sedenta de um contacto mais de perto com a vida selvagem,são traduzidos aqui na admiração dos belos flamingos.


Agora, partir deste ponto para uma campanha nos orgãos de comunicação social divulgando "o facto" , mas extrapolando daqui, para uma melhoria das condições ecológicas do concelho e as preocupações ambientais da autarquia , fazendo dos flamingos rosa uma encenação de bandeiras vermelhas só não será caricata e risível como um comentário aqui deixado referiu, porque ela é uma campanha orquestrada e manipulada e será tudo menos demagógicamente inocente.

Pena também que num concelho rico em biodiversidade mas onde desaparecem a um ritmo acelerado muitas espécies , causado pela ocupação a um ritmo ainda mais acelerado do território por um numero infindável de urbanizações , todas as outras espécies não tenham o mesmo estatuto do flamingo migratório, incluindo a protegida cegonha , também ela espécie não grata no território do Seixal .

Não tarda teremos em breve e como divulgação da melhoria ecológica e pela determinação e empenho dos eleitos CDU, imagens de gaivotas no aterro sanitário e junto às saídas de esgoto que desaguam no Tejo ou de cardumes de taínhas a deambular nos detritos desses mesmos esgotos, como selo da qualidade ambiental do Seixal.

Só quem considera o Povo ambientalmente ignorante ou quem o é de facto , pode orquestrar tamanha campanha de encenação e mentira.
_________________________________________________________

Em anexo o comentário de um leitor de Coimbra deixado na "noticía" publicada no Publico:

"Tenho de deixar aqui um comentário a dizer que acho este texto um bocado estúpido. Para já, uma ETAR não provoca uma melhoria das condições tão imediata que atraia logo uns milhares de flamingos para um sítio.

E depois, eles também não deixam de aparecer porque uns miúdos de lembraram de atirar umas pedritas a alguns deles... acho isto pura propaganda ambiental, e sem justificação, o que é mais grave.


Se queremos que comecem a respeitar o ambiente convém que as notícias sejam fundamentadas, e não sem credibilidade, ou aí estamos a fazer com que todos deixem de ligar e de se preocupar com o ambiente! já não é a primeira vez que vejo uma notícia da Lusa incorrecta/incompleta do ponto de vista científico nos últimos meses, por isso sugiro que chamem a atenção dos autores para isto..."
______________________________________________________

ULTIMA HORA

Notícia ao nível do press -released que a LUSA conscientemente "papou" e distribuíu...

Com o alto patrocínio da Câmara do Seixal e com coreografia do Presidente Alfredo Monteiro, por mecenato da empresa SIMARSUL, está em apresentação no Forum Seixal o espectáculo do qual conseguimos o seguinte clip:



15 comentários:

Anónimo disse...

JSD Seixal lança comunicado sobre a destruição do Sapal de Corroios:

Vejam tudo em:

www.juventudeseixal.blogspot.com

www.jsdseixal.com/blog

Anónimo disse...

Este artigo do ponto verde mostra um revanchismo e mau perder puro perante a obra da CDU na Margem Sul. Os flamingos são aprova das politicas certas da CDU assentes nos Verdes e nas politicas de ambiente.É graças à CDU que o Seixal e os outros municipios geridos pelo pcp e Os Verdes que temos os melhores índices ambientais, a piscicultura de Corroios é uma obra não poluente e que traz valor acrescentado ao concelho felizmente que a CDU reconheceu o valor da obra apesar da forma enquinada como tentaram que a Câmara impedisse. Graças à CDU reina o progresso e a qualidade do ambiente e é isso que vos dói.

Anónimo disse...

J.A o seu comentario é bastante engraçado, mas tambem é tudo menos serio. E quanto ao Sapal a CDU so conheceu o valor da obra agora porque há 7 anos atras, dizia precisamente o contrario, das duas uma , ou é incompetencia, ou renderam-se ao capitalismo.

EMALMADA disse...

Mas que obra da CDU na Margem Sul?
Melhores indices ambientais ? O que é isso?
Temos também a melhor qualidade de vida por obra e graça da CDU (PCP)?
O que é isso?
Deixem se serem ilusionistas!

Continue, ponto verde, a desmascarar o ridículo dessa obra ambiental da CDU(PCP).

Anónimo disse...

Os flamingos comprovam que o Seixal tem excelentes índices ambientais e que é um exemplo para o país, reconhecido em muitas noticias nos jornais. O Parque de Gaia por exemplo não tem flamingos a inveja é coisa má, curem-se é preciso dar mais valor à obra da CDU.

Anónimo disse...

Os flamingos estiveram em Dezembro nos sapal de corroios... Ninguém disse nada.... Parece que foi a ultima vez que la estiveram.... pois a zona vai dar lugar a uma bela obra...
Notícias encomendadas para esconder as noticias que realmente deviam sair...
DESTRUIÇÃO DO SAPAL DE CORROIOS, deve ser noticiado, e nao dissendo que a piscicultura vai melhorar o ambiente...

Anónimo disse...

piscicultura não poluente ?!?!? então para onde vai a merda do peixe? e os antibióticos que são deitados aos baldes? as rações ?!?!?!

Anónimo disse...

Grande noticia para esconder a aprovação da piscicultura aprovada pela CDU para o Sapal de Corroios.

Certamente a CDU já esta preparada para quando vier em peso para a opinião publica o segundo atentado ao Sapal de Corroios.

Bluegrowth disse...

Carissímos,
Não posso deixar concordar com parte deste post, no entanto, está marcado por algum exagero. Em primeiro lugar esta notícia, garantidamente, não tem rigorosamente nada a ver com propaganda municipal. Antes fosse, seria sinonimo de que estão a trabalhar para promover o concelho, mas nem para isto tiveram habilidade!

Segundo, é certo que a Baía do Seixal em particular e o estuário do Tejo em geral, estão longe de ter os índices ambientais desejados, mas também é certo de que já foram bem piores. Em 2005 tive o privilégio de poder fotografar golfinhos no canal do Montijo. E olhem que eles não estão cá por engano!

Este sábado, fiz aquilo que faço todos os fins-de-semana, navegar na nossa Baía. Identifiquei dois bandos de flamingos com aproximadamente 30/50 aves, no Montijo, Samouco, Moita, Gaio-Rosário há às centenas, no entanto, não são visíveis de perto por quem se desloca em terra. Só é uma pena que as margens da Baía não estejam devidamente arranjadas - tal como nas localidades que identifiquei anteriormente - para que quem nos visita melhor possa usufruir deste espectáculo natural.

Quanto aos “vermelhos” que andam para aqui a “papaguear”, deviam ter vergonha pelos seus autarcas que fixaram 2004 como o ano de poluição 0% na Baía... em Março do ano passado disseram que, afinal era em 2008, mas no dia 15 de Agosto, lá veio o senhor vice-presidente dizer que se calhar é lá para 2009. Mas como lá para 2009 a piscicultura já anda por aí com toda a pujança…

http://baiadoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Os flamingos são aprova das politicas certas da CDU assentes nos Verdes e nas politicas de ambiente.

Bluegrowth disse...

Claro! Pode ser digno de destaque mas não de razão!

Anónimo disse...

Citando um cantor tão adorado pelos camaradas: "Por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera". Conseguir associar a chegada dos Flamingos à melhoria dos índices ambientais do e/no concelho do Seixal é uma que demonstra mais uma vez que o jornalismo em Portugal anda pelas ruas da amargura.

A questão impõe-se? É campanha!, mau jornalismo!, estagiário! ou amigo de alguém.

Ninguém no seu perfeito juízo, em particular, um daqueles que anda pela marginal da Baía (desafiando o risco de ser atropelado, ou massacrado pelos níveis de ruído e poluição de uma das estradas mais movimentadas do concelho) pode achar que o ambiente está melhor.
Não é Utopia camaradas! é fantasia e da má.

Ponto Verde disse...

Obrigado a todos pela muita participação neste tema,a mais , sendo um domingo é de sublinhar.

Ao Velas NoTejo queria dizer que acabei de linkar a partir de hoje o blogue Baía do Seixal. E que volte a considerar que a noticia publicada e divulgada durante a última semana em quase todos os orgãos de comunicação é :

a) abusiva, na extrapolação flamingos = obras ETAR Fernão Ferro.

b) mau jornalismo porque se limita a papaguear um press released da autarquia

c) Não jornalismo porque não verifica in loco nem faz o contraditório com outras fontes.

d)Mera propaganda porque associa a um facto natural uma "intervenção divina" da autarquia.

Quanto ao J.A. que se revê em tudo o que a autarquia debita, parabéns, é um homem feliz.

Ponto Verde disse...

Faltou referir que foi uma oportuna cortina de fumo para esconder a destruição do Sapal aprovada pela CDU e PS na votação que fez para branquear a construção de uma piscicultura ilegal nascida:
Sem controle da fiscalização municipal.
Uma obra não anunciada por alvará de construção quel todos sabiam ali decorrer menos a Câmara.
Uma obra declarada ilegal , não desejável e ambientalmente negativa por Alfredo Monteiro que agora a aprovou.

Anónimo disse...

Uiii... só identifico estupidez e mesquinhice.
Muito gosta esta gente de brincar à política!...