O Presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica garantíu que o comboio da Transpraia vai funcionar na próxima época balnear, apesar das obras em curso do programa POLIS.
António Neves reconhece é que o percurso vai ser encurtado . Este meio de transporte é único, ele próprio atrai visitantes ás praias, não sendo um transporte não poluente, pois trata-se de uma pequena locomotiva a disel, é um transporte publico de pouco impacto para o ambiente e que permite um percurso único por entre as dunas e junto á linha de Costa. No Programa Polis, a rubrica dedicada ao comboio encontra-se assim definida: "
COMBOIO DE PRAIA
O comboio de praia é fundamental para os utentes que se deslocam em transportes colectivos ou mesmo para os que possuem transporte próprio possibilitando-lhes a escolha da praia após o estacionamento do veículo.
A localização do percurso do comboio de praia será mantida prevendo-se, no entanto, dois ou três locais com via dupla a fim de se poder vir a ter este meio de transporte a funcionar em dois sentidos, facilitando a deslocação dos utentes e, assim, diminuindo a utilização dos automóveis privados para acesso a esta zona de praias.
As garantias agora dadas são de elogiar embora considere que o encurtamento do percurso reduz , quer a eficácia quer o acesso ao serviço, pois a localização histórica do terminal do Transpraia, no alinhamento da Rua dos Pescadores trazia para o Tradicional Centro da Vila no Verão, um movimento humano que se tem perdido e que tem levado à decadência da Costa de Caparica iniciada com Crimes urbanisticos como a demolição do histórico café Costa Nova para em seu lugar ser construído um monumental mamarracho e um decadente Shopping-Center.
Sugestões para a intervenção no Comboio de Praia, introduzindo modernidade sem tirar a tipicidade:
SUGESTÃO A-SUL:
Porque não reformular o bloco propulsor das locomotivas para uma solução híbrida não poluente de :
- Motor eléctrico alimentado a energia solar fotovoltaica em painéis colocados sobre o tecto das carruagens (com acumuladores colocados sob o chão dessas carruagens), associado a um motor diesel alimentado a óleo vegetal de cozinha reciclado.
Podia-se mesmo colocar um pedagógico e aberto ao publico pequeno posto de recolha+reciclagem+abastecimento desse biodiesel algures no percurso do comboio ?
Um projecto que poderia ter a colaboração da Universidade Nova.
____________________________________________________
ULTIMA HORA
Relatório Agência Portuguesa do Ambiente, Portugal continua a não cumprir 73% dos parâmetros europeus tidos como metas ambientais.
_____________________________________________________
ULTIMA HORA 2
As questões aqui postas aos vereadores do PS na Câmara do Seixal sobre a proposta do Parque Temático para o Seixal e a votação sobre a Piscicultura de Corroios encontram-se respondidas no blogue RUMO A BOMBORDO
7 comentários:
Ó Ponto, sou feliz e continuo feliz apesar do seu sarcasmo porque escolhi para viver o melhor concelho de Portugal onde todos os anos se faz a melhor festa de Portugal, o concelho do Seixal . Os flamingos não deixam discussão . Só não vê quem não quer ou quem como você é pago pelos capitalistas só para dizer mal, você é mesmo reaccionário e fascista.Passe bem e não se preocupe porque sou feliz, voçê que deve ter um tacho de boy na ASAE e quer punir quem é feliz.
A universidade nova nao sei se será o melhor já que foi a mesma que deu o parecer positivo ao sapal de corroios.
Proposta Ponto Verde, Comboio de Praia movido a ólio de fritar batatas, ò meu andas-te mesmo a passar , mesmo se não fosse uma ideia idiota, os teus amigos da ASAE não iam permitir.
Buracos e mais Buracos: Seixal começa a ser o concelho dos Buracos.
Vejam tudo em:
www.juventudeseixal.blogspot.com
www.jsdseixal.com/blog
Ahahahaha boa, tá boa..
A JSD continua a fazer papel de fantasma, continua a contaminar blogs com as sua mensagens ocas como o lider desse partido do dinheiro com tantas ideias de como foder o pais tal como a porcaria que actualmente nos governa.
As laranjinhas apodreceram como as rosas há para ai mais de 30 anos que murcharam..
Para o analfabeto que assina por J.A. aqui vai um artigo sobre o biodiesel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel
Comece a escutar mais e a falar menos que pode ser que aprenda alguma coisa!
Enviar um comentário