sexta-feira, janeiro 25, 2008

CEM DIAS DE BICICLETA EM LISBOA



Um jovem engenheiro civíl está a desenvolver em Lisboa um trabalho de campo sob o título esclarecedor "Cem dias de bicicleta em Lisboa" , esse trabalho implica utilizar somente a bicicleta durante cem dias nas suas deslocações em Lisboa.


O projecto iniciou-se dia 1 de Janeiro tendo sido acompanhado pela SIC , o autor pretende com este trabalho desenvolver uma tese de mestrado na área dos transportes fazendo um amplo levantamento da situação na cidade de Lisboa e ao mesmo tempo contribuír para a divulgação da bicicleta como meio alternativo moderno de mobilidade dentro das nossas cidades e nomeadamente na capital.

Serão três meses in loco a avaliar a cidade que pode acompanhar passo a passo, ou melhor, pedalada a pedalada no blogue criado para o efeito 100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com onde estão todos os pormenores do projecto que pretende também ser um meio de divulgação da bicicleta como meio de transporte com informação de suporte e ajuda para quem se pretende iniciar ou optar por este meio de transporte.
_____________________________________________________
HOJE É DIA DE BICICLETADA - MASSA CRÍTICA


Aparece e traz amigas/os

* Aveiro - Início de encontro na Praça Melo Freitas (perto do Rossio) a partir das 18h, saída às 18h30.
* Coimbra - Concentração no Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades.
* Lisboa - Concentração na Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.
* Portimão - Concentração no Tribunal às 18:30.
* Porto - Concentração na Praça dos Leões.

Nesta Bicicletada / MC de Inverno, poderá estar frio, chuva e escuro,
aconselha-se que levem as bicicletas equipadas com luzes e reflectores.
Levem também casacos quentinhos e impermeáveis, gorro, luvas, etc... mais informação: http://massacriticapt.net



_____________________________________________
ULTIMA HORA 1











Responsáveis autárquicos perante as denúncias aqui feitas ontem
.

_________________________________________________

ULTIMA HORA 2





Não compreendia o desconforto aqui sentido desde ontem e a agressividade de alguns comentários , até que consegui saber que o texto sobre o abandono de património municipal pela autarquia do Seixal, foi lido na Antena 1 no Programa de Pedro Rolo Duarte pelo próprio, e cujo texto encontra aqui .

Para além de agradecer a Pedro Rolo Duarte , recomendo a outros, talvez um Kompensan para quem anda por aí a libertar tanta bílis.

7 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente revelas algumas das tuas fotografias...já não era sem tempo.

ps.brilhantes as tuas poses.

Anónimo disse...

Todos ao Marquês de Pombal hoje 18 horas, leva a bike, patins, skate...

Filipe de Arede Nunes disse...

A questão aqui ontem colocada é de enorme interesse e merece profunda atenção e reflexão.
O processo de descredito a que se quer levar este autor e o blog é, infelizmente, normal, numa sociedade que vive ainda hoje na sombra de caudilhos à moda portuguesa, e onde existe muito pouco cultura civica.
Compreendo a posição delicada em que estou, ao ser militante de um partido político e ao ter sido autarca neste concelho e ao mesmo tempo continuar a dar o nome e cara e a assinar artigos de opinião num outro blog. Compreendo que facilmente se façam julgamentos públicos, independentemente de quem está, ou até possa não estar no banco dos réus, compreendo até o odio visceral que milhões de portugueses têm aos políticos e à aparência destes.
Quero deixar bem claro, embora ainda não saiba se alguém quer de facto saber disso, que estou frontalmente de acordo com a post's que têm visto a luz do dia, por força do teclado de um cidadão preocupado com o seu concelho, que deveria ser julgado - se fosse possivel - apenas e só pelas ideias a que dá luz.
Como já escrevi noutro lado, o fenómeno dos blogs, permitiu e tem permitido o nascimento de uma nova frente contra o poder instalado, quase que totalitáriamente. O que se deve dizer, é que aqui se critica, muito mas não só, o PCP devido às suas responsabilidades acrescidas, mas em muitos outros lugares criticar-se-à certamente outros partidos e outras posições. Crítica merecia também, e muitas vezez, a população que se demite de fiscalizar aqueles que a representam.
Que muitos a-sul populem por esse país fora, e se possível, que o exercicio da cidadania se faça de facto.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Ponto Verde disse...

Agradeço as palavras de Filipe Aredes Nunes, faz uma reflexão correcta dos objectivos e interesses de quem mais não se preocupa que do bem comum e não tem nem telhados para apedrejar nem propriedades ou interesses imobiliários ou outros a defender para além do ambiente que a todos diz respeito e a todos beneficia, sobretudo à extenção desse direito às futuras gerações.

Neste caso vai ao cerne da questão , o que me sensibiliza, quando tudo entra na base ou da vitímização ou da descredibilização.

Cordialmente.

Paulo Edson Cunha disse...

Entrarei nesta discussão no a-sul, quebrando uma regra que tenho imposto a mim mesmo que é não discutir os assuntos aqui, enqunto não os discutir nos lugares próprios, incluindo com a minha Comissão política.
Do A-Sul (principalmente), assim como de todos os blogues locais, tenho tentado retirar o máximo aproveitamento político, levando muitas questões aqui abordadas à Assembleia Municipal ou a tomar posições oficiais do PSD/Seixal, mas tenho tentado não cair na tentação de me pronunciar pelo obvio, pelo caminho mais fácil do políticamente correcto, mas às vezes imprudente.
Neste caso, como em muitos outros, garanto que o PSD tomará a devida nota da denúncia e actuará em conformidade.
Penso que todos nós devemos reflectir relativamente ao aparecimento destes novos meios de comunicação, possibilitada por esta extraordinária autoestrada da informação que é a internet, mas não podemos cair no excesso (pelo menos os responsáveis) de tomar as posições públicas sem antes ouvir as partes, inquirir, denunciar nos locais próprios e, depois sim, denunciar aqui, solidariezarmo-nos com estas causas (sempre que forem justas) e aproveitarmos, porque não dizê-lo, o excelente trabalho de um blogue como este.
Agindo em conformidade pelo supra descrito, convido-vos a ler o meu último post, na revolta das Laranjas, em http://pauloedsonc.blogspot.com/
Cumprimentos,

Ponto Verde disse...

Penso que dou o meu ponto de vista no post de amanhã. Obrigado ao Dr.Paulo Cunha pela participação

Anónimo disse...

O recurso às novas tecnologias permite publicitar opiniões diversas em tempo útil, retirando-se muitas vezes importantes contributos. Elogio particularmente todo o exposto pelo Dr. Paulo Edson Cunha.