segunda-feira, janeiro 14, 2008

O COMBOIO DA CAPARICA



O Presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica garantíu que o comboio da Transpraia vai funcionar na próxima época balnear, apesar das obras em curso do programa POLIS.

António Neves reconhece é que o percurso vai ser encurtado .
Este meio de transporte é único, ele próprio atrai visitantes ás praias, não sendo um transporte não poluente, pois trata-se de uma pequena locomotiva a disel, é um transporte publico de pouco impacto para o ambiente e que permite um percurso único por entre as dunas e junto á linha de Costa. No Programa Polis, a rubrica dedicada ao comboio encontra-se assim definida: "

COMBOIO DE PRAIA

O comboio de praia é fundamental para os utentes que se deslocam em transportes colectivos ou mesmo para os que possuem transporte próprio possibilitando-lhes a escolha da praia após o estacionamento do veículo.

A localização do percurso do comboio de praia será mantida prevendo-se, no entanto, dois ou três locais com via dupla a fim de se poder vir a ter este meio de transporte a funcionar em dois sentidos, facilitando a deslocação dos utentes e, assim, diminuindo a utilização dos automóveis privados para acesso a esta zona de praias.


As garantias agora dadas são de elogiar embora considere que o encurtamento do percurso reduz , quer a eficácia quer o acesso ao serviço, pois a localização histórica do terminal do Transpraia, no alinhamento da Rua dos Pescadores trazia para o Tradicional Centro da Vila no Verão, um movimento humano que se tem perdido e que tem levado à decadência da Costa de Caparica iniciada com Crimes urbanisticos como a demolição do histórico café Costa Nova para em seu lugar ser construído um monumental mamarracho e um decadente Shopping-Center.


Sugestões para a intervenção no Comboio de Praia, introduzindo modernidade sem tirar a tipicidade:

SUGESTÃO A-SUL:

Porque não reformular o bloco propulsor das locomotivas para uma solução híbrida não poluente de :

- Motor eléctrico alimentado a energia solar fotovoltaica em painéis colocados sobre o tecto das carruagens (com acumuladores colocados sob o chão dessas carruagens), associado a um motor diesel alimentado a óleo vegetal de cozinha reciclado.

Podia-se mesmo colocar um pedagógico e aberto ao publico pequeno posto de recolha+reciclagem+abastecimento desse biodiesel algures no percurso do comboio ?


Um projecto que poderia ter a colaboração da Universidade Nova.
____________________________________________________
ULTIMA HORA

Relatório Agência Portuguesa do Ambiente, Portugal continua a não cumprir 73% dos parâmetros europeus tidos como metas ambientais.
_____________________________________________________

ULTIMA HORA 2

As questões aqui postas aos vereadores do PS na Câmara do Seixal sobre a proposta do Parque Temático para o Seixal e a votação sobre a Piscicultura de Corroios encontram-se respondidas no blogue RUMO A BOMBORDO

7 comentários:

Anónimo disse...

Ó Ponto, sou feliz e continuo feliz apesar do seu sarcasmo porque escolhi para viver o melhor concelho de Portugal onde todos os anos se faz a melhor festa de Portugal, o concelho do Seixal . Os flamingos não deixam discussão . Só não vê quem não quer ou quem como você é pago pelos capitalistas só para dizer mal, você é mesmo reaccionário e fascista.Passe bem e não se preocupe porque sou feliz, voçê que deve ter um tacho de boy na ASAE e quer punir quem é feliz.

Anónimo disse...

A universidade nova nao sei se será o melhor já que foi a mesma que deu o parecer positivo ao sapal de corroios.

Anónimo disse...

Proposta Ponto Verde, Comboio de Praia movido a ólio de fritar batatas, ò meu andas-te mesmo a passar , mesmo se não fosse uma ideia idiota, os teus amigos da ASAE não iam permitir.

Anónimo disse...

Buracos e mais Buracos: Seixal começa a ser o concelho dos Buracos.

Vejam tudo em:

www.juventudeseixal.blogspot.com

www.jsdseixal.com/blog

Anónimo disse...

Ahahahaha boa, tá boa..
A JSD continua a fazer papel de fantasma, continua a contaminar blogs com as sua mensagens ocas como o lider desse partido do dinheiro com tantas ideias de como foder o pais tal como a porcaria que actualmente nos governa.
As laranjinhas apodreceram como as rosas há para ai mais de 30 anos que murcharam..

Bluegrowth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bluegrowth disse...

Para o analfabeto que assina por J.A. aqui vai um artigo sobre o biodiesel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel

Comece a escutar mais e a falar menos que pode ser que aprenda alguma coisa!