quarta-feira, fevereiro 14, 2007

AS CEGONHAS DO SEIXAL























Parece não haver espaço para as cegonhas no Seixal.

A cegonha branca é uma ave protegida em todo o país, é além disso uma ave querida do nosso imaginário colectivo.

De há um par de anos para cá , um casal de cegonhas escolheu um poste junto à estação de serviço da Flor da Mata , da estrada 378 (Seixal- Sesimbra) para se estabelecer. Má escolha, aquele paraíso natural protegido no PDM , é ecossistema que aloja várias espécies protegidas, para além das cegonhas, mas querem os homens que assim o não seja.

Não sei se tem algo a ver com as pessões urbanizadoras para aquele espaço, para quem os defensores humanos , os animais e a floresta, são impeditivos dos seus intuitos, pelo que vai de desertificar ao máximo aquela zona, e tudo tem servido esses intuitos, os incêndios de Verão, os cortes selvagens de pinheiros no Inverno, os caçadores de camuflado que disparam a tudo o que mexe todo o ano! E a falta de civismo que despeja entulho em cada espaço livre e limpo.

Este casal de cegonhas tem sido no meio desta destruição, um simbolo de resistência, por isso as adoptámos no nosso logotipo.

Viram um ano o ninho destruído, mas voltaram, viram no ano seguinte alguém bem intencionado construir uma plataforma onde se estabeleceram de novo, no ano seguinte eis que desaparece a plataforma, comum no resto do país , mas ao que parece, não grata no Seixal e viram o seu espaço barrado ao seu desejo de se instalarem e reproduzirem (vá-se lá saber porquê) mas eis que elas aí estão, vi-as hoje de novo, procuram lugar para se instalarem , já que no "seu" poste, os homens o não permitem.

Mais que o Homem, reconhecem a riqueza natural daquele espaço que outra ave,de menos vistas largas, de menor respeito e fidelidade à natureza, o pato-bravo pretende destruír.

3 comentários:

Filipe disse...

Olá, obrigado pela visita.
Já conhcia o teu blog, via Dias com Árvores, fiquei agora a saber a razão do teu icon.
No meu lado pessimista, penso que vai ser preciso passar uma geração, para deixarmos de ver esse tipo de crimes, só espero é que não seja tarde. Um abraço

Anónimo disse...

Afinal, ainda há quem tente o turismo no Seixal! Mas a que custo...convenhamos que haveria lugares mais hospitaleiros.

Anónimo disse...

O SIM ao aborto levado ao extremo! Realmente há alguns anos, algumas mães de futuros autarcas deveriam ter abortado.